Ninguém é bom sozinho

O homem é um ser social, portanto criado por Deus para viver em sociedade, em comunidade. Na origem do ser humano habita esta necessidade de conviver que é essência da fraternidade. Podemos ver um exemplo disto no filme “Náufrago”: No qual um avião cai no mar próximo a uma ilha, o único sobrevivente, vive anos naquela ilha deserta. Para não sentir-se só, fez como “amigo” Wilson, uma bola de volei, que foi seu companheiro naquele longo tempo.

Podemos ver em toda a história humana que o homem nunca esteve sozinho. Observamos até mesmo a história de salvação de Israel. Todo o povo israelita sempre caminhando juntos, por mais que fossem cabeça dura, não se dispersavam. Assim, também no Novo Testamento, Jesus Cristo sempre caminhando junto com os discipulos. Como São Paulo que sempre teve companheiros em sua missão, a exemplo de Barnabé e Timotéo. Hoje, a Igreja sempre unida em comunhão com o povo de Deus.

Vivemos em comunidade, por mais que haja divisões, não podemos viver isolados, sempre faremos parte de algum grupo, seja qual for o movimento, pastoral, grupo, comunidade. Ou se não for na Igreja, pelo menos no seu serviço ou na família estará convivendo com alguém.

Claro que podemos e devemos nos retirar para estar a sós com o Senhor. É bom retirar-se e buscar um cantinho se ninguém para escutar a voz de Deus e fazer revisões em nossa vida.  O próprio Jesus fazia isto. Mas isto na verdade  não é estar sozinho, pois estamos com Deus.

Ninguém é bom sozinho, não podemos nos isolar do mundo, tentando criar um mundo a parte para nós. Existem alguns disturbios psicológicos como a esquizofrenia, que faz a pessoa viver fora da realidade, mas isto é um caso médico.

Nós devemos viver bem nosso ser social, fraterno, comunitário. Não podemos fugir daquilo que é nossa natureza humana.

Be Sociable, Share!