Carta a Tito > Leitura #291

Instruções para uma santidade em comum

As instruções para uma santidade em comum conservam os fiéis na graça de Deus. Pela boca da Igreja, por meio de suas autoridades, conhecemos a orientação da revelação divina.

#291 Instruções para uma santidade em comum

Créditos: by Getty Images / AlenaPaulus

“Quanto a ti, ensina o que convém à sã doutrina.”

A missão dos pastores não é fácil. Pastorear um rebanho requer mesmo santidade. Ele mesmo, Tito, além de ensinar, exortar, cultivar e gerar vocações e escolher auxiliares, deve ser exemplo de santidade. Numa palavra: irrepreensível!

Mas ele está preparado para esse desafio de fé. Paulo está por perto pastoreando e também dando forças para que ele não desista por causa das provações.

Ensinar e exortar aos anciões, viúvas e jovens está no foco desta exortação de Paulo, assim como os escravos. Mas será com a ajuda dos seus bispos e sacerdotes que ele chegará a bom termo com a sua missão.

Uma coisa importante que não se pode passar sem atenção redobrada é o testemunho. “Nossos adversários não tendo nada a falar de nós, passarão a nos respeitar”. E muitos se converterão a partir disso!

Leia o trecho em Tt 2, 1-10

Na Bíblia CNBB; página 1471.

Título: Instruções para as diversas situações dos fiéis.

Ordens

Tt 2, 1-10

Quanto a ti, ensina o que convém à sã doutrina: Que os anciãos sejam sóbrios, sérios, prudentes, sábios na fé, no amor, na constância. Igualmente as mulheres idosas tenham uma compostura própria de pessoas santas, não sejam maldizentes nem dadas ao vinho em excesso; ensinem o bem, exortem as mulheres jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem reservadas, castas zelosas donas de casa, bondosas, submissas a aseus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.

Exorta também os jovens a serem ponderados. Em tudo, mostra-te modelo de boas obras, pela integridade na doutrina, a seriedade, a palavra sadia e acima de críticas. Assim, os nossos adversários não tendo nada a falar de nós, passarão a nos respeitar. Exorta os escravos a serem submissos a seus senhores em tudo; a se mostrarem agradáveis não os contradizendo, nem os prejudicando, mas, pelo contrário, dando provas de uma perfeita fidelidade, para honrarem em tudo a doutrina de Deus, nosso salvador.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

A palavra é santidade. E é irrepreensível para ser testemunho da fé que eu confesso.

Como posso pôr isso em prática?

Permanecendo fiel ao ensinamento da Igreja. O caminho é a fidelidade e a obediência.