Brincar um ato de amor

Brincar um ato de amor : já brincou hoje com seu filho?

O sonho de toda mãe e de todo pai é ver seu filho crescer independente e capaz de ser feliz. Para que isso aconteça é preciso brincar com brinquedos apropriados para cada idade. Isso irá favorecer o seu desenvolvimento e a maneira como ele viverá a relação com ele mesmo e com o mundo durante sua vida.

É importante ressaltar que o brincar começa desde o nascimento através da relação pais x bebe. A força desta relação de amor é que irá estabelecer o vínculo para um brincar adequado. O brinquedo entra também nos primeiros meses de vida.

Segundo Piaget, para cada faixa etária existe um brinquedo. São eles:

1) Período Sensório Motor (0 – 02 anos)

  • De 0 a 06 meses: mordedores, chocalhos, brinquedos musicais, brinquedos de berço, ursinho de pano ou plástico, bolas com texturas diferentes para serem agarradas com as duas mãos;
  • De 0 a 12 meses: Chocalhos, mobiles de berço (onde a criança alcance com os pés e as mãos), objetos que brilham, jogos de empilhar e livros de banho com animais;
  • De 07 a 12 meses: Bonecos de plástico coloridos, tapetes de atividades, brinquedos que imitam sons, livros de banho;
  • De 12 a 3 anos: fase do faz de conta onde a criança começa a inventar histórias, brincar de casinha, jogo de encaixe;
  • De 13 a 18 meses: cubos de encaixe, caixas com objetos de forma geométricas, brinquedos de empurrar ou puxar e de montar e desmontar;
  • De 19 a 24 meses: carrinhos, caminhões, bonecas de tecido e bichos de pelúcia, livros com figuras de animais, frutas, formas e cores diferentes, telefone de brinquedo.

2) Período Pré – Operatório (02 – 07 anos)

  • De 02 a 07 anos: bolas, brinquedo educativo, brinquedo de encaixar e desmontar, brinquedos musicais, bonecas, cavalinho de balanço, fazer faz de conta, fantasias, bicicleta, balanço, quadro negro, panelas, pratos, talheres, quebra cabeça.

3) Período das Pré – Operações Concretas (07 – 12 anos)

  • De 07 a 12 anos: Jogos de regra, jogos eletrônicos, de tabuleiro, experiência e jogos com perguntas e respostas de conhecimento geral.

Comments

comments