Evangelho de São Mateus > Leitura #663

Celibato por causa do Reino dos Céus

Aqueles que são vocacionados a viver o celibato, por causa do Reino dos Céus, receberam essa graça do Alto, mas são incompreendidos por muita gente.

Celibato por causa do Reino dos Céus

créditos – Wesley Almeida

Nem todos são capazes de entender isso, mas só aqueles a quem é concedido.

Os sacerdotes da Igreja acolhem o celibato por causa do Reino dos Céus, mas ainda há muitas críticas contra a Igreja por conta dessa decisão, porém, desde o início da Igreja, haviam sacerdotes celibatários. Jesus, o Sumo e eterno Sacerdote, sendo modelo e fonte do sacerdócio, é o primeiro a viver a realidade do celibato.

No entanto, entre os discípulos de Jesus, haviam muitos que possuíam família, e foi Jesus mesmo quem os chamou nesta condição. Mas, com o crescimento da Igreja, cada vez mais se tornou necessário que o sacerdote vivesse uma entrega de sua virgindade inteiramente para o ministério, assim como Jesus, e o apóstolo Paulo era um deles e aconselhava a fazerem o mesmo (Cf I Cor 7, 32-35).

O celibato, então, é oficial para todo o clero, exceto dos diáconos permanentes em vista do Reino de Deus. Mas nem todos são capazes de compreender isso, pois viver o celibato, por causa do Reino dos Céus, é um dom. Em outros ritos católicos, há padres casados, assim como era no início da Igreja. Homens que foram ordenados depois de casados e com filhos! Assim como há aqueles que abraçam livremente o celibato para toda vida.

Na Igreja Católica Apostólica Romana, os sacerdotes são ordenados abraçando o celibato e, desse modo, permanecem. São regras e não Dogmas de fé, no entanto, a Igreja tem colhido belos frutos dessa decisão. Quem puder entender, entenda. A pergunta, que é a chave do discernimento é: “Do que sou capaz pelo Reino dos Céus?”; essa resposta mostrará o tamanho da minha entrega e disposição para acolher aquilo que Deus me pede, quando me chama a uma vocação por causa do seu Reino.

Leia o trecho em Mateus 19, 10-12.

Na Bíblia CNBB, página 1225.

Título: Não casar-se por causa do Reino.

Princípios Eternos

Mateus 19, 11-12:

Nem todos são capazes de entender isso, mas só aqueles a quem é concedido. De fato, existem eunucos que nasceram assim do ventre materno; outros, foram feitos eunucos por mão humana; outros ainda tornaram-se eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda.”

*Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática:

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Do que sou capaz pelo Reino dos Céus? De quais renúncias sou capaz de fazer?

Como posso pôr isso em prática?

A resposta a essa renúncia precisa vir do coração, de profunda meditação e compreensão do que é amar a Deus e vivida com alegria.