1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #720

Sabedoria humana ou poder de Deus?

Há lugares em que o Evangelho não chegará pela sabedoria humana, mas pelo poder de Deus. O evangelizador atento percebe o que Deus quer fazer.

#720Sabedoria humana ou poder de Deus

Creditos: by Getty Images / pcess609

“Também a minha palavra e a minha pregação não se baseavam na persuasão da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria humana.”

Paulo está recordando quando ele chegou a Corinto. Foi lá que enfrentou umas das maiores resistências ao evangelho por parte dos judeus a ponto de dizer: “O vosso sangue caia sobre vossas cabeças. Eu não tenho culpa. De agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos.” E assim foi. Porém o Chefe da sinagoga se converteu e alguns outros poucos.

Mas a carta dirigida aos Coríntios tem, em sua maioria, cristãos vindos do paganismo, e aí a justificativa de Paulo em pregar sem valer-se da sabedoria humana o que em resumo eram os argumentos voltados à Lei judaica.

Baseando-se assim no poder do Espírito, Paulo anunciou aos Coríntios carismaticamente, com a manifestação de sinais e prodígios, tanto que dedica todo o capítulo 12 para falar dos dons carismáticos.

Apesar de não estar escrito explicitamente em todas as cartas, Paulo usou, sobretudo entre os pagãos, a pregação carismática porque tinha maior eficácia e alcance entre os não-judeus. Podemos ver com o caminhar da vida missionária de Paulo que ele adotou esse tipo de pregação como prioridade, usando do argumento da Lei apenas quando necessário.

É assim hoje em nosso tempo com o mundo globalizado e confuso com tamanha quantidade de informações. Há distinção dos que são de Deus não pela sabedoria humana, mas pela manifestação do poder do Espírito Santo testemunhada na vida dos cristãos. Seja pelos sinais, pelo testemunho de fidelidade em atitudes concretas de amor e unidade, seja pela pregação ungida, profética e eficaz.

Você tem falado com Deus? Tem falado de Deus? O que você fala de Deus está cheio de um estudo ou de uma experiência concreta?

Falamos melhor do que experimentamos e do que amamos, sobretudo se for de Deus.

Leia o trecho em I Cor 2,1-5

Na Bíblia CNBB, página 1401
Título: Pregação de Paulo ‘com fraqueza’.

*Não há promessas, ordens ou princípios eternos para anotar.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Ter uma vida no Espírito é essencial e fundamental para agir e evangelizar no poder do Espírito.

Como posso pôr isso em prática?

A começar da oração carismática pessoal, eu preciso me abir à realidade dos dons carismáticos e ser muito aberto à ação do Espírito na minha vida.