Testemunho do Método de Ovulação Billings

amamentacao_pai

Entenda nesse belo testemunho como o método de ovulação billings respeita o corpo da mulher e ajuda na descoberta de doenças como o câncer de ovário.

Testemunho de Daniela de Velasco Lino Gomes e Ricardo Ghilardi Gomes – Projeto Família do Céu aqui na Terra (Goiânia)

Por ter conhecido a Deus e lutar dia a dia para seguir Teu caminho, hoje estou viva. A história minha e de toda a família começa a ter uma grande reviravolta em 2007, quando entramos para o projeto Família do Céu aqui na Terra, da Comunidade Luz da Vida. Lá, através da instrutora Cláudia,  fomos apresentados ao Método  de Ovulação Billings. Logo no primeiro momento que conhecemos o método começamos a vivê-lo. Primeiramente  com o objetivo de espaçarmos as gestações, pois nossa filha Laura estava com 1 ano e meio na época.

Rapidamente entendemos o que é estarmos abertos à vida e logo sentimos o desejo de ter uma nova gestação. Começamos a utilizar o Método de Ovulação Billings para conseguirmos uma nova gravidez. Passaram-se vários ciclos menstruais e a cada um era uma espera de uma nova vida concebida, porém isto não acontecia. Poderíamos seguir dois caminhos: o da tristeza, o da revolta de não conceber; ou o caminho da esperança que algo novo estava por vir. Com a graça de Deus, escolhemos a esperança que sempre era renovada.

Em 2009, estivemos  na Comunidade Católica Canção Nova para um encontro com as australianas Marian e Marie e nos graduamos como instrutores do Método de Ovulação Billings. A esta altura eu já conhecia meu corpo e os sinais de fertilidade e infertilidade que ele me mostrava durante o meu ciclo. É importante relatar que o Método de Ovulação Billings está baseado na auto-observação do corpo da mulher, fazendo com que esta conheça se o seu aparelho reprodutor está saudável ou não, indicando qualquer alteração da normalidade de seu organismo.

Dessa forma, percebi que havia algo de errado no meu ciclo menstrual, pois não estava ovulando e procurei um médico para investigar o que era. Após alguns exames, verificou-se que minhas trompas uterinas estavam obstruídas e o médico me indicou a inseminação artificial, pois seria muito difícil desobstruí-las. Eu e meu esposo decidimos em não fazer, pois queríamos que fosse natural e ainda precisávamos descobrir  o que poderia estar bloqueando minhas trompas. Com a cirurgia para a desobstrução, descobrimos que eu tinha um tumor maligno de ovário.

A notícia de um câncer nos tirou o chão: sofremos, choramos e, por muitas vezes, tivemos medo e incertezas. Observava o sofrimento e o medo de todos que estavam a minha volta. Olhava nos olhos de cada um deles e via o olhar de Jesus para mim e compreendia o quanto era importante eu lutar contra esta doença terrível e continuar a viver para cumprir minha missão de viver o céu aqui na terra. Fui para a cirurgia de remoção do tumor em dezembro de 2009 com a esperança de tirar apenas um ovário e uma trompa doentes, porém o tumor já estava espalhado por todo o meu aparelho reprodutor e com isso saí da cirurgia estéril e com o sonho de gerar mais filhos destruído. No entanto, acima de tudo, eu estava viva para servir Aquele que me salvou, para meu esposo, para minha filha, meus familiares e amigos, enfim, para todos que me amavam.

Por muitas vezes desanimei, mas no mesmo instante uma força maior me levantava e fazia com que o câncer não tirasse minha alegria de viver. Durante a quimioterapia eu clamava para que o Senhor derramasse Teu Sangue precioso sobre os medicamentos e viesse curar a mim e a todos que estavam comigo no hospital. Pedia força para suportar todos os efeitos colaterais. Raspei meu cabelo com a certeza da vitória e tomei posse da minha cura.

Foram seis meses de quimioterapia que não me fizeram abandonar as missões que Deus tinha para mim, pelo contrário, era só eu melhorar e lá estava eu instruindo casais a viverem o Método  de Ovulação Billings e treinando aqueles que desejavam ser instrutores. O que realmente importa é como vamos passar pelos sofrimentos, de que maneira nos relacionaremos com as pessoas e com Deus durante os momentos difíceis.

Um mês após o término de minha última sessão de quimioterapia, Deus já me dava meu segundo filho, João Vitor, que veio me ensinar o amor verdadeiro, que não espera nada em troca, o amor Ágape, pois não foi gerado em mim, mas se tornou parte da minha família. No mesmo ano e mês que eu fui para a cirurgia, nosso presente de Deus nasceu prematuro extremo, muito frágil e debilitado. E mesmo sem ainda nos conhecermos,  ao mesmo tempo que eu lutava para viver, ele também lutava. Passou por várias vezes em UTI com enfermidades graves, mas foi guerreiro. Quando nosso filho chegou, ficamos anestesiados e nos perguntávamos: “Meu Deus, que amor é esse?”. Nosso coração não cabia dentro de nós. A nossa filha, mesmo com apenas 4 anos, olhava para ele e chorava dizendo que já o amava. O sonho dela e  o nosso estava sendo reavivado naquele momento.

Hoje posso afirmar que nenhuma doença vem para a morte, mas sim para a Glória de Deus! Basta estarmos abertos à vida, ao amor e à vontade Dele. Atualmente vivemos o método por amor. Podemos ajudar as famílias a gerar novas vidas ou espaçar os nascimentos sem utilizar a contracepção. No entanto, o nosso maior chamado está em mostrar para os casais que o Método de Ovulação Billings pode e deve ser usado como diagnóstico para possíveis doenças no aparelho reprodutor masculino e feminino.

Fonte: Filhas de Maria- O universo da mulher católica

Comments

comments