Solidão

1. é o estado de quem se encontra ou se sente desacompanhado ou só.

2. é também um sentimento humano complexo e psicológico.

Em muitos momentos da vida somos chamados a enfrentar períodos longos ou curtos de solidão. Em muitos desses momentos, estamos cercados de amigos, familiares e pessoas queridas a nós, mas mesmo assim dentro do coração existe um enorme vazio interior. Nesses dias ou nesses momentos em que somos tomados por todos os tipos de tentação, a luz no fim do túnel quase sempre nos aparece em forma de pecado, ou seja, o pecado nos vem como um “doce alívio” para a dor da solidão. O pecado de desistir de uma caminhada com Deus alegando que toda a culpa do sofrimento é estar ao lado de um rei cuja coroa é uma coroa de espinhos, o pecado de viver prazeres carnais que aparentemente vem para aliviar o vazio ou a tristeza da solidão, entre muitos outros pecados.

Quando penso em todos os tipos de sofrimento que o ser humano é convidado a sofrer nessa vida que não é feita para a felicidade plena, mas em preparação para ela, busco ver a humanidade de Jesus lidando com todos os problemas. Quando, ao saber que se aproximava a hora em que o filho de Deus seria entregue a todos os tipos de tormenta até ser pregado em uma cruz, Jesus entrou em profunda agonia: “Então, afastou-se dali, à distância de um arremesso de pedra e, de joelhos, começou a orar. – “Pai, se quiseres, afasta de mim esse cálice, contudo, não seja feita a minha vontade, mas a Tua”. Apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. Entrando em agonia, Jesus orava com mais insistência. Seu suor tornou-se como gotas de sangue que caíam no chão”. Talvez o maior exemplo de solidão que já foi narrado foi quando o próprio filho de Deus, assim sendo Deus, se viu em solidão. Naquele momento não havia nenhum homem que pudesse curar sua tristeza, pois Jesus era convidado a sofrer aquela agonia que era tanta que traduziu-se no derramamento de suor como gotas de sangue. Talvez hoje você seja convidado a sofrer as demoras de Deus, a viver momentos curtos ou longos de solidão, mas a exemplo de Jesus, somos também chamados a viver esses momentos na fidelidade, na oração, buscando somente em Deus o conforto do nosso coração, sem desviar nosso olhar nem pra direita nem pra esquerda, para que no devido momento sejamos aliviados.

A palavra de Deus é a luz verdadeira que nos conforta e direciona para a libertação das angústias. Na primeira carta de Pedro, o apóstolo nos fala sobre a obediência dos servos a exemplo da obediência de Jesus Cristo para com o Pai. “Se fazeis o bem e suportais o sofrimento, isto vos torna agradáveis junto a Deus. De fato, para isto fostes chamados. Pois também Cristo sofreu por vós, deixando-vos um exemplo, para que sigais seus passos”.

Que hoje nossa meta seja canalizar todos os nossos sentimentos e sofrimentos, especialmente o da solidão em Deus, e como Jesus orar desta forma: Pai, se for possível afasta de mim esse cálice, esse sofrimento, mas que seja feita a SUA vontade e não a minha. Nisso, somos agradáveis a Deus e tomamos posse da palavra “sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça”.

Gabriel Sestrem – Vocacionado Comunidade Canção Nova Curitiba/Pr