.É de se lamentar que frei Betto, mais político do frei, mais agitador do que teólogo, mais uma vez coloque suas palavras de desconfiança em relação ao Papa Bento XVI, e tente  jogá-lo contra o saudoso papa João Paulo II e contra nós católicos; nesta hora sublime em que o esperamos com alegria e espectativa.É interessante que frei Betto tanto criticou o Papa João Paulo II em vida, e agora o queira confrontar com Bento XVI. Será que Betto já se esqueceu que durante 25 anos esse homem de Deus foi o assessor principal de João Paulo II, como Prefeito da Congregação da Fé? Homem de sua confiança absoluta?Será que Betto já se esqueceu que foi o então Cardeal Ratzinger que mostrou ao mundo em 1984 que a Teologia da Libertação é a pior heresia que a Igreja já enfrentou, uma vez que reinterpreta o Cristianismo em chave marxista? Ou será que ele espera que agora, feito Papa, Bento XVI venha abençoar a heresia? Espere sentado!Betto é malicioso e maldoso, preconceituoso em relação ao Vaticano e ao Papa; por outro lado sabe badalar Lula e seu governo. Betto não agüentou o mau cheiro da corrupção instalada no Planalto e o deixou na surdina, pelas portas do fundo, sem ter  a coragem de dizer ao povo, às claras, por quê. Você Betto está nos devendo esta resposta. O seu livrinho “A mosca azul” não enganou a ninguém. E agora vem questionar Bento XVI; quem é você?Que arrogância é esta de ousar questionar o  Papa ou lhe ensinar o que ele deve dizer a nós brasileiros? Você é melhor do que ele? Você se acha mais assistido e guiado pelo Espírito do que o Papa?Você agora vem, mais uma vez, como um lobo vestido de ovelha, querer jogar o rebanho contra o Pastor, na hora em que as ovelhas se preparam para recebê-lo a primeira vez no Brasil. Sim, meu caro Betto, eu vou dizer a você desde já o que Bento XVI vai dizer no Brasil. Ele vai dizer o mesmo que João Paulo II diria. Ele vai dizer, sim, que a Igreja está do lado dos pobres, mas não aceita a teologia da libertação marxista, que quer  acabar com a miséria pela guerra de classes e pela semeadura de ódio nos corações dos pobres. Ele vai dizer, sim, Betto, o que João Paulo disse em Puebla: “esta visão de Jesus como um revolucionário de Nazaré não se coaduna com a fé da Igreja”. Cristo veio para “tirar o pecado do mundo” (Jo 1, 29) e não para fazer política e agitação social.

Ele vai dizer, sim, que a Igreja está do lado da vida e rejeita o aborto, a camisinha, o casamento de homossexuais, a manipulação de embriões, a eutanásia, a inseminação artificial… a clonagem humana; tudo isso que João Paulo II tanto condenou e que você nunca fala…

Ele vai dizer, frei Betto, que todo católico deve amar e respeitar a Igreja, e obedecer o Papa, pois como disse Paulo VI: “quem não ama a Igreja não ama Jesus Cristo”. Sabe, Betto, depois de ler tanto desaforo seu aos Papas e à Santa Sé, eu tenho vontade de lhe perguntar: o que você ainda está fazendo na Igreja católica? Se você continuar frei (?) na Igreja, vai ter de aceitar Bento XVI, porque ele foi escolhido pelo Espirito Santo!.Prof. Felipe Aquino
Site:
www.cleofas.com.br . 

55 Comentários

  1. Jorge e Neli

    Também temos, infelizmente, “freis Bettos” em Portugal. São sempre modernaços, vanguardistas, de pensamento invador…. Mas, na verdade, a única coisa que conseguem é lançar confusão… e desacreditar-se a si próprios.
    O pior é que, por vezes, lançam mesmo confusão em espíritos mais débeis e inseguros. Fazem mal a muita gente – e contribuem para desacreditar a Igreja aos olhos dos não crentes.

    Já agora, Prof. Felipe: quem é esse tal frei Betto?

    Lemos sempre com muito agrado as suas oportunas e esclarecidas palavras. Não perdemos a “Escola da FÉ”.

