Os riscos da automedicação

Automedicação um perigo que é real e nós não levamos a sério.

A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas para tratamento de doenças, cujos sintomas são ‘percebidos’ pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde.

Sabe-se que a automedicação pode causar reações adversas e efeitos colaterais, além de mascarar doenças e problemas de saúde. As razões pelas quais as pessoas se automedicam são inúmeras. Por exemplo: a dificuldade e o custo de se conseguir uma opinião médica, o desespero ou a angústia desencadeados por sintomas ou pela possibilidade de se adquirir uma doença, informações erradas obtidas sobre medicamentos, entre outras.

Uma das preocupações frente a automedicação e ao uso indiscriminado de medicamentos é o risco de intoxicação. A intoxicação por medicamentos ocupa o primeiro lugar dentre as causas de intoxicação registradas em todo país, a frente dos produtos de limpeza, dos agrotóxicos e dos alimentos estragados. Os analgésicos, antitérmicos, e os anti inflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam, quando não são usados de forma correta. Essas intoxicações podem causar desde reações alérgicas leves até casos graves que podem levar a óbito.

Verônica S. C. De Souza Amaral

Farmacêutica Responsável – CRF:23109

Dados coletados:

www.anvisa.gov.br

Revista da Associação Médica Brasileira vol.47, n°4, São Paulo, Oct/Dec. 2001

Comments

comments