Identidade Sexual e Agenda de gênero.

  gender-symbols

 

Pe. Rafael Solano, no Aprofundamento:”Identidade Sexual e Ideologia de Gênero” ocorrido nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2015, no Auditório São Paulo,  dá início a sua palestra dizendo que Cristo é a novidade de todos os tempos.
No aprofundamento desse ano trataremos de um assunto muito delicado que é a ideologia do gênero, onde penso que a partir desse momento devemos estar preparados e nos preocuparmos com as novas gerações que já estão nos sucedendo e repensar a nossa forma de evangelizar.

Trago então uma reflexão sobre a sexualidade que de certa forma pode responder uma pergunta frequente:  o que eu sou? Pergunta difícil de ser respondida pelo o estilo de formação que recebemos, pois a sociedade que chegou ao século 21 não aceita o seu estado real em grande escala de percentual.  E é uma lastima contemplarmos hoje gente com 50 anos com corpo de 30 e de 70 sem rugas.

Esse fator, de dificuldade para saber e simplesmente responder, quem eu sou? nasce com ¨liberdade¨ proposta pela revolução sexual dos anos 60 e hoje catamos como consequência catastróficas, cacos dessa revolução. E assim, vejo que meu maior desafio na vida encontro em sala de aula, onde me deparo com 40 pessoas diferentes e ainda tenho que trabalhar com uma metodologia dentro do sistema cartesiano, que particularmente eu odeio, onde toda a prova tem que ter um resultado e onde um mais um sempre serão dois, ou seja, metodologias que massificam as pessoas como sendo iguais.

Um dos novos desafios da sociedade humana é saber o que é o homem e a mulher, e o sistema público, no seu intuito massificado, insiste em falar de uma realidade e de uma verdade que de longe é real. Mais isso de longe é o meu maior medo. Digo a vocês que o meu maior medo é o silêncio dos católicos. Papa Francisco por exemplo se expressou que discutir a ideologia do gênero é um retrocesso, isso nessa semana na Praça de São Pedro em Roma. E quando ele abordou esse assunto, que deveria ser muito tranquilo para os cristãos que possuem sua fé e suas convicções, deparou-se com uma praça lotada de fiéis no mais profundo silêncio.

Quando falamos de identidade sexual, muitas pessoas somente pensam em pecado e são tendenciosos a pensar que tocar nesse assunto pode tornar-se motivo de escândalo e dizem: isso não é comigo!
Essas confusões nos trazem algumas reflexões sobre o que significa sexo e sexualidade.
Fiz essa pergunta em uma escola de baixa renda de uma certa cidade, onde o nível de violência era altíssimo e a maioria das repostas eram as piores possíveis sendo que somente 20 porcento desses adolescentes conseguiram se aproximar de uma resposta satisfatória. Outra questão era: Você já teve relações sexuais? E mais de 90% disseram que sim. E a pergunta final para responder a minha pesquisa era: Aonde? E pasmem, a maioria dos adolescentes responderam disseram que foi no banheiro da escola.
E fiquei pensando no como será um desafio enorme educar a sexualidade, desses jovens em virtude das experiências que tiveram.

E, com exemplos muito corriqueiros como esse que elaborei demos duas perguntas: Gênero e sexo tem alguma relação? Gênero e sexualidade são a mesma coisa?

Na verdade o termo é muito amplo, pois hoje além de não termos o conhecimento e o recurso para elaborar e definir o que é a ideologia realmente, temos muitas interpretações errôneas que foram elaboradas pela a sociedade, que colocam o gênero como se fosse  apenas uma escolha livre pela opção de ser homem ou mulher, sem considerar o que a levou a pessoa por uma escolha por mudar de sexo por exemplo,  de modo coerente e profundo.
Assim a sociedade tenta  perverter os conceitos e colocam todas as pessoas no mesmo patamar querendo que suas ideologias sejam simplesmente engolidas por nós!
O Catecismo da Igreja Católica define que:  a sexualidade e um dom que Deus nos deu para nos expressarmos como pessoas. E assim descobrimos as nossas próprias riquezas.
O corpo e a suas dimensões devem ser resgatadas.  Devemos dar uma grande ênfase  a Teologia do Corpo, pois ele expressa a nossa transcendência de uma unidade estruturada entre corpo e alma de modo integral em tudo o que vivemos.
Tu és uma pessoa integra e é capaz de integrar-se. Os adolescentes são capazes de experimentar todas as entregas de impulsos porque não se sentem amados.
Assim, identidade sexual é compreensão até de meus desafios sexuais.
O prazer por exemplo, está muito acima da libido:   o leito do casal é o altar que levam dois corpos que expressam sua doação plena de modo integral ( Ambrósio de Milão).
A vivência da sexualidade plena leva a caminhos de conversão.

 

Luciane Ida

Enfermeira e Instrutora do Método de Ovulação Billings™

Comments

comments