Quaresma não é tempo de tristeza. É tempo de encontro com Deus!

17_fundador

A quaresma é um tempo oportuno para ter um profundo encontro com Deus. Por isso, o motivo de fazer silêncio e recolhimento interior.

O silenciar os barulhos exteriores ajuda-nos a ouvir o Senhor que habita em nossa alma. As penitências, Abstinências e jejuns nos ajudam a mergulham nesta dimensão espiritual da quaresma. Isto cria um ambiente propício para este encontro pessoal.

Neste tempo, eu procuro silenciar minha alma exteriormente e interiormente. Um exemplo é que procuro fazer uma “penitência digital”, limitando o uso das Redes Sociais. Faço como penitência, mas também como uma maneira de silenciar meu coração mediante algo que gosto muito, para assim dispor de mais tempo para estar com o Senhor.

Este encontro pessoal nos impulsiona a uma conversão interior que nos conduz a caridade. Uma quaresma bem vivida transforma-se me atos de misericórdia. Tira-nos do comodismo para ir ao encontro de Jesus Cristo que está nos mais necessitados.

Por fim, precisamos aprender que a esmola, o jejum e a oração não nos levam para tristeza, mas para alegria interior do encontro pessoal com Cristo. Por isso, não devemos viver a quaresma na tristeza, mas em um silêncio fecundo da alma que conduz a verdadeira alegria do encontro com Cristo nosso Senhor do qual temos o ápice na Semana Santa – Paixão, Morte e Ressurreição.

“Quaresma não é tempo de tristeza, mas é tempo de encontro com Deus!”

Um forte abraço a todos e uma Quaresma fecunda!

@ademircn

Seminarista da Comunidade Canção Nova

Be Sociable, Share!