Terapia hormonal de reposição

Terapia de reposição hormonal

A tendência atual de prescrever terapia hormonal de reposição em todas as mulheres durante períodos de tempo prolongados, se baseia na suposição de que a terapia protegerá a mulher tanto da osteoporose quanto de doenças cardiovasculares, pois estas duas condições são devidas à deficiência de estrogênio e a menopausa não é evento natural.

A constatação deveria ser analisada.A menopausa é evento que ocorre na natureza, sendo, deste modo, natural.Mulheres não são todas iguais e necessitam de avaliação individual antes de prescrever hormônios sintéticos por qualquer problema que possam  ter. A deficiência do estrogênio não é a única explicação para os distúrbios do estado perimenopáusico, a reposição de estrogênio também não é o único remédio, ou mesmo, remédio sem complicações. O fato de ser natural uma mulher na pós-menopausa ter níveis baixo de estrogênio, poderia sugerir que não é saudável para ela ter níveis elevados dele. Alguns pesquisadores têm alertado sobre o risco aumentado do câncer da mama, devido à administração de estrogênios, o assunto ainda está sendo pesquisado. É sabido que estrogênios causam hiperplasia endometrial; deste modo, progestogênios são necessários para compensar este feito, efetuando descamação completa do endométrio.

Os progestogênios sintéticos têm os seus próprios problemas, causando vários sintomas desagradáveis.Eles são acusados de neutralizar qualquer efeito benéfico dos estrogênios, de prevenir problemas cardiovasculares, mas também podem provocar problemas de sangramento, que devem ser diferenciados de outras patologias, como também episódios de sangramento devidos à medicação estrogênica.

Alguns dos desconfortos locais, causados pelos níveis baixos de estrogênio, tais como os distúrbios urinários e a secura da vagina, respondem bem à administração local de cremes de estrogênio.Deve ser lembrado que estes são absorvidos na circulação sanguínea, e, se usado extensivamente, devem ser acompanhados da progesterona, a fim de proteger o endométrio.Normalmente aplicações intermitentes têm sido suficientes para aliviar estes problemas.

Algumas mulheres não toleram muito bem as ondas de calor, tendo um sono perturbado e sentindo um efeito de grande cansaço.O fato de os estrogênios naturais da mulher terem níveis flutuantes, nesta época, significa que as ondas de calor desaparecerão naturalmente, de vez em quando, às vezes em várias semanas, quando os níveis de estrogênio aumentam, com retorno delas mais tarde, quando os níveis baixam novamente durante várias semanas de vez. Por esta razão, no caso de se considerar a terapia de estrogênios de reposição para as ondas de calor, esta deve ser administrada apenas durante um curto período de tempo, não mais de 3 a 4 semanas, quando as ondas de calor são severas.Após esse período, deve ser descontinuada, a fim de deixar o corpo se ajustar gradativamente aos níveis flutuantes de estrogênio, até que, eventualmente, os níveis tornam-se em nível pós-menopáusico e a fisiologia da mulher faz uma adaptação natural.

Cada mulher deve ser avaliada individualmente, e curtos períodos de terapia hormonal de reposição podem beneficiar algumas mulheres.

Fonte:Ensinando o método da ovulação billings – Evelyn L. Billings John J. Billings

 

Comments

comments