1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #722

Quem é o homem espiritual?

As realidades espirituais são um enigma e até incompreensíveis para muitos, mas não para o homem espiritual. Mas quem é o homem espiritual?

#722Quem é o homem espiritual

Crédito: Everste by GettyImages

“O homem não-espiritual não aceita o que é do Espírito de Deus, pois isso lhe parece loucura. Ele não é capaz de entendê-lo porque só pode ser revelado pelo Espírito.”

O homem espiritual é aquele que se deixa guiar pelo Espírito de Deus à luz das escrituras sagradas, tudo fruto de um encontro pessoal com Jesus, um relacionamento de busca de intimidade com Deus. Deus, que nos fez, conhece as profundezas do nosso coração, do nosso interior; sendo Deus, sonda as profundezas de si mesmo e, por meio do seu Espírito, ele nos revela suas maravilhas. Mas isso é loucura para quem não crê, ainda que veja sinais e milagres, ele não é capaz de atribuir a Deus, prefere acreditar em qualquer outra hipótese ou fábula.

Pessoas assim são muito racionalistas e talvez encontrem Deus por meio de livros e pesquisas dos doutores da Igreja, da história e outras ciências que estudem e questionem a fé. Mas a realidade é que a maioria prefere acreditar nas próprias teses e se torna incapaz de crer em Deus. Há casos em que por uma intervenção direta, Deus realiza algum prodígio na vida do homem não-espiritual que o transforma por uma experiência inegável. Outros, porém, nem mesmo com milagres são capazes de acreditar.

Ele te encontrou!

Considere-se bendito por crer, não porque Deus escolheu quem iria crer, mas porque, em algum momento da sua história, Ele te encontrou e você acolheu esse amor abraçando a fé. Louve a Deus, porque a sua terra estava preparada e o diabo não roubou a palavra de Deus que lhe foi anunciada. Bendiga ao Senhor pelo Espírito Santo que você recebeu gratuitamente e que lhe tornou filho de Deus, coerdeiro de Cristo!

Se as coisas de Deus lhe parecem loucura, se os ensinamentos da Igreja lhe são insanos e ultrapassados, está na hora de retomar a vida de oração e pedir o Espírito Santo para que ele nos eleve a uma realidade acima deste mundo passageiro, para cada um de nós e em si mesmo, e conheceremos os mistérios de Deus revelados a seus filhos.

Leia o trecho em I Cor 2, 10-16

Na Bíblia CNBB, página 1401-1402
Título: Mistério revelado pelo Espírito

Princípios Eternos

I Cor 2,10-16

A nós Deus revelou este mistério por meio do Espírito. Pois o espírito sonda tudo, mesmo as profundezas de Deus. Quem dentre as pessoas conhece o que é próprio do ser humano, a não ser o espírito humano que nela habita? Assim também, ninguém conhece o que é de Deus, a não ser o Espírito de Deus.”

“Nós não recebemos o Espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus para conhecermos os dons que Ele nos concedeu. Desses dons também falamos não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, aplicando às realidades espirituais uma linguagem espiritual.”

“O homem não-espiritual não aceita o que é do Espírito de Deus, pois isso lhe parece loucura. Ele não é capaz de entendê-lo porque só pode ser revelado pelo Espírito. Ao contrário, o homem espiritual julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder lhe dar conselho? Nós, todavia, temos o pensamento de Cristo.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Eu preciso ser um homem espiritual.

Como posso pôr isso em prática?

Buscando a intimidade com Deus pela oração e principalmente a oração carismática.