Evangelho de São Lucas > Leitura #364

Ninguém está proibido de ser rico

Ninguém está proibido de ser rico, mas ser pobre é melhor. Os riscos para a salvação de uma pessoa rica são grandes se o coração não for pobre e entregue a Deus.

#364Ninguém está proibido de ser rico

Créditos: Khosrork by GettyImages

“Atenção! Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens.”

Ninguém está proibido de ser rico, mas ser pobre é melhor, veja em Mt 5,3 e Lc 1,52-53. Porque é mais difícil para um rico entrar no reino dos céus. E por que é mais difícil? Porque a atitude do rico é colocar sua confiança nos bens que possui, igualzinho ao rico da parábola que Jesus contou. E há ainda outras parábolas que simbolizam isso como a do Filho pródigo (Lc 15), o rico e o Lázaro (Lc 16,19-31), a oferta da viúva (Lc 21, 1-4).

Então, o que o rico faria para ser salvo? Ajudar os mais necessitados com os bens que possui, não se apegar ao que tem como se fosse melhor que os outros, fazer-se próximo dos que têm mais necessidades e não só dos que podem retribuí-lo, e fazer isso em segredo para que, no céu, o Senhor o recompense por sua caridade.

Mas se o rico quiser ser perfeito… “Vai, vende todos os seus bens e dá aos pobres, depois vem e segue-me!”. Foi isso que Jesus disse ao jovem rico que queria segui-Lo.

É um caso raro, mas existe. É uma vocação, um chamado. O caso mais famoso que temos é o de São Francisco de Assis. Ele era nobre, rico, bem-sucedido, mas, diante do chamado de Deus, pôs-se a seguir Jesus de forma tão radical que nem as roupas do corpo levou consigo ao sair da casa dos seus pais. Ele deixou tudo, literalmente tudo para ser pobre com os pobres e cuidar dos pequeninos. Por isso seu testemunho se santidade é tão grandioso.

Mas nós, que pensamos não ser ricos por não termos muitos bens, também precisamos ter cuidado! Pequenos apegos podem nos tornar piores que os grandes ricos. Porque aqueles, por terem muitos bens, sentem grande dificuldade de se desapegar pela própria vida que tem em seus negócios e do meio em que vivem, embora muitos consigam viver a simplicidade. Mas nós, que nada temos em vista desses, ficarmos apegados a pequenas coisas nos torna piores, porque nossa doença está mais dentro do que fora de nós.

“Então, poderei dizer a mim mesmo: ‘Meu caro, tens uma boa reserva para muitos anos, descansa, come, bebe, goza a vida!’.”

O que é ser rico diante de Deus?

Leia o trecho em Lc 12,13-21

Na Bíblia CNBB, página 1289

Título: O rico insensato

Ordens de Deus

Lc 12, 15

“Atenção! Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens.”

Princípios Eternos

Lc 12,15-21

“Atenção! Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens. E contou-lhes uma parábola: A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita. Então resolveu: Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo junto com os meus bens. Então, poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tens uma boa reserva para muitos anos, descansa, come, bebe, goza a vida! Mas Deus lhe diz: Tolo! Ainda esta noite tua vida lhe será tirada. E para quem ficará o que acumulaste? Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico diante de Deus.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

“Atenção! Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens.”

Como posso pôr isso em prática?

“Buscai primeiro o reino de Deus e sua Justiça e todas as outras coisas vos serão dadas em acréscimo!”