Atos dos Apóstolos > Leitura #480

O discernimento apurado

O discernimento apurado não acontece como um passe de mágica. Há uma série de fatores que o determinam. Decisões sérias requerem discernimentos apurados.

#480O discernimento apurado

Crédito: camaralenta / GettyImagens

Jejuaram então e oraram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo e os deixaram partir.”

Percebemos, claramente, que o discernimento apurado que a igreja de Antioquia teve é fruto da sua vida de oração. Eles estavam celebrando a liturgia em honra do Senhor, ou seja, a Santa Missa primitiva. Ali, os Espírito Santo falou com eles. E como? Certamente, com uma profecia ou palavra de profecia, e, assim, eles entenderam que Deus queria enviar Barnabé e Saulo.

Mas para não tomarem decisão na carne, jejuaram e oraram; e só depois impuseram as mãos, enviando Barnabé e Saulo. Não se jejua e ora para discernir em um dia apenas, geralmente se estabelece um tempo mínimo de três dias para deixar que as coisas se assentem. E, na oração, obter a confirmação de Deus. E naquela igreja haviam profetas e mestres!

Ora, eles já não estariam gabaritados para perceber a vontade de Deus? Eram mestres acostumados a ensinar, conheciam as escrituras. Eram profetas acostumados a pregar e ouvir a Deus! Mas a palavra de ordem, tanto para mestres quanto para profetas, é a humildade, pois sem ela não há discernimento. Eles chegaram a essa conclusão e acertaram juntos na decisão que mudou o rumo da Evangelização para sempre e fez a Igreja chegar onde chegou.

Você tem coisas sérias para decidir? Como tem feito o discernimento dessas realidades tão graves? Algumas dessas decisões podem ser definitivas, outras decidem vida ou morte, outras ainda envolvem milhares de pessoas que podem ser diretamente afetadas, ainda que você não saiba.

Reze, jejue, busque o discernimento com cristãos mais experientes e comprovadamente fiéis a Deus. Certamente, o discernimento virá e será a seu favor.

Leia o trecho em At 13, 1-3

Na Bíblia CNBB, página 1359.

Título: 1ª Viagem missionária de Saulo com Barnabé.

Ordens

At 13, 2

Certo dia, quando celebravam a liturgia em honra do Senhor e Jejuavam, o Espírito Santo disse: Separai para mim Barnabé a Saulo, a fim de realizarem a obra para a qual eu os chamei.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

O discernimento apurado não acontece como um passe de mágica. Há uma série de fatores que o determinam. Decisões sérias requerem discernimentos apurados.

Como posso pôr isso em prática?

Não decidir nada com pressa. Submeter sempre à oração a minha autoridades, ter amigos de oração e jejuar. Quem espera em Deus não demora, acerta.