Evangelho de São Mateus > Leitura #612

Testemunhas destemidas

Quem são as testemunhas destemidas do evangelho? São os cristãos que têm uma fé inabalável no Senhor, que tem nas mãos a vida e a morte, eles sabem a quem temer.

 Testemunhas destemidas

Bruno Marques / cancaonova.com

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas são incapazes de matar a alma! Pelo contrário, temei Aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!

Estamos vivendo num tempo em que a manifestação das testemunhas destemidas é crescente em muitos países, cristãos têm sido martirizados aos milhares nas últimas décadas sem parar. Eles têm sido essas testemunhas destemidas, diante dos seus perseguidores e diante do mundo, pois preferiram morrer a negar a sua fé, não negaram o nome de Jesus Cristo, dando testemunho diante dos homens e confiando em Deus, que tudo pode, não temeram seus perseguidores e algozes, e sim a Deus, que é mais poderoso e pode retirar a Sua mão da nossa existência.

A exortação de Jesus não é negativa, não é onde se escolhe uma morte para se evitar a outra, é uma exortação para seus amados a terem a coragem de suportar as tribulações, e até mesmo a condenação deste mundo, permanecendo firmes na fé, pois essa firmeza na fé será para nós a salvação. Não somos chamados a fazer um caminho diferente do de Cristo até o céu.

Testemunhas destemidas

No início da Igreja, a maioria dos cristãos foi essa testemunha destemida diante do Império Romano que massacrou milhares, divertindo-se, inclusive, com nosso martírio. Embora, hoje, essa perseguição sangrenta esteja setorizada em algumas nações, há outras formas de perseguição que estão por toda a parte e causando mal maior do que a morte física dos cristãos, eles estão matando a fé cristã nos corações de milhões de pessoas.

Sem fé, a consequência será negar a Jesus Cristo, será esquecer-se da graça da salvação, será perder a esperança no céu e na vida eterna. Ai está o maior perigo para nós cristãos: perder a salvação que nos foi conquistada a preço do sangue de Jesus na cruz.

Todo aquele, pois, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante do meu Pai que está nos céus.”

Veja que risco que corremos com a perseguição cultural, moral, sexual, ideológica e tantas outras frentes de combate que travamos contra o príncipe deste mundo! O risco de nos deixarmos convencer e tragar por esta desgraça: a secularização!  Não podemos perder a fé, se perdermos a fé em Jesus Cristo, perderemos tudo! Mas a palavra de ordem de Jesus para vencermos essas ameaças e ajudarmos os outros é: “Não tenhais medo deles!” e ainda: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas são incapazes de matar a alma! Pelo contrário, temei Aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!”.

Portanto, é momento de evangelizarmos com todos os meios possíveis, sobretudo com a nossa vida! Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e nada de escondido que não venha a ser conhecido”. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!”.

Leia o trecho em Mt 10, 26-33.

Na Bíblia CNBB; página 1213.

Título: Testemunhar sem medo.

Promessas

Mt 10, 32-33

Todo aquele, pois, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante do meu Pai que está nos céus.”

Ordens

Mt 10, 26a.27-28.31

Não tenhais medo deles!”

O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas são incapazes de matar a alma! Pelo contrário, temei Aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!”

Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.”

Princípios Eternos

Mt 10, 26b.29-30

Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e nada de escondido que não venha a ser conhecido.”

Não se vendem dois pardais por uma moedinha? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas são incapazes de matar a alma! Pelo contrário, temei Aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!”

Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.”

Como posso pôr isso em prática?

Ficar a cada dia mais íntimo de Jesus. O medo só vai embora do coração daquele que está cheio de Deus, cheio do Espírito Santo.