    Um abraço!
    Jorge e Neli

  2. Wilson Junior

    O texto do professor Felipe é de uma coragem surpreendente e concordo também.
    Pena que pessoas como o Frei Beto, em geral, não lêem nem debatem suas opiniões, simplesmente a expõem, como se fosse a verdade absoluta descoberta por ele.
    Seria ótimo se Frei Beto tivesse a oportunidade de ler o texto e comentá-lo, mas isso não deve acontecer, pois (aparentemente) ele não quer debater, mas como todo comunista quer impor sua opinião.

  3. Prezado Prof. Felipe,

    Mais uma vez fico feliz em ver seus escritos. Eu li este artigo infame escrito pelo “frei Beto” no Correio Braziliense e fiquei indignado que este homem ainda se chame de catolico. E o pior que ele tem projecao nacional por ter servido no Planalto. Este realmente e’ um herege de marca maior. Ser criticado por nao-catolicos e’ aceitavel mas ver o criticismo de quem foi formado para ser representante da Igreja e’ doloroso. Espero que o tal “frei Beto” tome vergonha na cara e sai da Igreja. Obrigado pelo seu artigo muito apropriado.

  4. Este texto não é do professor Felipe! Não é o estilo dele!!!

  5. Parabéns Prof. Felipe!
    É por esta coragem de defender o Santo Padre e em geral a Santa Igreja que sou seu admirador desde a primeira vez que o ouvi na Rádio Canção Nova, lá pelos idos de 1992.

    Lí a carta do Frei(?) Betto no Portal Católico e indignei-me com o lixo publicado. Mandei um scrap no orkut para o Pe. Oswaldo (dono do Portal) e logo recebi outro em que o padre dizia que publicou no PC uma resposta ao Betto de sua autoria. Que alegria ao lê-la. Como é bom ter alguem como o senhor para nos representar neste tipo de manifesto.

    Que Deus continue abençoando-o e à sua família.

  6. Parabéns, professor, por palavras tão claras e sensatas. Há muita coisa que está na Igreja que não é da Igreja.

    Nós amamos Bento XVI e é isso que vamos espalhar aos quatro cantos deste país em maio próximo.

    Concordo plenamente com suas palavras.

  7. transcrevo abaixo resposta do Ms. Claudemiro Godoy do Nascimento.

    Estimados companheiros e companheiras da caminhada,

    Fiquei, sinceramente, perplexo com esta Má-Nova que acabo de receber dos irmãos e irmãs do grupo Teologia da Libertação. Estou ainda absorvendo as palavras desse católico fervoroso e defensor de uma cristandade medieval que chega ao extremismo e fundamentalismo religioso. Sempre tive receio de suas abordagens. Até porque são abordagens sem contextualizações, sem nenhum fundamento do que-fazer teológico, sem nenhuma visão da realidade de nosso povo que ainda clama pela Páscoa.

    Mas, permitam-me refletir os comentários por ele abordados. O Sr. Felipe Aquino (que poderíamos chamar de O Inquisidor) faz uma pequena fogueira aos tempos do Index da Santa Inquisição a partir do artigo de nosso irmão e companheiro de caminhada Frei Betto intitulado: O Brasil aguarda o Papa. Nele, Frei Betto faz algumas abordagens interessantes sobre a importância da Conferência Episcopal e sobre a viagem do Papa Bento XVI à América Latina. Faz alusões sobre as reflexões de Medellín e Puebla que devem ser mantidas no espírito da Tradição. Sinceramente, não vi nada contrário a fé católica e, acima de tudo, cristã pela análise de Frei Betto. Ao contrário, percebi uma profunda vontade de colaborar para a compreensão da visita do Papa que não deve vir ao Brasil para ser um Pop Star (como estão acostumados a tratar na Canção Nova os padres cantores), mas para partilhar, no Espírito do Concílio Vaticano II, as alegrias e esperanças da Igreja Latino-Americana.

