Evangelho de São Lucas > Leitura #439

Aparição de Jesus aos onze

A aparição de Jesus aos onze foi uma realidade desconcertante, em que alegria e dúvida ficaram misturadas nos corações dos discípulos.

#439Aparição de Jesus aos onze

Créditos: artplus by GettyImages

“Mas ele disse: Porque estais preocupados e porque tendes dúvidas no coração?”

As escrituras se cumpriram sobre Jesus! Mas para aqueles que o viram primeiro não foi fácil aceitar essa realidade, não foi fácil acreditar! A aparição de Jesus, sem entrar pela porta ou janela, mostrando as chagas e comendo peixe para provar que está vivo, ainda revela seu corpo glorioso. Ele transmite a ordem de permanecer em Jerusalém onde serão fortalecidos com a força do alto.

Esta experiência com a aparição de Jesus, e a consequente a compreensão das escrituras que começam a fazer todo sentido em seus corações, é a concretização dos alicerces da Igreja que está nascendo e que, agora, precisará caminhar sem a presença humana de Jesus. Agora, viverá da sua presença sacramental, viverá do espiritual e será o corpo de Cristo neste mundo.

O Espírito Santo, a força do alto  que Jesus prometeu, virá. Permanecer em Jerusalém, apesar de todas as circunstâncias contrárias, é essencial no plano do Pai que quer começar ali a sua Igreja.

Leia o trecho em Lc 24,36-49

Na Bíblia CNBB, página 1308
Título: A aparição de Jesus aos Onze

Promessas

L 24, 46-47.49

e disse-lhes: Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.”

Eu enviarei sobre vós o que meu Pai prometeu. Por isso permanecei na cidade até que sejais revestidos pela forma do alto.”

Ordens

Lc 24,49

Eu enviarei sobre vós o que meu Pai prometeu. Por isso permanecei na cidade até que sejais revestidos pela forma do alto.”

Princípios eternos

Lc 24,48

Vós sois as testemunhas dessas coisas.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Lc 24,48

Vós sois as testemunhas dessas coisas.”

Como posso por isso em prática? 

Anunciando o que creio e o que rezo com a Igreja. Jesus Cristo está vivo e é o Senhor e salvador do mundo.