Evangelho de São Lucas > Leitura #436

Onde o corpo Jesus foi enterrado?

O corpo Jesus foi enterrado num jardim, num túmulo novo! O Grão de trigo morreu e foi enterrado no seio da terra para dar muito fruto.

#436Onde o corpo Jesus foi enterrado

Créditos: LindaJohnsonbaugh by GettyImages

“José foi ter com Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Desceu o corpo da cruz, enrolou-o num lençol e colocou-o num túmulo escavado na rocha, onde ninguém ainda tinha sido sepultado.” 

Este José era de uma cidade da Judeia chamada Arimateia. Segundo a Palavra de Deus, José de Arimateia era uma homem bom e justo, que, mesmo sendo membro do Sinédrio, não concordou com a condenação de Jesus. 

Ele teve a coragem de se expor diante de Pilatos para pedir o corpo de Jesus e enterrá-Lo logo após toda aquela confusão em Jerusalém. Além disso, ele, José de Arimateia, correu um sério risco diante dos outros membros do sinédrio, pelo que ele fez para com Jesus.

Na história terrena de Jesus, houve dois Josés que se expuseram, que se arriscaram por ele. O primeiro foi José de Nazaré, seu pai adotivo; e o segundo foi  José de Arimateia, que recolheu o corpo de Cristo em Sua Paixão.

Em cada Eucaristia, vivemos este mistério que se renova diante dos nossos olhos, mesmos dos desatentos e sonolentos! Podemos ser testemunhas da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus em cada Santa Missa. É o mistério de Cristo que se torna presente!

Mais gente acompanhava e ajudava: as mulheres que subiram a Jerusalém e acompanhavam Jesus e os discípulos desde a Galileia.

Sempre há alguém disposto a ajudar na hora mais difícil, ainda que isso comprometa! É louvável e indispensável. Feliz aquele que age assim!

Podemos ser testemunhas, hoje, da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, você sabia?

Leia o trecho em Lc 23,50-56

Na Bíblia CNBB, página 1307
Título: A sepultura

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A caridade não conhece limites nem se há riscos, ela sempre enfrenta por aqueles que necessitam.

Como posso pôr isso em prática?

A começar dos pequenos gestos cotidianos, sair de mim mesmo para fazer o bem aos outros… Um copo d’água, uma mão amiga, a atenção necessária ainda que não disponha de muito tempo…É caridade também.