Grave profanação da Confissão - Sacrilégio

O jornal do Vaticano, “L”Osservatore romano”, definiu hoje de “ultraje ao sentimento religioso” a reportagem publicada na revista italiana “L”Espresso” que reúne as respostas de sacerdotes a falsas confissões sobre temas éticos e sociais da atualidade.

A reportagem que “L”Espresso” publica esta semana em sua capa inclui as respostas dos sacerdotes aos falsos problemas expostos pelo jornalista sobre temas como o uso do preservativo para evitar a aids, a pesquisa sobre células-tronco embrionárias e o homossexualismo.

Para o jornal do Vaticano, se “profanou um sacramento”, “ultrajando o sentimento religioso dos fiéis e enganando a boa fé dos sacerdotes com graves lesões à inviolabilidade do ministério pastoral”.

A reportagem queria provar o que pensavam os sacerdotes das paróquias italianas quando são apresentados a casos reais sobre temas nos quais a Igreja Católica expressou claramente sua doutrina, como o uso do preservativo e o homossexualismo.

“L”Osservatore romano” define a reportagem como uma “vergonha”, um “episódio de gravidade inacreditável” e acusa a revista de ter ultrapassado “os limites impostos pela deontologia profissional”. (Fonte:

É inacreditável que um jornal de uma nação civilizada como a Itália pudesse cometer tamanha falta de respeito contra a fé católica, contra a Igreja e contra o povo cristão. Violar o segredo da Confissão é algo que a Igreja pune com a sua pena mais pesada: a excomunhão. Realmente houve um sacrilégio contra a Sagrada Confissão. Neste Sacramento Jesus Cristo perdoa os pecados do penitente devidamente arrependido com o preço do Sangue que derramou na Cruz.

A primeira coisa que Jesus fez após a sua Ressurreição, no próprio domingo desta, foi instituir este Sagrado Sacramento: “Recebei o Espírito Santo; aqueles a quem perdoardes os pecados, os pecados serão perdoados; aqueles a quem os tiver retidos, os pecados serão retidos” (Jo 20,22).

O “L´Osservatore romano” tem toda a razão em definir a reportagem como uma “vergonha”, um “episódio de gravidade inacreditável” que ultrapassa todos os limites da ética e do respeito com a religião. Sem dúvida o triste episódio terá desdobramentos; e se espera que com urgência o jornal “L”Espresso” peça desculpa pelo que fez.

Este episódio, inacreditável, mostra o baixo nível que chegou esta geração que comanda a imprensa no mundo. Mais uma vez é preciso dizer aqui que os católicos não podem ficar inertes e silenciosos diante de tão grande sacrilégio; sem violência, é preciso protestar e defender a nossa fé, inclusive nos tribunais de justiça.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1374157-EI312,00.html

Prof. Felipe Aquino


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino