O que significa entrar na Quaresma?!?

Não serei eu que te responderá, mas o Papa Bento XVI, pega essa então.

“Na quarta-feira passada, com o jejum e com o rito das Cinzas, entramos na Quaresma. Mas o que significa “entrar na Quaresma”? Significa começar um tempo de compromisso particular no combate espiritual que nos opõe ao mal presente no mundo, em cada um de nós e à nossa volta. Significa enfrentar o mal e dispor-se a lutar contra os seus efeitos, sobretudo contra as suas causas, até à causa última, que é satanás.

Significa não descarregar o problema do mal sobre os outros, sobre a sociedade ou sobre Deus, mas reconhecer as próprias responsabilidades e ocupar-se delas conscientemente. A este propósito ressoa muito urgente, para nós cristãos, o convite de Jesus a assumir cada um a sua “cruz” e a segui-lo com humildade e confiança (cf. Mt 16, 24).

A “cruz”, por mais pesada que seja, não é sinónimo de infelicidade, de desgraça a ser evitada o mais possível, mas oportunidade para se pôr no seguimento de Jesus e assim adquirir força na luta contra o pecado e o mal. Portanto, entrar na Quaresma significa renovar a decisão pessoal e comunitária de enfrentar o mal junto com Cristo.

O caminho da Cruz é, de facto, o único que leva à vitória do amor sobre o ódio, da partilha sobre o egoísmo, da paz sobre a violência. Vista assim, a Quaresma é verdadeiramente uma ocasião de grande empenho ascético e espiritual fundado na graça de Cristo.” (Bento XVI, Angelus, 10/02/2008)

Obrigado Santo Padre, sua explicação me basta…

Caros amigos, faço a opção de fazer nesta quaresma um “silêncio digital”, “uma penitência tecnológica”. Sendo assim, voltamos a estar juntos neste blog na Páscoa (08/04). Até lá…

Forte abraço!

Ademir Costa


Be Sociable, Share!