Atos dos Apóstolos > Leitura #499

Cristianismo além das Escrituras

O Espírito Santo no homem revela um Cristianismo além das Escrituras. Não basta ser versado para evangelizar com eficácia, é o Espírito Santo quem converte.

#499 Cristianismo além das Escrituras

Créditos: Paula Dizaró / cancaonova.com

Ao escutá-lo, Priscila e Áquila acolheram-no e expuseram-lhe o caminho de Deus com maior exatidão.”

Apolo era entendido nas escrituras e foi orientado com relação a Jesus Cristo. Ele sabia provar, pelas Escrituras, que Jesus é o Messias. Mas ele só conhecia o Batismo de João, ou seja, não havia recebido o batismo no Espírito Santo.

Apesar de sua eloquência, os cristãos mais experientes perceberam que faltava alguma coisa na pregação de Apolo. Era justamente o poder do Espírito Santo. Não somente pelos sinais e prodígios que poderiam acompanhar a sua pregação, mas sobretudo pela unção de suas palavras.

Sabemos que “…sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15,5), e por isso precisamos de Deus, dependemos do Espírito Santo para o sucesso da evangelização.

Há muita gente que estuda as Escrituras, que conhece os pormenores de livros históricos e da antropologia das civilizações, que, no passar dos séculos, escreveu a Bíblia. Mas, se não houver fé, se não houver o Espírito, esse conhecimento não tem nenhum fruto de salvação, é apenas conhecimento.

Vale mais para um Cristão receber o Espírito Santo e ter pouco conhecimento das escrituras do que conhecer toda a escritura e não receber o Espírito Santo.

É claro que essa não é uma situação ideal, mas, nos extremos, a graça vale mais do que a ciência.

Porém, graças a Deus, sempre encontraremos cristãos mais bem preparados na fé e na graça para nos ajudar. Os padres, bispos, as pessoas de mais caminhada na fé estão aí para nos ajudar nos ensinar.

Os documentos da Igreja, o Catecismo da Igreja, tudo para nos guardar no caminho da fé com mais exatidão. Ninguém deve permanecer na dúvida. É seu direito conhecer mais e melhor a fé, e seu dever também.

Leia o trecho em At 18,24-28

Na Bíblia CNBB, página 1367
Título: Apolo em Éfeso

*Não promessas, ordens ou princípios eternos para anotar.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

É direito e dever meu aprofundar-me na fé.

Como posso pôr isso em prática?

Fazer do Catecismo da Igreja Católica um livro de cabeceira, e não somente de consultas.