Evangelho de São Lucas > Leitura #438

Coração ardente

Os discípulos de Emaús ficaram com o coração ardente, mas não perceberam que era a presença de Jesus, pois eram lentos para entender.

#438 Coração ardente

Créditos: baona by GettyImages

“Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as escrituras?”

A decepção, muitas vezes, nos faz recuar, fugir da realidade. Mas Deus tem o poder de abrir os nossos olhos e renovar as nossas esperanças.

As escrituras explicadas por quem tem autoridade revelam a verdade e o coração ardente, aparece inflamado pelo amor de Deus e pelo Espírito Santo. Mas também, ao partir do pão, algo especial acontece: Jesus se releva plenamente. Na Eucaristia, Ele está presente e se revela plenamente. Então, eles entendem o porquê de seu coração ardente, eram as palavras de Jesus.

Aos poucos, a Palavra de Deus bem compreendida foi retirando toda tristeza do coração dos discípulos e, na hora da “Missa”, ele foram refeitos com a presença de Jesus! Não estavam mais sozinhos! Sua esperança não era vã! A alegria voltou plenamente! O Senhor ressuscitou verdadeiramente!

Quando nossa vida está sem sentido, nossa esperança desaparecida e estamos prontos para nos entregar ao desânimo e desespero, a Palavra de Jesus vem para nos animar e nos dar um coração ardente de amor por causa da Sua presença ressuscitada no meio de nós.

Deseja experimentar isso? Não há lugar melhor que a Eucaristia! Volte para a Missa!

Leia o trecho em Lc 24,13-35

Na Bíblia CNBB, página 1307-1308
Título: Os discípulos de Emaús

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A importância da leitura e do estudo da palavra é fundamental para o crescimento e a perseverança na fé. A participação na Eucaristia é essencial, é a vida do cristão! 

Como posso pôr isso em prática?

A cada estudo bíblico, a cada missa participada, viver com a intensidade de quem deseja ardentemente ver a Deus.