    Mas, o Sr. Felipe Aquino se ofendeu com o artigo de Frei Betto. Lembro-me de um artigo de Frei Betto quando fazia filosofia na UCG em Goiânia sobre ele e o Padre Marcelo Rossi, seria possível um encontro dos dois. Para Frei Betto seria sim possível, mas improvável. Pois Frei Betto não freqüenta os mesmos locais que Padre Marcelo. E seria impossível Padre Marcelo ir nas CEBs, nas periferias, nos assentamentos rurais, nos locais onde estão os mais pobres e excluídos da sociedade. Considero o mesmo para o Sr. Felipe Aquino e, até por isso mesmo, não deve conhecer a história das comunidades e acaba desrespeitando Frei Betto.

    Felipe Aquino começa atacando conforme prevê e reza o código dos neoconservadores direitistas católicos ligados sobretudo a RCC e ao Opus Dei. Vamos acusá-lo de fazer política… Contudo, esse senhor que se é um engenheiro e se apresenta como teólogo se esquece que suas palavras são políticas, não a política de Frei Betto e, muito menos a política do Reino, a política do projeto de Jesus. Trata-se de uma política já conhecida por todos nós, a neoliberal, capitalista (ou não seria capetalista), conservadora, a mesma política defensora da propriedade privada e dos direitos reservado para poucos. Assim, sua primeira frase é dicotômica. E pior ainda, para desqualificar mais a pessoa de Frei Betto o chama de agitador social, típico daqueles que colocaram Frei Betto por quatro anos no Cárcere durante a Ditadura Militar. Pergunto: Seria esse Sr. Felipe Aquino defensor do Regime e do Golpe Militar no Brasil? Precisamos averiguar, já que ele tenta de todas as formas atacar os que lutam pela liberdade integral da pessoa humana, pela democracia e pelos direitos humanos.

    Frei Betto não tenta jogar um Papa contra o outro. Parece que o Sr. Felipe Aquino não consegue ler numa perspectiva hermenêutica e descobrir que existem diferenças entre ambos. Depois disso, começa a chamar Frei Betto somente pelo nome sem o frei já querendo dar o atestado de “ex-comunhão” a nosso irmão. Parece que esse homem tem sede de poder mesmo, quer fazer as vias da Congregação para a Doutrina da Fé e lascar excomunhão e fogueira em todos os que se colocam numa posição diferente da dele. Isso me dá um cheiro de cristandade romana querendo retornar e de perseguição fundamentalista pairando sobre nossas cabeças.

    Mas o pior ainda está por vir. Chama a Teologia da Libertação de heresia. Bom, pelo que eu saiba e entenda, os documentos ao qual ele se refere trata-se LIBERTATIS NUNTIUS (1984) e LIBERTATIS CONSCIENCIA (1986) no qual o então Cardeal Ratzinger, prefeito da Congregação da Fé, veio promulgar juntamente com João Paulo II. No entanto, em nenhum momento, os documentos falam de heresia da Teologia da Libertação. Penso que o Sr. Felipe Aquino talvez tenha tido mais um surto de poder e de saudades da Inquisição, da fogueira e das Ditaduras Militares que mataram tantos cristãos e cristãs, entre eles, o nosso bispo ameríndio Dom Oscar Romero.

    Para se ter uma idéia, a Teologia da Libertação não interpreta o cristianismo sob a chave marxista. O marxismo, assim como outras metodologias, são mediações hermenêuticas para se entender a realidade do povo, sua situação sócio-economica e macro-estrutural. Agora, interpretar o cristianismo, isso não é função da Teologia da Libertação. A Teologia da Libertação levanta considerações acerca do cristianismo e tem todo o direito por se tratar de uma teologia. No entanto, caso o Sr. Felipe Aquino seja contrário à liberdade científica, que passe então a condenar as ciências sociais e toda ciência humana por usar as mediações marxistas. O engraçado que há uma demonização de Marx, mas ele não aborda as barbáries como já dizia F. Adorno dos defensores do nazismo e dos fascismos de toda ordem, como aqueles praticados por José Maria Escriva que foi sacralizado nos altares católicos.

