Síndrome dos ovários policísticos

Entenda o que é e como tratar a síndrome dos ovários policísticos

Síndrome dos ovários policísticos

Uma alimentação adequada rica em legumes, verduras e frutas e pobre em gorduras, açúcares e sódio, juntamente com a  realização de exercícios físicos, a OMS preconiza 30 minutos diários, tem um papel essencial na saúde feminina.

Além de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, essas medidas também são ótimos aliados no tratamento da síndrome dos ovários policísticos(SOP), condição que atinge até 10% das mulheres em idade reprodutiva em todo mundo.Caracterizada pela falta de ovulação e também pelo excesso de hormônios masculinos principalmente a testosterona no organismo, a doença tem sintomas decorrentes dessas duas disfunções.

A mulher menstrua de forma irregular ou, em alguns casos, não menstrua, sendo essa principal queixa que a leva ao consultório médico.Sem ovular, ela pode ter dificuldade para engravidar. A síndrome é respónsavel por 30% dos casos de infertilidade feminina.

Além disso, é comum apresentar excesso de pêlos no corpo, alterações na pele como aumento da oleosidade, espinhas e cravos, e ovários de volume aumentado por causa da presença de cistos na superfície desse orgão. Outra característica importante da doença é o aumento de peso.O sobrepeso é um sintoma, mas também uma causa.

As alterações hormonais por si só podem levar ao sobrepeso, mas ele também pode estar realcionado à resistência de insulina, e dessa forma levar à síndrome. As estimativas mundiais calculam que 50% das mulheres com síndromes dos ovários policísticos tenham sobrepeso ou obesidade, e o ganho de peso piora a condição da doença, explica o Dr Mariano Tamura, ginecologista do Einstein.

Hoje existem várias formas de tratamento, vou falar da alimentação balanceada e da prática de atividade física que tem um papel fundamental no tratamento da SOP, principalmente se estiver ligação com o excesso de peso e a síndrome metábolica.

A mudança nos hábitos como evitar açúcares, comidas gordurosas, dar preferência aos alimentos integrais, frutas, legumes e verduras isso aliado a uma prática de atividade física, e temos atividades para todos os gostos (zumba, caminhada, exercícios funcionais, corrida, jump, spinning e outras)  ajuda a mulher a recuperar sua fertilidade.

A mudança de hábitos garante a mulher uma qualidade de vida principalmente em idade fértil.

Michele Barros

Centro de Formação Famílias Novas.

Comments

comments