Infertilidade-ovulação inadequada

Infertilidade-ovulação inadequada

O ciclo com fase lútea curta (menor que 11 dias) é infértil devido a ovulação inadequada e formação insatisfatória do corpo lúteo (corpo amarelo).

Quando a ovulação é normal, após uma onda maciça adequada do hormônio luteinizante(LH), o corpo lúteo é formado no folículo a partir do qual o óvulo foi liberado. Os hormônios produzidos pelo corpo lúteo são a progesterona e o estrogênio. Estes produzem efeitos nos orgãos reprodutivos, preparando-se para uma eventual gravidez.

Se a concepção ocorreu, o corpo lúteo é preservado pelos hormônios liberados pelo embrião em via de implantação para manter a produção dos hormônios estrogênio e progesterona, sustentando a gravidez.Caso a concepção não tenha ocorrido, o corpo lúteo começa a regredir cerca do dia 6 e os níveis dos dois hormônios vão declinando gradativamente, eliminando sua influência no crescimento endometrial que entra em colapso e sangra ao redor de 2 semanas após a ovulação. Isso é chamado menstruação, um sangramento típico de deprivação ou “Withdrawal”.

O intervalo normal, consistente com a fertilidade, é de 11 a 16 dias entre a ovulação e a menstruação.

Fonte:Ensinando a Método da ovulação Billings -Evelyn L. Billings e John J. Billings

Comments

comments