Evangelho de São Lucas > Leitura #365

A vida é mais

A vida é mais que o alimento, mais que a roupa, mais que todos os bens juntos! A vida é o dom precioso de Deus e Ele mesmo cuida de nós.

#365 A vida é mais

Créditos: simonapilolla by GettyImages

“A vida é mais que o alimento e o corpo, mais do que a roupa.”

A vida é o dom precioso de Deus, e Ele mesmo cuida de nós. Por isso a ordem de Deus é não se preocupar! No texto anterior, Jesus nos alertou sobre o que acontece com quem coloca sua confiança nos bens deste mundo e como a ganância pode nos enganar e gerar uma falsa segurança. É completamente inútil para o reino dos céus acumular bens neste mundo. Agora, ele nos ensina a viver da sua providência.

A vida é mais que todos os bens, mas não viver preocupado não significa ser irresponsável, preguiçoso ou coisa parecida. Não se preocupar com o alimento e as roupas é uma atitude de confiança em Deus acima de tudo, apesar do meu trabalho e independente do que ele renda para mim. Ganhando um salário alto ou mínimo, quem me sustenta é Deus! Essa providência vem d’Ele.

Não vou me entregar ao consumismo, porque Deus me sustenta a vida, Ele me veste e cuida de mim mais que dos lírios do campo. Não vou me preocupar com meus estoques, porque Deus sustenta os pássaros do céu sem que eles tenham celeiros, e nós valemos mais que os pássaros.

A atitude que se espera dos filhos de Deus é a busca do Seu Reino e da Sua Justiça. Todas as outras coisas serão dadas por acréscimo!

Enfim, tudo isso diz respeito a nossa atitude interior, é uma questão de vida. Onde colocamos as nossas forças, nossas energias, nosso empenho, nosso coração. Ali está o nosso tesouro, e o nosso tesouro é a vida de Deus, é o próprio Deus.

Portanto, é para o céu, e somente para o céu que vale a pena ajuntar tesouros. Lá, o ladrão não rouba, a traça não corrói.

Leia o trecho em Lc 12,22-34

Na Bíblia CNBB, página 1290

Título: Os lírios do campo

Promessas

Lc 12,28

“Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, quanto mais não fará conosco, gente de pouca fé.”

Ordens

Lc 12,22.24.27.29.31-33

“Então, Jesus disse a seus discípulos: Por isso eu vos digo: não vivais preocupados com o que comer, quanto à vida; nem com o que vestir, quanto ao corpo.”

“Olhai os corvos: não semeiam nem colhem, não tem celeiro nem despensa. No entanto, Deus os sustenta. Será que vós não valeis mais do que os pássaros?”

“Olhai como crescem os lírios. Não trabalham nem fiam. No entanto, eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um só dentre eles.”

“Também vós, não fiqueis ansiosos com o que comer ou beber. Não vos inquieteis!”

“Buscai, pois, o Seu reino e essas coisas vos serão dadas por acréscimo.

Não tenhais medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar a vós o Reino. Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei para vós, bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe, ali o ladrão não chega nem a traça corrói.”

Princípios Eternos

Lc 12,23.34

“A vida é mais que o alimento e o corpo, mais do que a roupa.”

“Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Prestar atenção às minhas prioridades, nelas estará o indício da direção da minha vida, para onde ela se projeta.

“Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

Projetar a vida para o Reino de Deus, esta é a prioridade.

Como posso pôr isso em prática?

Ocupar-me com o que é de Deus, viver em oração, buscando uma intimidade com ele.