O valor de um sorriso!

Você já sorriu hoje?

Deus não faz as coisas para não serem usadas por nós. Se Ele nos deu a voz, as expressões, os gestos, foi porque Ele viu que era importante, ou seja, a gente iria precisar disso. Precisamos de nossa boca para comer, dos nossos olhos para ver e outras coisas mais. Também podemos dizer precisamos do sorriso para sobreviver. Deus nos deu o sorriso para usá-lo e usá-lo bem.

 

Hoje já existem teses da própria medicina a respeito do valor de um semblante alegre, ou “a alegria que cura”.Ou seja, sorrir faz bem para nós. Melhor ainda quando a gente sorri para os outros. Que remédio para alma.

 

Madre Tereza de Calcutá já dizia: “A Paz começa com um sorriso. Sorria pelo menos cinco vezes por dia para as pessoas a quem você normalmente não daria um sorriso. Faça isso pela paz. Irradiemos a paz de Deus e tornemo-nos o reflexo de Sua luz para extinguir no mundo e no coração dos homens toda espécie de ódio e o amor pelo poder. Sorria junto com os outros, embora isso nem sempre seja fácil”.

Quantas dificuldades, barreiras, verdadeiros abismos caem por terra com essa arma: o sorriso. Como também já escrevia São Francisco de Sales: “A alegria abre, e a tristeza fecha o coração”. Você já deve ter vivido experiências tais como: quando se entra em uma loja e alguém sorri para você a impressão já é outra, não é? O contrário também acontece. Eu mesmo posso testemunhar que já sai de muitas lojas porque o vendedor não abriu um sorriso de boas vindas. Enfim o valor do sorriso é imenso. Ele é capaz de mudar nosso dia inteiro só pelo fato: alguém amanheceu sorrindo para mim. O sorriso é capaz de nos impulsionar a fazer o bem para alguém que nunca vimos, só pelo sorriso sincero e natural de cada um.

 

 

O sorriso é uma arma, contra a depressão e o desânimo, o mau humor, o ódio, o ressentimento, o medo, a insegurança, etc. Como fala em Provérbios 17,22: “Ânimo alegre faz florescer a saúde; espírito abatido seca os ossos” . Acho que Jesus devia sorrir muito para as pessoas, talvez só pelo seu sorriso Ele já as curava com toda certeza.

Estou meditando seriamente sobre isso, porque preciso aprender a sorrir mais. E, Deus me deu um instrumento muito grande para me ensinar isso. Minha filha Chiara quando tinha nove meses foi esse instrumento. Nunca vi uma criança que gostasse de sorrir tanto. Acordava já sorrindo para gente. Distribuia sorrisos durante todo o dia para quem quer que seja, sem fazer distinção alguma de pessoa, lugar, ou situação. Vi através dela as pessoas mudarem de fisionomia, postura e até estado de espírito por causa desse sorriso. Isso não são apenas palavras de uma mãe coruja, são fatos, é real.

 

Fico impressionada ao observar o que acontece com uma pessoa depois de um sorriso. Ela muda completamente. Seu semblante se transforma, parece que a pessoa ganha o dia com aquele sorriso. O sorriso é uma verdadeira fonte de cura para os outros. Seu sorriso é também uma verdadeira fonte de cura para os outros. Com isso tenho aprendido a sorrir mais e a tocar neste milagre no meu dia a dia. Se Deus nos deu o sorriso foi porque Ele sabia da poderosa arma que estava nos dando. Já dizia também Papa João XXIII: “o homem tem a idade do seu sorriso”.

 

Sorria mais, use mais dessa arma de Deus. Você vai mudar o lugar ao seu redor, as pessoas e até situações, vai quebrar barreiras, vai unir abismos, vai proporcionar cura para as pessoas.

Que tal: por hoje eu vou sorrir mais.

Experimente!

 

 

Rogerinha

MIissionária da Comunidade Canção Nova na missão de Curitiba- Pr. Casada com o Wellington(responsável da missão), mãe da Chiara e do Michael. Apresentadora do programa Clube do Ouvinte pela Rádio AM1370, formadora e responsável pela Equipe Vocacional.