Quando a mentira e o engano entraram em minha vida.

Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis minha verdade e a verdade vos libertará (Jo 8,31)

Deus quer nos libertar da mentira. Deus quer libertar nossos pensamentos.
Nós muitas vezes alimentamos nossos pensamentos com aquilo que os outros nos falam. Nos lugares em que passamos, somos tomados por várias coisas que poluem nossos pensamentos.
Quantas vezes até mesmo os elogios são por nós questionados. A desconfiança invade nosso coração e vivemos uma vida de mentira e enganos. Como conseqüência, a superficialidade nos atinge e passamos a desacreditar que existem pessoas boas, honestas, que vivem aquilo que falam.

Jesus começou a ensinar os discípulos que, muitas vezes viviam na mentira.

Aquele que quer viver plenamente o Evangelho deve aprender a viver a verdade. A verdade liberta de todo medo, mentira e insegurança. Quando aprendemos a viver a verdade, passamos a acreditar em nós mesmos.

Não importa que as pessoas mintam. Importa que eu não minta, porque Deus quer trabalhar em meu coração.

(O demônio) é mentiroso e pai da mentira. (Jo 8,44)

Quando a mentira invade os relacionamentos, o carinho esfria, o amor esfria. O demônio, o pai da mentira entra nas casas e nos relacionamentos a partir da mentira. Não é possível alcançar a benção de Deus se eu abro as portas para a mentira. Acabamos por esconder nossas mentiras porque a verdade não pode chegar àquele lugar. Aí, o amor não entra. No amor não existe mentira.

1Cor,13
(O amor) desculpa tudo, crê tudo,espera tudo, suporta tudo.

Para enganar nossos sentimentos, muitas vezes queremos viver de enganos. Se quero ser feliz, se quero que minha casa seja abençoada, se quero que as pessoas me respeitem, tenho que colocar a verdade em prática.

Precisais deixar a vossa antiga maneira de viver e despojar-vos do homem velho, que vai se corrompendo ao sabor das paixões enganadoras. (Ef 4,22)

A mentira e o engano geram uma desconfiança generalizada em nosso interior e a superficialidade invade nossos relacionamentos. Quanto mais vou demonstrando as minhas fraquezas, nascem mais oportunidades de os outros me ajudarem a viver a verdade. Quantas vezes achamos que somos muito importantes e não temos idéia de quanto precisamos do outro e de quanto a verdade precisar estar viva.

Quando queremos experimentar viver a verdade, devemos assumi-la. Como é duro escutar nossa verdade, a verdade dos nossos queridos. Porém, para ser feliz é necessário fazer a experiência da libertação pela verdade. Quando vivo na mentira, sofro em mim mesmo.

Conhecereis minha verdade e a verdade vos libertará (Jo 8,31)

A verdade não é uma vontade somente de Deus, mas daquele que deseja ser feliz.

Que, conscientes do mal que a mentira nos traz, saibamos renunciá-la e, cheios da graça do Espírito Santo, vivamos a verdade que liberta.

Para adquirir esta pregação em CD ou DVD, faça sua encomenda na Casa de Evangelização.

(Seg-Sex 9h-18:50h / Sab 9h-13h)

Padre Vagner Baia

1º Palestra Sábado Canção Nova Curitiba

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.