Evangelho de São Mateus > Leitura #610

Os primeiros evangelizadores

Os primeiros evangelizadores foram os apóstolos de Jesus. E Jesus os instruiu e concedeu autoridade para que tivessem êxito em sua missão.

Os primeiros evangelizadores

Créditos: Kruraphoto / GettyImagens

Jesus enviou esses doze, com as seguintes recomendações: Não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas de Israel!

Os primeiros evangelizadores são exemplos e modelos para os evangelizadores de hoje. Eles tiveram instruções claras sobre o que deveriam falar, onde deveriam ir, o que poderiam levar, a autoridade para curar enfermidades e expulsar demônios, o tempo que poderiam ficar numa casa e até o que deveriam fazer no caso de rejeição.

E, por falar em rejeição, para aqueles que não acolhem o evangelho pregado pelos missionários, a sentença promete ser mais dura do que a recebida nas cidades de Sodoma e Gomorra. E, ao contrário do que eu pensava, não se trata de uma punição arbitrária, mas uma justiça, já que em Sodoma e Gomorra não foi pregado o evangelho.

Então, se o fim daquelas cidades foi terrível por causa dos seus pecados e de seu insulto ao justo que lá morava, o que esperar daquelas cidades que rejeitarem o próprio Filho de Deus? Para quem tem a fé no Filho de Deus, Jesus Cristo, a acolhida do evangelho é uma atitude constante que deve durar toda nossa vida.

E para os evangelizadores de hoje? O Papa e todo magistério da Igreja atualizam as instruções para os evangelizadores, sem perder a essência do que foram as instruções de Jesus. Basicamente, nada mudou, mas, se naquele tempo, por um momento, a evangelização deveria se restringir às ovelhas perdidas de Israel, hoje, é imperativo evangelizarmos o mundo.

Os desafios são diversos no mundo todo, mas nossa missão só acabará quando Jesus voltar em sua glória. A missão é árdua, mas Jesus disse que o trabalhador tem direito ao seu sustento e que ele não está nas seguranças que eu levo, e sim na missão que me acolhe.

Leia o trecho em Mt 10, 5-15.

Na Bíblia CNBB; página 1212-1213.

Título: Instruções missionárias aos doze.

Promessas

Mt 10, 15

Em verdade, vos digo: no dia do juízo, a terra de Sodoma e Gomorra receberá uma sentença menos dura do que aquela cidade.”

Ordens

Mt 10, 5-14

Jesus enviou esses doze, com as seguintes recomendações: Não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas de Israel! No vosso caminho proclamai: O Reino dos Céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador tem direito a seu sustento.

Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai saber quem ali é digno e permanecei com ele até a vossa partida. Ao entrardes na casa, saudai-a: se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz.

Se alguém não vos receber, nem escutar vossas palavras, saí daquela casa ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés.”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Sou evangelizador e a minha missão só terminará quando Jesus voltar ou quando Ele me chamar para si.

Como posso pôr isso em prática?

Levar a bom termo cada dia de evangelização, para alcançar o maior número possível de pessoas.