Atos dos Apóstolos > Leitura #468

A conversão de Saulo

A conversão de Saulo foi um dos acontecimentos mais marcantes e decisivos na história da Igreja. Tão importante, que o próprio Jesus se encarregou dela. 

#468A conversão de Saulo

Créditos:
Firehorse by GettyImages.

“Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, de repente viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que dizia: Saul, Saul, por que me persegues? Saulo perguntou: quem és tu, Senhor? A voz respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo.”

Este relato, e o que se segue também, serão discursos frequentes nos lábios do agora convertido Paulo. Sua experiência com Jesus foi avassaladora. Ele era um Fariseu convicto, fervoroso e decidido. Tinha total confiança dos chefes e dos sacerdotes, era bem-sucedido e estava, por seu zelo, devastando a igreja nascente.

Mas diante do conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, diante daquela experiência mística, Saulo se viu cego. Ele que pensava ver tão bem as coisas de Deus, se reconhece cego. Sua vista só é devolvida com a oração no Nome de Jesus. Saulo renasce e agora é Paulo.

Uma luz, vem do céu e o envolve, não é um clarão como um relâmpago que ilumina o céu e dá flash de luz na terra, é uma luz que vem do céu e “o” envolve. Saulo se tornou alvo, foco. E a voz que lhe fala e questiona se revela uma voz amorosa, a voz de Jesus revela que cada cristão é como ele mesmo, é seu corpo. Saulo entende muitas coisas naquele dia, envolvido naquela luz e ouvindo aquela voz.

A luz que o cegou, a voz que ressoou em seus ouvidos vinham do céu, de um poder acima, muito acima dele e que poderiam destruí-lo, foi para ele amor e salvação.

Foram três dias nas trevas da cegueira, como Jesus passou três dias no seio da terra, mas Saulo orava e aguardava as instruções. Nunca mais ele foi o mesmo. Ananias, que recebeu a “louca” tarefa de rezar por Saulo, pôde testemunhar o poder de Deus na vida de uma pessoa tão decidida em perseguir e levar à morte, mas que agora seria anunciador e sofreria por seu nome.

Leia o trecho em At 9,1-22

Na Bíblia CNBB, página 1353-1354

Título: A conversão de Saulo

Promessas

At 9,16

Pois eu vou lhe mostrar o quanto ele deve sofrer por causa do meu nome.”

Ordens

At 9, 6

Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer.”

At 9,10-12

Em damasco, havia um discípulo de nome Ananias. O Senhor o chamou numa visão: Ananias! Ele respondeu: Aqui estou, Senhor! O Senhor lhe disse: Levante-te, vai a rua chamada Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando e acaba de ver, em visão, alguém que se chama Ananias entrar e impor-lhe as mãos para que recupere a vista.”

At 9,15-16

Mas o Senhor disse a Ananias: Vai, porque este homem é um instrumento que escolhi para levar o meu nome às nações pagãs e aos reis, e também aos Israelitas. Pois eu vou lhe mostrar o quanto ele deve sofrer por causa do meu nome.”

Qual a Palavra de Deus para mim hoje?

A experiência de encontro pessoal com Jesus mudou a vida de Saulo para sempre. E a sua? Mudou a sua vida? Ainda se lembra dela? Por isso, como Paulo, é preciso sempre fazer memória do chamado e do encontro pessoal com Jesus.

Como posso pôr isso em prática?

Oração de intimidade com Jesus no silêncio na escuta. Fazer memória e celebrar a graça de ter encontrado o Senhor. Esta experiência é a força que me faz prosseguir.