O tempo está passando mais rápido?

Será que que o tempo está passando mais rápido? Alguns estudiosos dizem que o nosso dia equivale somente a 16 horas. Será que isto é verdade?

Eu, de maneira particular, não acredito nisso. Um tempo atrás, tive uma experiência interessante no qual reflete sobre esta questão do tempo. “Chegando em casa, por um problema no poste não tínhamos energia elétrica. Portanto, ficamos longas horas sem Tv, Internet, rádio…O que fizemos? Fomos para frente de casa, e ali ficamos um longo tempo, vendo o conserto da rede elétrica, e aproveitando para conviver, partilhar vida entre os irmãos.” Posso testemunhar que a noite foi mais longa que o normal, pois saímos do ritmo dos muitos serviços, das muitas informações da Internet e da TV, simplesmente gastamos o tempo com os irmãos.

Refletindo sobre este fato, penso que aquilo que faz aparentar que o tempo passe mais rápido são as muitas tarefas e coisas que fazemos no dia a dia. Claro, que isto faz parte da sociedade que vivemos. Mas é certo que as muitas coisas que fazemos acelera o tempo dentro de nós.

No passado, a sociedade era mais rural, não tinha a frenesia da sociedade urbana. Por isso, que na roça o tempo parecia demorar mais para passar, porque se fazia somente o necessário…Hoje fazemos mais que o necessário, sendo que o necessário já é muito, e ainda, queremos fazer tudo ao mesmo tempo.

Já que não podemos mudar a “frenesia do tempo” na sociedade. O negócio é saber organizar melhor todas as nossas tarefas, saber separar o que é essencial do supérfluo, ter horários organizados. Como também, sempre saber tirar um tempo para sair da loucura do cotidiano. Se você podê, vá para praia, para uma fazenda, vá para um parque, passe um dia em um mosteiro, vai pescar…Por fim, pegue pelo menos um dia por mês, saía de frente da TV ou do computador, tire o relógio, desligue o celular, e dê um descanso para si mesmo, fazendo o tempo passar mais devagar dentro de si.

Forte abraço,

Ademir Costa

Be Sociable, Share!