Por que sofremos?

Por que existe o sofrimento? Por que eu sofro?

O sofrimento pode nos conduzir a um bem ou a um mal, porém esse não é o sentido do sofrer. O sofrimento não tem sentido, mas ao que ele pode me levar, sim. Tudo depende da maneira com que sofremos.

São Basílio Magno escreveu 7 razões sobre o mistério da dor e do sofrimento. São razões que justificam o porque Deus permite o sofrimento. O sofrimento não foi criado por Deus. Deus criou somente coisas boas.

1) Para nossa correção e disciplina.
Antes de ser afligido pela correção, errei, mas agora guardo seu mandamento.(118, 67)
A partir da provação, reconhecemos os erros que nos levaram até lá, e somos, pela reflexão à luz do Espírito Santo, guiados à mudança das atitudes. Sofrer não é bom mas pode me fazer bem. Quando nos deixamos educar pelo sofrimento, colhemos os maravilhosos frutos.

2) O sofrimento como sendo uma punição trazida pelo pecado:
O pecado é um veneno. Quem bebe o veneno, já fica castigada por ele. Deus não precisa nos castigar. Quem ofende a Deus, castiga-se pelo próprio pecado, pois o salário do pecado é a morte. Quem trabalha na indústria do pecado, recebe como pagamento a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Deus, nosso Senhor. “Quanto a mim eu vos digo, Senhor. Piedade. Sarai-me, porque pequei contra vós”(Salmo 40,5). Nós ficamos doentes quando pecados. Os estragos na família, a tristeza, o vazio são o salário do pecado. Quantos hoje tem câncer por causa do cigarro? Todos os anos 5 milhões de pessoas morrem no mundo, por causa do cigarro.
A maioria das nossas doenças poderiam ser evitadas se fizéssemos as coisas certas.

Isaias 33, 24: Ninguém mais em Jerusalém será chamado de doente, porque o povo dessa cidade será perdoado dos pecados.

3) O sofrimento pode ter como origem um fenômeno natural.
Os fenômenos naturais, terremotos, chuvas, e excesso de calor podem nos atingir e deixar doentes. Os fenômenos naturais, porém, são ajudados pela negligência do homem. Cidades inteiras podem ser alagados porque bueiros estão entupidos, porque a sociedade não cuida da coleta do lixo, por exemplo. Muitas tragédias poderiam ser evitadas, se nós fizéssemos as coisas corretamente. Quantas doenças, por exemplo seriam evitadas se tivéssemos tratamento de esgoto. Foi necessária uma epidemia de gripe para que muitos aprendessem a ter higiene correta. Que o Senhor nos ensine com carinho a viver corretamente Sua natureza, e todos nós colheremos bênçãos disso.
4) Por Satanás:
Todos somos livres dos ataques do maligno quando estamos unidos a Jesus. O demônio é como um cão furioso, mas amarrado. Amarrado pela morte e ressurreição de Jesus. Um cão amarrado morde somente quando chego perto dele. Assim é o inimigo de Deus. Somente nos toca quando avançamos ao seu encontro pelo pecado.
Quando vão ao encontro do pecado em uma vida desregrada, em falsas religiões, em seitas anti-cristãs.

5) Para servir de exemplo para um fraco na fé

Normalmente as pessoas dizem “Fulano é tão bom, reza tanto, freqüenta a Igreja e apesar disso, sofre tanto. Que Deus é esse?” É um Deus tão bom que usa uma pessoa tão boa para ajudar alguém que é tão fraco.

6) Como forma de prevenção contra o orgulho.
Existem sofrimento que só são curados com outros sofrimentos. Deus permite um sofrimento para nos livrar de sofrimentos maiores. Como nos diz Paulo, é na fraqueza que somos fortes. Quando temos a tentação da vaidade e do orgulho, Deus nos permite o sofrimento para que sejamos dependentes de Deus e não deixemos a raiz de orgulho dentro de nós. O sofrimento que trago me santifica e me livra de maiores sofrimentos futuros.
7) Para que descubramos os recursos maravilhosos que Ele nos deixou.
Quantos recursos Deus nos deu e que descobrimos somente na dor.A medicina, os avanços com tratamentos e cirurgias que nos conduzem às curas. Quantas vezes Deus nos cura através da medicina?
Os maiores amigos, as maiores amizades surgiram na Lágrimas. Eclesiástico nos ensina que o verdadeiro amigo se conhece na dor. Amigo fiel é um tesouro que prata e ouro não podem comprar (Ecl, 6) Portanto, um amigo fiel traz cura.
Quantos, por exemplo, só conhecem a Canção Nova porque um momento de dor se aproximou? Os carismas e as manifestações do Espírito Santo vem em auxílio às nossas fraquezas.

Que nós tenhamos a consciência de que o olhar de Deus está sobre nós e a cada momento de dor, temos sua presença constante e fiel. O sofrimento não tem um sentido concreto, mas se sei sabemos receber o sofrimento como pedagogia divina de cura, colhemos maravilhosamente os frutos.

Padre Jorge Tadeu Hermes – Diocese de Blumenau

2ª Palestra Sábado 06/02/2010 Canção Nova Curitiba