Billings™

Saiba mais sobre o Método Billings™

O Método de Ovulação Billings™ é um método que baseia-se na identificação do período fértil por meio da auto-observação, com relação às mudanças do muco cervical e à sensação de umidade na vagina ao longo do ciclo menstrual.

O ciclo menstrual é dividido em duas fases: e fase pré-ovulatória ou folicular que compreende o primeiro dia do ciclo até o dia da ovulação; e a fase pós-ovulatória ou lútea que vai desde o dia seguinte da ovulação e o início da próxima ovulação¹.

Embora o início da menstruação seja a referência para o início do ciclo reprodutivo na mulher, os processos endócrinos que levam ao desenvolvimento folicular e à ovulação começam mais cedo. O primeiro evento hormonal no ciclo é o aumento do nível de FSH, que é responsável pelo recrutamento de uma nova coorte de folículos. Esta elevação da FSH ocorre tardiamente na fase lútea . Este hormônio é produzido na adeno-hipófise com liberação provocada pelo GnRH, hormônio produzido no hipotálamo. Com a elevação do FSH agindo diretamente nos ovários ocorre um estímulo para a produção do estradiol.

A avaliação do muco cervical se dá em dois estágios: fase pré-ovulatória, onde ao término da menstruação pode começar uma fase seca, que não tem muco, ou com sensação igual e contínua na aparência e na sensação.

E a fase ovulatória em que o muco cervical inicialmente é esbranquiçado, turvo e pegajoso; sob ação estrogênica, vai se tornando a cada dia mais elástico e lubrificante, semelhante à clara de ovo (transparente, elástico, escorregadio e fluido),produz na vulva uma sensação de umidade e lubrificação, indicando o tempo da fertilidade³.

O Método de Ovulação Billings™ cumpre aquilo que se espera dele. Ele se baseia no reconhecimento da fertilidade mediante a percepção da sensação de umidade ou secura vulvar. Pode ser utilizado em caso de ciclos regulares e irregulares. Requer do casal um período de aprendizagem com  instrutores capacitados. O auto-reconhecimento da fertilidade e da infertilidade possibilita a mulher conhecer seus próprios padrões  sendo  capaz de detectar uma gama de desordens ginecológicas.

Saiba mais em nossas redes sociais, clique aqui