    Depois, o Sr. Felipe Aquino parte para o ataque pessoal a Frei Betto e sua relação com o PT e o Governo Lula. Mas já era esperado, não se assustem. Devemos entender o contexto dos ataques. Felipe Aquino pertence a Canção Nova, uma organização que pratica a Teologia da Prosperidade de forma declarada. Essa mesma organização é extramamente ligada ao PSDB, a Serra e, principalmente a Geraldo Alckiman (este ligado a Opus Dei). Falar de corrupção no governo Lula, mas se esquece dos governos de FHC. Por que será? Por que abordar sobre a presença de Frei Betto como assessor do Fome Zero e se esquecer que os governos e a ideologia defendida por ele, política portanto, não fizeram nem sinais para transformar a situação de miserabilidade do povo brasileiro? Por que será? Não há motivos da saída de Frei Betto do palácio do Planalto, apenas convicções. Convicções do Reino que o Sr. Felipe Aquino nega, pois coloca a estrutura da Igreja acima do Reino de Deus. E o pior de tudo, como fazem os defensores da RCC, reproduz a frase de Jesus: “Meu Reino não é deste mundo”… De fato, Sr. Felipe Aquino, talvez seja de Plutão ou de alguma galáxia desconhecida. O mais interessante é que ele solta as palavras sem verificar o contexto. A quem Jesus disse isso? A Pilatos, todos nós sabemos. Mas por que disso isso a Pilatos? De que Reino Jesus estava falando? De que mundo Jesus estava falando? Se o Reino de Jesus não fosse desse mundo, Jesus nem teria realizado seu ministério. De fato, Sr. Felipe Aquino, o Reino de Deus não pertence aos palácios romanos de ontem e de hoje ou o senhor se esqueceu do Evangelho de Mateus 25. Só falta-me dizer que não foram as comunidades de Mateus que escreveram o Cap. 25 e que foi Marx.

    Quem é Felipe Aquino para falar de luta de classes. Será que ele sabe realmente o que significa luta de classes? Sinceramente, o que vi nestas palavras são aberrações profundas. Evidente que o senhor é contra a luta de classe, mas a Teologia da Libertação nunca fez apologia à luta de classe, pregou os direitos sociais, a igualdade, a fraternidade, a justiça social. Pelo que parece estampado em suas palavras as coisas devem continuar como estão… os ricos sendo ricos e os pobres sendo pobres… e os pobres não se preocupem, sigam a Igreja Católica que irão para o céu. Faça-me o favor. Esse discurso é bem conhecido. Trata-se de um discurso político, logo o Sr. Felipe Aquino que acusou Frei Betto de político.

    Pelo visto, o Sr. Felipe Aquino também é contra os movimentos sociais. Percebamos irmãos e irmãs da caminhada. Ele é contra Frei Betto, contra o Reino de Deus, contra o MST, contra os sindicatos, contra a Conferência (pois coloca a vinda do Papa acima da Conferência). Mas ele é a favor de quem: da injustiça social? Da mais-valia? Da propriedade privada? Do capitalismo? De G. W. Busch? Dos Estados Unidos contra o Iraque e o Afeganistão? Caro Sr. Felipe Aquino, perceba sua contradição, se Jesus veio tirar o homem da situação de pecado e morte, não seria nossa missão enquanto discípulos e discípulas Dele também arrancar o homem do pecado da propriedade privada, do pecado da fome, do pecado das injustiças sociais, do pecado de uma cultura de morte que implanta cada vez mais nesta sociedade de consumo que o senhor tanto defende em seus programas na Canção Nova? Mais uma contradição.

    Para o senhor, mesmo que o Papa erre tudo está valendo. Devemos seguir o Evangelho ou o Papa? É uma pergunta difícil, mas sei sua resposta e não precisa dizer. E quanto a Frei Betto sair da Igreja Católica, essa foi demais. O Sr. Felipe Aquino cogita a saída e tenta influenciar a Ordem Dominicana (que jamais aceitará inferferência de um Inquisidor) a banir Frei Betto da comunidade religiosa e da Igreja? Em tempos em que a Igreja se opõe a exclusão social e religiosa o Sr. Felipe Aquino propõe a exclusão indo contra o Magistério da Igreja do Brasil e a contra aos documentos da CNBB. Ou seriam os documentos da CNBB brincadeirinhas? Será que a Campanha da Fraternidade de 1995 seria uma forma de apenas dizer que a Igreja é contra a exclusão e na prática a Igreja deve é praticar a exclusão. Será isso o que o Sr. Felipe Aquino defende?

