Evangelho de São Lucas > Leitura #322

Enxergar bem para fazer o bem

Enxergar bem para fazer o bem é o que eu preciso; é o que você precisa; é o que todos nós precisamos.

#322 Enxergar bem para fazer o bem

Créditos: Jun by Getty Images

“Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco?”

Esta é uma das parábolas mais curtas de Jesus que mais parece uma máxima ou um ditado. Mas é justamente isso que Jesus usa como comparação para nos ensinar a não julgar ninguém e a cuidar da nossa própria conversão.

O que dizer da trave no olho? Ele é muito claro nesta passagem: primeiro, tire a trave do olho para conseguir enxergar bem e só então ajudar o seu irmão.

Para enxergarmos bem quem nós somos e em que ponto estamos na nossa luta diária de conversão, é necessário exercitar a humildade e a oração. A humildade irá nos colocar em nosso lugar e, assim, nos permitirá enxergar a verdade ao nosso respeito. No entanto, a verdade é única e resoluta. Diante dela, não há argumentos, mas uma resposta é necessária e só existe uma que seja correta: a conversão.

Mas a alma soberba nega tudo diante da verdade, quando a ouvimos. Por isso, a humildade é a chave, pois abrirá nosso coração à oração, que será capaz de navegar nas asas da verdade sem medo de sua condição indigente, pois a sua resposta já foi dada: eu quero mudar!

Enxergando bem e dispostos a mudar, poderemos, enfim, ajudar os outros em sua mudança também. Caso contrário, a tentativa de ajuda poderá ser desastrosa como um cego guiando outro cego.

Leia o trecho em Lc 6, 39-42

Na Bíblia CNBB; página 1278.
Título: Cegos guias de cegos – O cisco e a trave.

Ordens

Lc 6, 42b

“Hipócrita! Tira primeiro a trave que está no seu olho, então, enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.”

Princípios Eternos

Lc 6, 39b-41

“Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco? O discípulo não está acima do mestre, todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que observas o cisco que está no olho do teu irmão e não reparas na trave que está em teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão; Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando não percebes a trave que está em teu próprio olho?”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Não julgar, mas, ao ver o erro ou pecado do meu irmão, procurar em mim os erros e os pecados que eu posso estar cometendo e buscar o perdão de Deus.

Como posso pôr isso em prática?

Na atenção e vigilância dos meus pensamentos e palavras, para que não me veja sendo juiz dos meus irmãos.