Centro de Formação Famílias Novas serviço de saúde sexual e reprodutiva no Posto Médico Padre Pio

A saúde reprodutiva e sexual é compreendida como meio indispensável para melhoria da saúde, mas também como um direito humano. Contudo, na sociedade atual, na maior parte das vezes se oferece a uma informação despersonalizada da mesma desconsiderando a saúde como o resultado de uma vivência integral dos diferentes aspectos que compõe a pessoa humana.

O Centro de Formação Famílias Novas (CFFN) é um dos serviços de saúde oferecidos no Posto Médico Padre Pio que tem como propósito reeducar as pessoas, em uma redescoberta do valor e do significado da própria sexualidade. 

É a partir de uma visão integral, considerando a saúde não apenas como ausência de enfermidades, mas, sendo “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, que o CFFN tem desenvolvido um trabalho de excelência. Muito mais do que um serviço em prol da saúde, ele tem proporcionado um encontro da pessoa com ela mesma e consequentemente com a saúde que ela comporta. Essa abordagem faz toda diferença no trabalho desenvolvido pelo Posto Médico Padre Pio possibilitando que a pessoa seja restaurada em sua saúde física, mental e espiritual e a partir de então reinserida de uma forma nova no meio em que vive.

Não de maneira empírica mas, cientificamente fundamentado, o CFFN ensina a mulher a se autoconhecer, a acompanhar os sinais naturais de seu corpo e as mudanças hormonais proporcionando entre outras coisas o conhecimento da fertilidade. Dentre os diversos serviços desempenhados, o MOB se mostrou nestes anos como uma ferramenta preciosa para ajudar a mulher a identificar doenças ginecológicas, problemas de ordem endocrinológica, metabólica ou infecções.

O trabalho realizado pelo Centro possibilitou inúmeros casos de diagnóstico precoce de doenças, que puderam ser são tratadas em tempo hábil não apenas sendo eficaz nas realidades referentes a fertilidade, mas também, contribuindo no tratamento de outras doenças, tais como problemas endocrinológicos e metabólicos, alterações anatômicas, doenças inflamatórias pélvicas e até neoplasias.

Diante deste trabalho competente e essencial para a formação de homens e mulheres novas para o mundo novo, quero deixar aqui o meu agradecimento a todos os profissionais que nestes dez anos de alguma forma doaram a sua vida nesta missão. São João Paulo II dizia que o homem continua desconhecendo a verdade porque não conhece a si mesmo.

Obrigada por serem propagadores da verdade ajudando os nossos pacientes a se conhecerem e viverem de forma mais plena.
Que venham mais 10 anos!

Marcela Martins da Cunha

Gestora da Área de Saúde Posto Médico Padre Pio

Comments

comments