Instinto Genital X Tendência Sexual

Diferença entre instinto genital e tendência sexual.

Você sabe a diferença entre instinto genital e tendência sexual?

O instinto genital se refere aos animais irracionais, pois eles não têm a reflexão. Então Deus lhes deu uma programação para que façam tudo corretamente. Por exemplo: quando há o instinto de fome, o animal procura o seu alimento, e divide com os outros. Não existe obesidade no reino animal. E seu instinto genital é absolutamente perfeito. O macho fica excitado quando a fêmea entra no cio. Não há separação entre prazer e procriação, tudo é feito ao mesmo tempo.

E com a espécie humana?

Na espécie humana muda tudo. Nós somos dotados da razão e reflexão. Então não somos programados pelos nossos instintos. Quando há alguma necessidade, temos que programar como vamos atender ela. Isso acontece, por exemplo, com a fome. Quando tenho fome, posso decidir se vou comer ou não. Escolho o horário, os alimentos, se vou comer demais ou pouco, se vou fazer jejum etc. Tudo isso porque sou livre do instinto, tenho liberdade para atender ou não essa necessidade. No ser humano se usa a palavra “tendência”. 

Por que tendência? Eu tenho a tendência de atender aquela necessidade. E a partir daí vem as tendências de fome, da autopreservação, da genital, entre outros. Dentro disso, há duas normas personalistas. A norma negativa diz: nenhum ser humano pode ser comprado, vendido, alugado, emprestado ou usado. Em seu aspecto positivo diz: toda relação entre seres humanos deve ser sempre baseada no amor. 

Essa tendência se aplica quando um homem se aproxima de uma mulher e vice-versa. Então recebe o nome de tendência sexual. Há uma conexão entre a sexualidade com o amor. Quando surgir uma atração entre um e outro, ela deve ser para amar. No sentido evangélico do amor: dar a vida pelo outro.

– Dr. Eurico Malagodi. 

 

Acompanhe o Seminário Sexualidade e Família pelo nosso canal do YouTube, e fique por dentro do blog.

Comments

comments