Evangelho de São Mateus > Leitura #611

Como ovelhas no meio de lobos

Assim são os cristãos no mundo: como ovelhas no meio de lobos. Jesus alerta e orienta o seu rebanho a serem prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

Como ovelhas no meio de lobos

Wesley Almeida / cancaonova.com

Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

Jesus nos alerta que somos enviados como ovelhas no meio de lobos para anunciar o evangelho. Seremos perseguidos, presos e entregues aos tribunais, às autoridades e até mesmo por pessoas da própria família. 

Se isso parece uma realidade distante, talvez ainda não tenhamos dado testemunho a ponto de incomodar os adversários do evangelho, os que vivem para este mundo e aqueles que servem a satanás. A verdade é que, desde o início do cristianismo até hoje, essa perseguição é uma realidade, mas o importante é que não podemos esquecer que Ele nos dará palavras certas, nos dirá o que fazer na hora, estará conosco nos momentos de perseguição e tribulação.

Isso vai exigir de nós prudência e, ao mesmo tempo, simplicidade, por isso, Jesus disse: “Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. Sabemos, contudo, que sofrer por causa do evangelho é inevitável e, podemos dizer, uma consequência natural, pois o discípulo não é maior do que o mestre.

Leia o trecho em Mt 10, 16-25.

Na Bíblia CNBB; página 1213.

Título: As perseguições fazem parte da missão dos discípulos.

Promessas

Mt 10, 18-23

Por minha causa sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós.

O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; e os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão.

Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para a outra. Em verdade vos digo, não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.”

Ordens

Mt 10, 16-17

Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com as pessoas pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas ruas.”

Princípios eternos

Mt 10, 24-25

O discípulo não está acima do mestre nem o servo como o seu senhor. Para o discípulo basta ser como seu mestre e para o servo, ser como seu senhor. Se, ao dono da casa chamaram Beelzebul, quanto mais o pessoal da casa.”

Anote em seu diário a mensagem de Deus e como pôr isso em prática.