Evangelho de São Lucas > Leitura #323

Frutos bons e autênticos

O cristão é chamado a dar frutos bons e autênticos! O bem, feito em Deus, e a autenticidade na vida só podem caminhar juntos.

Crédito:SRI ASTUTI / Pixabay

“Não existe árvore boa que dê frutos ruins.”

Não mesmo! Quem mora no campo ou na roça e cultiva a terra sabe disso melhor que ninguém. Jesus está usando esta comparação para nos ensinar, mais uma vez, como é no Reino dos Céus. Uma árvore não pode dar os frutos de outra. Isso é o bem, feito em Deus.

Um abacateiro não pode dar laranjas. Uma parreira não pode dar jaca! Assim também quem é de Deus não pode dar frutos maus, não pode exalar pecado, morte, destruição, agressividade e raiva. Assim como quem é do mundo não pode exalar santidade, caridade, paciência e perdão. Isso é um princípio eterno. Isso é autenticidade de vida.

Há de se fazer uma escolha: ser de Deus ou não. É uma conversão, uma mudança de direção, de pensamentos, de atitudes, de sentimentos, de reações.

Para se tornar árvore boa e começar a dar bons frutos, é necessário nascer de novo pelo batismo de Jesus que perdoa os nossos pecados e nos torna filhos de Deus na força do Espirito Santo; e que se renova, no sacramento da reconciliação, para que todas as atitudes velhas morram com o homem velho e nasça um homem novo, renovado, reavivado pela força de Deus.

Se o coração está cheio de bondade, é isso que ele vai exalar!

Leia o trecho em Lc 6, 43-45.

Na bíblia CNBB; página 1278.
Título: A árvore e os frutos.

Princípios Eternos

Lc 6, 43-45

“Não existe arvore boa que dê frutos ruins, nem arvore ruim que dê frutos bons. Cada arvore se reconhece pelos seu fruto. Não se recolhe figos de espinheiros nem uvas de urtigas. Quem é bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, que é bom; mas quem é mau tira coisas más do seu tesouro que é mau. Pois a boca fala daquilo que o coração está cheio.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Pois a boca fala daquilo que o coração está cheio.

Como posso pôr isso em prática?

Preciso encher o meu coração do que é bom: bons sentimentos, bons pensamentos, bons sonhos, boas intenções.