Uma herança para os filhos

Uma herança dos pais para os filhos: educação.

“Seu filho pode não gostar a princípio, mas idéias desta reportagem são valiosas para fazer dele uma pessoa melhor para o resto da vida, uma herança que dinheiro algum paga.

Educar não é uma missão fácil… É missão de amor e perseverança.

Para criar esse “pacote” pedagógico funcional a Revista Cláudia ouviu pais e três especialistas na área de psicologia especializada em crianças e adolescentes:

1. FACEBOOK SÓ DEPOIS DOS 13 ANOS: A idade exigida pelo regulamento do Facebook é 13 anos, e a empresa recomenda que até os 18 anos o perfil seja fechado para público. Segundo especialistas, a criança não deve entrar. Se ela quiser estrear aos 13 anos, sua atividade na rede precisará ser monitorada pelos pais até sua maioridade.

2. REGULE O USO DO CELULAR: Mais importante que fixar regras é mostrar o sentido de liberar ou proibir. A orientação é que os pais expliquem as crianças os motivos da compra e as condições de uso – seja do celular, computador. Isso os ajudará a perceber qual é a melhor hora para oferecer um aparelho.

3. DELEGUE TAREFAS EM CASA: São muitas as possibilidades de uma criança pequena participar das atividades da casa: guardar brinquedos, fazer a própria cama, ajudar a pôr e a tirar as refeições, enrolar brigadeiros… Com a idade as tarefas podem ficar mais complexas. É possível ensinar de forma lúdica e criativa. Quem pratica desenvolve autônima e combate o egoísmo.

4. ESTIMULE A CULTURA: As viagens e os passeios ao cinema ou ao museu ampliam o relacionamento com pessoas diferentes e o hábito da reflexão. Cada família pode adaptar a vida cultural ao seu orçamento. Ouvir música e ver um bom vídeo em família são também bons programas.

5. DÊ MESADA A PARTIR DOS 07 ANOS: è importante que a criança já conheça as notas e moedas e saiba fazer contas simples. Na faixa de 06 e 07 anos, ela já tem essas noções e acompanhamento de adultos, será capaz de desenvolver a capacidade de controlar a mesada.

6. MENOS PAPO MAIS EXEMPLO: “Só o adulto que souber honrar a palavra terá como ensinar aos seus filhos”.

 

Débora de Paula Oliveira – Revista Cláudia/ Outubro2012

Comments

comments