    Pois digo com o coração doendo que o Sr. Felipe Aquino é bem-vindo na comunidade cristã. Gostaria imensamente que ele lesse este manifesto pessoal que faço. Ou será proibido a manifestação. Todos são bem-vindos na comunidade cristã. Até mesmo os espiritualismos da RCC são bem-vindos. Agora, o Sr. Felipe Aquino não pode querer enquadrar todos na mesma lógica e numa mesma postura militar. A Igreja não é sistema militar. A Igreja é Una na Diversidade.

    Para concluir, queria dizer da minha estima por Frei Betto e pelo seu testemunho de vida. Neste ano, a Conferência de Aparecida abordará sobre o discipulado dos cristãos e nada mais justo seria os bispos ouvirem o testemunho do discípulo fiel, nosso irmão Frei Betto. Quanto a leitura de Felipe Aquino tenho que lamentar que pessoas elitistas venham tentar banir os discípulos de Jesus em nossos dias. Portanto, a cada dia que passa, nossos pastores devem tomar mais cuidado e ter um olhar mais sereno, talvez retomar o Doc. 62 da CNBB e verificar se tais comunidades espiritualistas da RCC não estejam se tornando anti-cristãs exatamente porque são anti-evangélicas e anti-documentos do Magistério da Igreja global e local.

    Unidos na militância pelo Reino

    Do irmão

    Claudemiro Godoy do Nascimento

    Filósofo e Teólogo. Mestre em Educação pela Unicamp. Doutorando em Educação pela UnB.

  8. Marcio Antonio

    Interessante como o comunista acima, que usa o apelido de Karl (de Karl Max), começa seu discurso difamatório: “-Estimados companheiros e companheiras da caminhada”
    Sai da Igreja você também Filósofo e Teólogo, mestre em Educação pela Unicamp, doutorando em Educação pela UnB, Claudemiro Godoy do Nascimento… Rico de vaidades e pobre que sabedoria do Espírito Santo, com seus companheiros de lutas (armadas e ideológicas). Você fala por honra e glória de Karl Max e não por Honra e Glória de Jesus Cristo.

    Quem quiser saber do pensamento e ideologia do maxismo de acesse http://www.culturabrasil.org/marx.htm. Onde esta escrito claramente que a fé (de qualquer religião) é um mal a ser combatido e eliminado, que os meios para implantar o comunismo (uso de armas, golpes de estado, mentiras etc) justificam os fins (o Comunismo). Etc…

    Concordo plenamente com o Professor Felipe Aquino, sobre o Frei Beto. Não é questão de criticar ou questionar, estamos falando de um representante de Cristo que não comunga com os Seus ensinamentos (de Jesus)… O Comunismo e o Marxismo são anticristão, o deus deles é o estado, governado por força militar e ditadorial… um sistema imposto por golpes a força que levou povos ao fracasso (miséria, guerras etc) no mundo todo. Já que Frei Beto não comunga com Jesus Cristo e sua Igreja que se retire mesmo e logo, nós não precisamos de maxistas na Igreja. A pobreza que Jesus pede é a do desapego material pela busca do bem maior que é Ele (Deus)… Existe muito pobre materialmente que é rico em vaidade, rancor, desanimo, pornografia etc. E temos muitos ricos materialmente que são cheios de virtudes. Muitos são os santos que tinham riquezas materiais e Jesus tinha discípulos muito ricos na época, que foram colaboradores em bens materiais desde o começo da Igreja etc… O saudoso Papa João Paulo II nos deixou enciclistas e cartas que esclarece muito bem a função do estado o dever dos ricos (materialmente) etc, quem é católico tem o dever de ler estes ensinamentos…

    O fato de estarmos criticando os defensores do comunismo e maxismo dentro da nossa Igreja, não implica que sejamos favorável ao capidalismo sevagem, como aliás o saudoso Papa João Paulo II deixou bem claro suas posições e críticas.

  9. Parabéns prof. Felipe o senhor sempre nos esclarece a cerca da nossa amada Igreja . Existem muitos Freis Betos infelizmente . Mais o Espirito Santo guia a sua noiva e vai nos dando Pastores como Bento XVI .

