São Pedro e São Paulo

Dia 29 de junho, domingo,celebramos a solenidade de São Pedro e São Paulo. Esta visa fazer memória do martírio destes dois grandes homens do início do cristianismo. Mesmo tendo seus ministérios iniciados de maneira tão diferente uma da outra, tem o seu final de igual modo: martirizados; um pela cruz e o outro pela espada. São de suma importância na história da Igreja, pois é através destes homens que o Evangelho é difundido. Pedro do mundo judeu e Paulo no mundo “pagão”. Podemos ver isto no livro dos Atos dos Apóstolos. São Pedro após o Pentecostes converte uma imensa multidão (At 2,14), São Paulo ao longo de sua vida leva o Evangelho ao mundo grego e romano (At 9, 15)

Estes dois apóstolos são considerados as colunas da Igreja e isto fica claro até mesmo pelas duas colunas que existe em Roma (Trajano e Antonina) com a imagem dos apóstolos São Pedro e São Paulo, respectivamente, em cima de cada uma. Mas o que podemos aprender com estes dois grandes homens da Igreja Primitiva?

Antes de qualquer coisa a apostolicidade. Pedro recebeu do próprio Cristo a primazia de estar à frente do rebanho de Cristo. Paulo foi escolhido pelo Senhor para ser um instrumento de Deus para levar seu Evangelho as nações (At 9,15). Dois homens chamados pelo próprio Cristo, Pedro recebe seu primado na frente dos outros discípulos na beira do mar da Galileia e Paulo através do discípulo Ananias.

Mas o que significa ser apóstolo? Mais do que denominar-se como tal, como acontece ainda hoje, significa sobretudo alguém escolhido pelo Senhor para viver como Ele viveu e dar a vida por Ele através do anúncio do Evangelho. Pois, o sangue destes mártires foram semente para muitos cristãos. Apóstolos estes que foram sendo sucedidos por outros até nossos bispos atuais.

Aprendemos com estas duas colunas da Igreja a ser Igreja, a amar a Igreja e a dar a vida por ela. Independente das nossas limitações façamos como estes homens que mesmo sendo fracos e limitados deixaram-se ser utilizados por Deus e por sua graça na fidelidade ao ministério recebido cumprindo assim a vontade de Deus.

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

Pe Eder Pires
Comunidade Canção Nova