Obesidade e Gestação

Obesidade

A obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.

A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura. Por isso, o sedentarismo é o segundo fator importante que contribui para a obesidade.

Além disso, existem os fatores genéticos, em que uma pessoa pode herdar a disposição para obesidade; ter o metabolismo mais lento, o que facilita o acúmulo de gorduras e dificulta o emagrecimento, ou ter aumento de peso por conta das oscilações hormonais.

Também existe uma influência dos fatores psicológicos, quando o estresse ou as frustrações desencadeiam crises de compulsão alimentar.

Visto que é um grave problema de saúde pública e afeta mulheres em idade reprodutiva, para você futura mamãe que está fora de seu peso, é importante se cuidar.

O peso pré gestacional é um importante fator de risco, tanto para ganho de peso durante a gravidez quanto para a manutenção do mesmo após o parto. Constituem um importante fator de risco para a mãe e para o feto, além de que mulheres que ganham o peso excessivo durante a gravidez tem três vezes mais risco de manter esse peso após o parto e aumentar ainda mais em gestações subsequentes.

Por isso, tenha uma dieta equilibrada e faça  exercícios físicos supervisionados durante e, se possível já iniciado antes da gravidez.

(Fonte:  Artigo Rev. Med. Minas Gerais 2013; 23 (1):88-98 – Anelise Impelizieri Nogueira)

Comments

comments