Pela fé eu creio no impossível - Vigília do Cerco de Jericó

Pela fé eu creio no impossível 

Com o tema do Cerco de Jericó “Porque a Deus Nenhuma Coisa é Impossível”  na madrugada de vigília o missionário Alexandre Oliveira nos traz a reflexão de pontos importante que precisamos saber sobre a fé:

O primeiro ponto é que a fé é uma certeza, uma consistência, certeza daquilo que ainda se espera. Os frutos do Espirito Santo são perfeições. O apóstolo vai dizer que nós trazemos tesouros em vasos de barro, mesmo com nossa fraqueza e miséria humana, nos traz perfeições, que não vem de nós, mas de Deus. Essas perfeições tem nome de frutos do Espírito Santo, os doze frutos do Espírito e um dos frutos é chamado de longanimidade,  saber esperar não é ser paciente, ser paciente é saber lidar com o sofrimento, quem espera é longânime é saber esperar o cumprimento da promessa de Deus.

A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, diante essa verdade como você está esperando? Está acomodado com a situação, reclamando da vida? Como você tem esperado o impossível na sua vida? Precisamos esperar firmes no Senhor, esperando, esperei no Senhor, eu sei que o Senhor vai fazer, só não sei quando, mas é a fé que nos dá essa certeza que o milagre vai acontecer. Deus é capaz de transformar a minha vida, a minha história aquilo que Ele me prometeu. Irá ter momentos em que vão colocar muitas dúvidas na sua cabeça, e até pessoas que ao invés de te colocar para cima, podem te abalar, mas se a sua fé for certeza, não irá se abalar, porque você terá certeza nas promessas de Deus. 

Uma lição importante que o Catecismo da igreja católica vem nos ensinar, vai falar da fé: “Pela fé o homem submete sua inteligência e todo seu ser a Deus, a fé é a obediência. ” Pela fé eu dou resposta ao convite que Deus me faz, Obedecer segundo o catecismo significa se submeter. A Virgem Maria realiza plenamente a mais pura fé, pois confiou no que o Senhor podia fazer, porque para Deus nada é impossível.

Existem três “fiat“, o faça-se na sagrada escritura: o primeiro em Gênesis, Deus vai falando e o que ele diz acontece durante a criação do mundo, é um fiat que é totalmente divino.  O segundo fiat é do Getsemani, “faça-se em mim conforme a tua palavra”, é divino porque é o próprio Jesus quem fala. O único fiat humano é o de Maria, que diz “Faça em mim a tua vontade”. Esse é o modelo que temos que ter como o “faça-se” humano, quando o Anjo Gabriel diz para Maria e ela dá sua resposta, muitas vezes pensa-se que foi uma resposta conformada, mas o sim de Maria não foi assim, foi vontade dela, que a vontade de Deus aconteça em mim, ela desejou assim como o Senhor desejou. É um sim livre, um sim obediente. O sim de Maria significa “amém”, assim é, assim seja. 

Santo Agostinho fala que o sim da Virgem Maria vai além do que nela realizou, mas que também seja proveitoso para nós, olhar o sim de Maria e diante disso olharmos para nós e nos questionar o nosso sim. Eu tenho dito meu sim , meu amém para Deus? Eu tenho vivido a obediência na fé? Onde que entra o meu amém? Eu estou dizendo o amém ao que o Senhor está pedindo para mim  hoje? Se Maria Santíssima acreditou, que possamos nós também acreditar, portanto o homem novo e a mulher nova, começa a se formar em Deus.

É preciso buscar os bens espirituais, quanto mais eu busco a Deus, ele torna-se sempre o centro da minha vida, quanto mais eu vou me aproximando de Deus, mas eu me afasto da vida velha, assim como o contrário também é verdade. O que nos ensina que a fé também é obediência, obedecendo Maria tornou-se causa de salvação para si e para todo o gênero humano. A morte veio por Eva, mas a vida veio por Maria, essa vida nova que veio por Maria partiu de sua obediência na fé, e gerou vida nela e vai gerar vida em nós. A fé levou Maria para a cruz, como diz no evangelho de João capítulo 20, versículo 25:  “Junto a cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena”. Maria se encontra aos pés da cruz de pé, porque ela estava de pé? Na bíblia estar de pé é uma condição diante da grande tribulação, é um treinamento de Deus. A própria palavra de Deus fala, quem está de pé cuidado para não cair, há coisas que pode nos abalar, mas a força de Deus é que nos mantém de pé, é Deus quem nos sustenta. Assim como Maria estava de pé, assim também o Senhor nos coloca de pé, Deus quer nos treinar para formar homens e mulheres para estarem de pé.

A obediência na fé que você vive hoje, é o seu amém que você dá agora para Deus, se você não treina o seu amém na frente do cordeiro, se você não treina o amém agora, como é que você vai viver o seu amém no céu, se aqui na terra você fica prostrado ? A nossa obediência é um treino que nós iremos viver na eternidade, porque Deus quer tudo para a nossa felicidade. O que Deus escolhe para nós é para a nossa felicidade, se Deus quer, eu também quero.

O terceiro ponto sobre a fé é que sem ela não é possível agradar a Deus. A sua fé é um presente para Deus, não é apenas algo que tem dentro de você para te aproximar de Deus, mas é um presente maravilhoso que você entrega para Deus. Com a fé você diz, eu creio que o milagre vai acontecer, e enquanto o milagre não acontece eu digo, eu creio em ti Senhor. É como Jó, que deu aquele testemunho de fé: o que Deus me deu, Deus tirou. É por isso que o diabo faz de tudo para minar a sua fé, é o que ele quer, fazer tua fé uma fé tíbia, uma fé minada. 

A virgem Maria viveu a fé, não uma fé interesseira, mas uma fé integral confiando no Senhor. Entrega ao Senhor a sua fé, pois Deus quer homens e mulheres que entregam sua fé como presente para ele. Você vai dizer, Senhor eu te entrego a minha fé, como presente para ti. Você será caluniado, será incompreendido pela fé, mas segundo o catecismo ensina a fé não é isolada, mas cada um carrega a fé uns dos outros. Vamos nos carregar na fé, esse presente que se chama fé e agrada o coração de Deus. Não entregue para os homens aquilo que você precisa entregar somente para Deus. Entregamos as coisas nas mãos dos homens, como diz na sagrada escritura,  maldito o homem que confia no homem. A nossa confiança precisa estar em Deus. 

Entregue esse presente a Deus hoje, a sua fé, e lembre-se que ela não é isolada e sem ela não agradamos a Deus. 

Acompanhe a pregação na íntegra: https://www.facebook.com/cancaonovacuritiba/videos/328497191135096/