Carta aos Romanos > Leitura #545

A eleição de Israel

A eleição de Israel foi uma escolha livre da parte de Deus, e só dependeu d’Ele. Ele escolheu Israel porque quis. Escolheu e pronto.

Créditos: FredFroese by Getty Images

Portanto, a escolha de Deus não depende da vontade ou dos esforços do ser humano, mas somente de Deus que usa de misericórdia.”

A eleição de Israel foi por pura e livre escolha de Deus. Ele quis, elegeu e assumiu para si um povo em meio a tantos outros. Deus revelou a Abraão Sua vontade e, assim por diante, a todos os descendentes que sucederam e que também foram escolhidos, provados e aprovados por Deus.

Perceber, nas escolhas de Deus por Israel, que hoje este mesmo povo não participa da Igreja de Cristo, é um alerta para nós cristãos. Temos que ser vigilantes e orar pela nossa conversão, para que não percamos o que Deus nos deu. Ele promete e precisa de homens e mulheres que assumam essas promessas em sua vida, pois são o Seu povo.

Leia o trecho em Rm 9,1-28

Na Bíblia CNBB, página 1390-1391

Título: A eleição de Israel

Promessas

Rm 9,9-10.15

“De fato, são estes os termos da promessa: Por esta época, eu virei e Sara terá um filho e não é só Há também Rebeca, que concebeu gêmeos de um só homem, Isaac, nosso pai, e antes mesmo de eles nascerem e erem feito algo de bem ou de mal, foi-lhe dito: O mais velho servirá ao mais novo, conforme está escrito: Amei mais as Jacó do que a Esaú.”

“Pois ele disse a Moisés: Farei misericórdia a quem eu quiser e terei piedade de quem eu quiser.”

Princípios eternos

Rm 9,4-8.16.18

Eles são Israelitas, a eles pertence a adoção como filhos, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à carne, o Cristo, que está acima de tudo, Deus bendito para sempre. Amém!

Não que tenha falhado a Palavra de Deus! De fato, nem todos os descendentes de Israel são Israel; nem é por serem descendentes de Abraão que todos são seus filhos; mas é em Isaac que terá começo a tua descendência. O que significa: não são os filhos físicos que são só filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência.”

Assim se confirmou o propósito de escolha de Deus, propósito de livre escolha, dependendo daquele que chama, e não de ações humanas. Que diremos então? Haveria, porventura, injustiça em Deus? De modo algum.”

“Portanto, a escolha de Deus não depende da vontade ou dos esforços do Ser humano, mas somente de Deus que usa de misericórdia.”

Assim, pois, ele faz misericórdia a quem ele quer e endurece a quem ele quer.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Preciso fazer parte da promessa de Deus pela fé, e ser um filho de Deus autêntico.

Como posso pôr isso em prática?

Eu preciso me conformar à vontade de Deus, e ser fiel, a começar dos mandamentos.