Alimentação e fertilidade?

 

Alimentação e fertilidade?2

Você pode estar se perguntando se existe alguma relação entre alimentação e fertilidade, neste texto espero responder a esta pergunta de maneira simples e clara.

Estudos recentes mostram que a infertilidade atinge de 8 a 15% dos casais, os motivos apontados é a má qualidade do sêmen, estilo de vida e a dieta.

A obesidade e sobrepeso trazem múltiplas consequências à saúde da mulher, inclusive distúrbios ligados a fertilidade, então a redução de peso, mudanças nos hábitos alimentares e atividade física podem ajudar na solução do problema.

A gordura trans está relacionada com aumento de 73% de risco de infertilidade, vale também para os alimentos com alto índice glicêmico, importante ficar atento aos rótulos, dar preferência ao que são livres de gorduras trans.

A alimentação precisa ser balanceada com  frutas, legumes, verduras, rica em vitaminas e minerais.

Utilizar as gorduras boas presentes no azeite, óleos vegetais, peixe que são ricos em Ômega 3 e Ômega 6 , que facilita a penetração do espermatozoide e saída do embrião que vai implantar no útero.

Reduzir a ingestão de gordura animal, que encontramos na manteiga, banha, toucinho, leite e laticínios integrais.

Reduzir a ingestão de açúcar e carboidratos que chamamos de refinado, os pães, pães recheados, biscoitos doces e amanteigados, refrigerante, chocolate branco e ao leite.

Prática de exercícios regulares conforme a necessidade e saúde.

Evitar alimentos embutidos (linguiça, salsicha, hambúrgueres, presunto, peito de peru, mortadela etc.)

Lembrando que a mudança dos hábitos alimentares e adoção de um estilo de vida mais saudável é um complemento do tratamento para a infertilidade.

Centro de Formação Famílias Novas.

 

Comments

comments