Atos dos Apóstolos > Leitura #466

O poder de Deus não está à venda

O poder de Deus não está à venda! Não é mercadoria nem truque nem mágica… É dom gratuito de um Deus amoroso. Quem ousa controlar Deus corre sério risco.

#466 O poder de Deus não está à venda

Canonmark by Gety Images

“Os apóstolos que estavam em Jerusalém souberam que a Samaria acolhera a palavra de Deus e enviaram para lá Pedro e João.”

Eles foram terminar a obra começada pelo diácono Filipe, que, durante a perseguição,. se refugiou na Samaria e lá começou uma pregação cheia do poder do Espírito. Contudo, Filipe não havia comunicado o Espírito Santo pela imposição das mãos, assim, Pentecostes ainda não havia acontecido para os samaritanos que abraçavam a fé. Pedro e João foram e levaram esta graça até eles.

Simão, aquele homem que era feiticeiro e se converteu com a pregação de Filipe, vendo o Espírito sendo derramado pelas mãos dos Apóstolos, encheu-se de inveja e cobiça, ofereceu dinheiro para ter, também ele o poder de batizar no Espírito. Mas o poder de Deus não está à venda.

O apóstolo Pedro o repreende duramente e amaldiçoa por suas palavras ofensivas. Simão, vendo que seus pensamentos não estavam puros, se revê e suplica a misericórdia de Deus. Sim, os apóstolos aproveitaram para dar um grande ensinamento naquela ocasião anunciando a palavra de Deus.

Leia o trecho em At 8, 14-25.

Na Bíblia CNBB; página 1352-1353.

Título: Pedro e João na Samaria.

Ordem de Deus

At 9, 22

Converte-te desta tua maldade e suplica ao Senhor que ele te perdoe esse pensamento do teu coração; pois eu te vejo entregue ao fel da amargura e ao laço da iniquidade!

Princípios eternos

At 9, 20-21

Pedro, porém, lhe respondeu: Que o teu dinheiro vá contigo à perdição! Pensas que podes adquirir o dom de Deus por dinheiro? Não te cabe parte alguma neste assunto, pois teu coração não é reto diante de Deus.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Sem a força do Espírito Santo comunicada pela imposição das mãos, a evangelização não está completa.

Como posso pôr isso em prática?

Preciso clamar sempre pela força do Espírito Santo a todas as pessoas a quem eu dirigir a palavra de Deus e, se eu perceber que os que abraçaram a fé não o fizeram ainda, devo igualmente comunicar-lhes essa graça, sem querer nada em troca.