Evangelho de São Lucas > Leitura #363

A quem devemos temer

Jesus nos ensina a quem devemos temer: aos homens ou a Deus. Claramente e sem sombra de dúvidas, a Deus, pois Seu poder e autoridade transcendem este mundo.

#363A quem devemos temer

Créditos: GizemBDR by GettyImages

“Não tenhais medo! Vós valeis mais que muitos pardais.”

Como não temer diante das perseguições e dos algozes? Nossa vida é preciosa e não queremos a morte, mas aquele que crê em Jesus vê além deste mundo, desta vida, desta terra. Entendendo bem o que Jesus nos diz, escolhemos não temer aos homens e temer somente a Deus. Não é uma simples escolha, mas uma graça que recebemos caminhando na fé.

Acabamos por temer os homens porque eles podem sim nos submeter a muitas dores terríveis e, no final, nos levar à morte, porém, depois da morte corporal, Deus pode nos lançar no inferno. Contudo, esse não é o Seu desejo, antes, Ele quer a nossa salvação!

Os critérios do julgamento

Há no texto deste evangelho, nestes versículos, alguns critérios de julgamento que serão usados contra ou a nosso favor. O testemunho! Se tivermos vergonha de ser de Deus diante dos homens, Jesus terá vergonha de nós diante dos anjos de Deus e não falará por nós. Quem será o nosso defensor então?

Outro critério é o pecado. Contra Jesus, todos os pecados tem perdão, mas contra o Espírito Santo não. Isso porque, em suma, o pecado contra o Espírito Santo consiste em não admitir-se pecador necessitado de salvação e não querer mudar de vida, fazendo do pecado sua vida e seu objetivo final.

Aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não terá remissão para sempre. Pelo contrário, é culpado de um pecado eterno (Mc 3,29). A misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento, rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo. Semelhante endurecimento pode levar à impenitência final e à perdição eterna” (Catecismo da Igreja Católica – nº1864).

Mas, se ainda que pecadores, por pior que sejamos, recorramos a Deus na sua misericórdia. “Não tenhais medo! Vós valeis mais que muitos pardais”.

Leia o trecho em Lc 12, 4-12.

Na Bíblia CNBB; página 1289.
Título: Não temer, dar testemunho.

Promessas

Lc 12, 8-12

“Eu vos digo: todo aquele que se declarar por mim diante do povo, o Filho do Homem também se declarará a favor dele diante dos anjos de Deus. Aquele porém que me renegar diante do povo, será renegado diante dos anjos de Deus.

Todo aquele que falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.

Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não vos preocupeis com os argumentos para vos defender, nem com o que dizer. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer.”

Ordens

Lc 12, 5-4.6b

“A vós, porém, maus amigos, eu vos digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e, depois, não podem fazer mais nada. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei Aquele que, depois de fazer morrer, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este deveis temer.”

“Não tenhais medo! Vós valeis mais que muitos pardais.”

Princípios eternos

Lc 12, 6

“Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais que muitos pardais.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Não tenhais medo! Vós valeis mais que muitos pardais.”

Como posso pôr isso em prática?

Viver a bem-aventurança da piedade. Aceitar-me filho, sentir-me filho, agir como filho de Deus…

Leia também o artigo do professor Felipe sobre o pecado contra o Espírito Santo.