Repensando minhas emoções e meus relacionamentos - Retiro Repensando a Vida

Repensando minhas emoções e meus relacionamentos

Como última colocação do Retiro Repensando a Vida, Padre Roger Araújo trouxe uma proposta de autocontrole dos nossos pensamentos e também dos nossos sentimentos, pois, de acordo com ele, a maioria das nossas enfermidades vem das nossas emoções.

A saúde física poderá ser cuidada quando eu cuido da minha saúde emocional

“As minhas emoções me movem para frente e para trás”. É necessário o controle das emoções, todos nós temos os mesmos sentimentos, o que difere é a forma como cada pessoa em seu temperamento vai lidar com cada um deles. A partir disso, conhecer o seu temperamento torna-se essencial, quem é introvertido não tente ser extrovertido e vice-versa, “o que é importante, não é característica do temperamento, mas o equilíbrio de vivenciar todas as emoções”.

Todos sentem medo, mas para uma pessoa introvertida ele vem com mais força, assim como a raiva em quem é mais extrovertido vem com mais força e são estes dois sentimentos em que deve ser trabalhado o equilíbrio. “Não pense que a raiva é do inimigo, a raiva é sentimento de pessoa humana.”

Pensando no desenvolvimento humano e emocional, durante a gravidez, as emoções da mãe passam para o bebê, pois não existe nada mais sensível que uma criança. A medida que as crianças crescem, os pais tem que trabalhar com elas esses dois sentimentos (medo e raiva), retirando elementos fantasiosos de medos (saci-pererê, bicho papão, cinto do pai, chinelo), pois eles influenciam na vida adulta. Se a figura masculina para uma menina se mostra opressora, a tendência da alma é ter medo da figura do homem. Os medos devem ser trabalhados, não culpando os nossos pais, pois eles trabalharam com aquilo que receberam na sua infância, mas sim reconhecê-los e permitir que Deus os cure.

Observe, quais são os elementos de medo que existem dentro de você? Quais elementos entraram na sua infância e durante toda a sua vida vem te afligindo?

 O meu medo é que todos os meus medos se realizem

Numa interpretação da passagem de Jó 3, 25, Padre Roger afirma que: se você alimenta os seus medos, está fazendo com que eles se realizem.

O desequilíbrio emocional do medo torna-se ainda mais preocupante quando este se soma ao desespero, que, nas tribulações da vida, apressa a morte e atrapalha qualquer tipo de socorro, porque são dois bloqueios que nos afastam de Deus. O socorro virá a partir da nossa sobriedade. Temos que ter serenidade de espirito durante as situações da vida que nos amedrontam, pedindo a Deus que nos dê esta serenidade e agradecer quando Ele nos der.

O inimigo da nossa alma quer nos destruir, nos roubar, e nos matar. Nós estamos sendo destruídos, roubados e mortos através dos nossos sentimentos.

É preciso passar por uma higiene dos nossos afetos, começando pelos nossos ouvidos, pois as nossas relações começam por aquilo que escutamos. 

Aquilo que se ouve, vai para a cabeça e então para o coração. O coração guarda aquilo que nós ouvimos, nos tornamos pessoas desagradáveis porque escutamos coisas desagradáveis.

Quer mudar? Saia de ambientes de fofoca, a fofoca sempre é maléfica.

O nosso senso moral infelizmente caiu muito e é isso que faz com que as pessoas tenham cada vez menos discernimento daquilo que dizem. O que dizem dos outros a nós, não devem ser levadas à cabeça e muito menos ao coração, pois toda pessoa ao dizer uma coisa, partirá do ponto de vista dela, inserindo elementos que “enfeitem” a história, aumentando e ridicularizando os fatos.

Seja uma pessoa inteligente, amadureça, saia do disse e não me disse. Se você quer ser uma pessoa com equilíbrio emocional, tenha muito discernimento daquilo que você ouve e daquilo que você fala.

A boca fala do que o coração está cheio. Se o coração está cheio de Deus, fale de Deus!

O próximo passo é a higiene daquilo que vemos, uma pessoa negativa só vê as coisas nebulosas. Fatos ruins ocorrem na vida de todos, mas não devemos focar nelas e sim nas oportunidades que Deus nos dá de superá-las.

Não se deixe envolver por aquilo que sentimentos negativos te fizeram ver, a superação tem que acontecer no âmbito e no campo dos nossos sentimentos.

A pessoa te fez mal? Transponha o mal que ela te fez. Ofereça o amor caridade, este amor que devemos dar a todos, pois ele cura e liberta. Para que a pessoa que te feriu não vire um fantasma na sua vida, trabalhe esse sentimento de caridade (amor), evitando que ele se torne ódio. O sentimento que oferecemos ao outro deve vir do coração de Deus, pois o nosso coração não é capaz sozinho de oferecer sentimentos bons.

Não deixe as fantasias dirigirem seus sentimentos, criando fantasmas na sua mente. Não devemos responder na hora a pessoa que nos feriu, devemos primeiro ser curados, pedir a Deus que purifique os nossos sentidos, para que então as situações possam ser resolvidas.

Não entregue o comando dos seus sentimentos para ninguém, peça ajuda, conselhos, oração, mas quem tem que comandar os seus sentimentos é você, o único a quem você pode entregar o controle da sua vida é Jesus!