A pobreza do consagrado…

A pobreza do consagrado não se dá simplesmente no exterior, mas sim no interior. Certa vez, conversando com um irmão de comunidade que foi da Toca de Assis, ele me dizia que existem muitos mendigos que tem um coração de rico, são orgulhosos, prepotentes, auto suficientes e apegados as coisas deste mundo; mas também fez experiência com ricos com o coração pobre, desapegados, simples e humildes.

Na nossa pobreza experimento estas situações, porque graças a Deus na Canção Nova posso viver a pobreza na sua essência. Não tenho um centavo na carteira, toda a roupa que estou no corpo neste instante é dada por Deus, fruto da Divina Providência. É verdade, estou vestido com o fruto da Providência, não tenho nada em mim que não foi dado por Deus. Assim é nossa pobreza, não tenho nada, porém nada me falta.

Deus me trata como filho e me dá sempre o melhor, como já disse nunca me falta nada, nunca passei fome, sede ou frio… mas se um dia precisar passar por isso, sei que já  tenho tudo. “A quem tem Deus nada falta só Deus basta”.

Por isso, peço a Deus que eu não seja um mendigo de coração rico, orgulhoso e apegado as coisas passageiras deste mundo. Mas tenha uma pobreza interior que muitas vezes os homens não enxergam, mas que Deus vê…E isto é o que importa.

Be Sociable, Share!