Carta a Tito > Leitura #293

O testemunho de quem alcançou misericórdia

O testemunho de quem alcançou misericórdia é justamente manifestar misericórdia para com os outros. As boas obras testemunham a verdadeira conversão.

#293O testemunho de quem alcançou misericórdia

Créditos: by Getty Images / mihailomilovanovic

“Eis aí o que é bom e útil para as pessoas.”

As mesmas recomendações dadas a Timóteo de maneira bem detalhada, agora são passadas a Tito de maneira bem mais direta. É como se fosse uma síntese do que já tinha dito a Timóteo. O fato é que ambas as comunidades enfrentam desafios bem semelhantes, senão, os mesmos. Mas há confiança suficiente no coração de Paulo quanto à direção para esses pastores tão jovens, mas fiéis: a sua firmeza na fé. Testemunho e gratidão devem sempre caminhar juntos.

Leia o trecho em Tt 3,1-11

Na Bíblia CNBB, página 1471-1472

Título: Deveres dos cristãos

Ordens

Tt 3,1-2.8-11

Lembra a todos que devem sujeitar-se aos magistrados e às autoridades em geral, obedecer-lhes as ordens, ser prontos para toda boa obra, não prejudicar ninguém, ser pessoas de paz, benevolentes, dando provas de mansidão para com todos.”

Esta palavra é digna de fé. E quero que insistas sobre esses pontos a fim de que os que puseram sua fé em Deus se apliquem solicitamente à prática das boas obras. Eis aí o que é bom e útil para as pessoas. Evita, porém, questões tolas, genealogias, contendas, debates em torno de lei, porque são coisas inúteis e vazias. Também, depois de uma primeira e uma segunda advertência, deixa de lado quem provoca a divisão. Tal pessoa foi extraviada e está em pecado, sendo condenada por sua própria consciência.

Princípios Eternos

Tt 3, 3-7

Nós também outrora éramos sem conhecimento, rebeldes, desorientados, servindo a várias paixões e prazeres, vivendo na maldade e na inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Mas quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pela humanidade, ele nos salvou, não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia, mediante o banho da regeneração e renovação do Espírito Santo. Este Espírito, ele o derramou copiosamente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, justificados pela sua graça, nos tornemos, na esperança, herdeiros da vida eterna.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Se nos lembrarmos de onde fomos tirados por Deus constantemente, seremos mais humildes e teremos a capacidade de buscar com frequência a própria conversão.

Como posso pôr isso em prática?

A partir da memória do meu encontro pessoal com Jesus, resgatar o meu ardor pela vida nova que dele recebi.