  10. Muito bem Professor Felipe Aquino.

    E ao Frei Betto e seus militantes maxistas, digo: Nós não precisamos de pessoas dividinto a Igreja com seus relativismos, blasfêmias e falta de respeito a quem é nosso pastor maior na terra (nosso Pedro), o Papa Bento XVI.
    Eles que saiam em nome de “Jesus Cristo” e vão militar com suas mentiras em outro lugar! Mas não em nome da Madre Igreja Católica!

  11. Marcio Antonio

    Este site é de Católicos Teo!!!

    A RCC É UMA RESPOSTA DO ESPÍRITO APÓS O CONCÍLIO VATICANO II. SURGIU AO MESMO TEMPO EM TODOS OS CANTOS DO PLANETA, ANTES MESMO DE DAR TEMPO DE SE DIVULGAR O QUE SE CONCLUIU NO CONCÍLIO. É LEGITIMO CATÓLICO. NÃO FOI PROPOSTO OU PLANEJATO POR MENHUMA PESSOA, UMA PROVA DA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA SUA IGREJA, PARA O MOMENTO ATUAL E JÁ ESTÁ COM 30 ANOS. Igrejas Petencostais não tem 30 anos! Etc…

    NÓS CATÓLICO, COMO AFIRMOU SALDOSO E AMADO PAPA JOÃO PAULO II, EM CARTA ESCÍCLICA, “NÃO PRECISAMOS BUSCAR EM OUTRA IDEOLOGIAS E RELIGIÕES, PRATICAS OU DOUTRINAS”.

    AO CONTRÁRIO DO QUE AFIRMA O KARL (Claudemiro Godoy do Nascimento), A RCC ESTÁ EM CONSONÂNCIA COM O CONCÍLIO VATICANO II E A IGREJA, NÃO ENSINA OU PRATICA NADA DE NOVO DO QUE JÁ É DELA. O NOME É RENOVAÇÃO E NÃO INOVAÇÃO. RENOVAÇÃO PELOS CARISMAS DO ESPÍRITO SANTO E NÃO POR IDEOLOGIAS, ESTAS SIM FALHAS E ULTRAPASSADAS (MAXISMO/COMUNISMO).

    EVANGÉLICOS PLENOS ESTÃO NA IGREJA CATÓLICA COM A EUCARISTIA. COM PEDRO (PAPA). “TU ÉS PEDRO E EM TI EDIFICAREI A MINHA IGREJA …” (NÃO UMA DAS MINHAS IGREJAS).

    ETC.

    Teo, você conhece a RCC do que assiste em TV???

    Por que não vai pessoalmente??? Teo!!!

    Pede pro Pe Jonas rezar por ti, ou outro da RCC. São muitos os protestantes que se converteram para a Igreja Católica após conhecer a RCC. Dentre eles Pastores de várias denominações Cristãs, atualmente são Diáconos e Padres.

    Concessão para rádio e TV é de competência do Ministério das Comunicações. É federal e não estadual.

    Canção Nova só não tem a Rede Vida, a Século 21 e outras…

  12. Prof. Felipe.
    Confesso q fiquei meio assustada com o “tom” q o sr impôs ao seu texto. Mas penso q às vezes é necessário usar a severidade contra colocações q ferem tanto os preceitos da Igreja. Nosso Senhor Jesus Cristo ñ era menos severo com aqueles q chamava “hipócritas”, e é ESSE o nosso exemplo.
    É verdade q existem muitas injustiças no mundo, mas são oportunidades para q sejamos mais solidários, mais caridosos em nome do AMOR e ñ plantar a semente da revolta ou do ódio no coração dos q já estão fragilizados pelas circunstâncias da vida.
    A violência é inaceitável, mesmo q revestida de uma falsa convicção.
    É na candura da obediência por amor às Leis de Deus q encotramos o Amor maior da Justiça .
    Obedecer às Leis de Deus é provar do Seu Infinito Amor, é beber da Sua Fonte de Vida plena.
    Saber abdicar às tentações do mundo, ñ é tão fácil assim, afinal de contas, somos seres humanos.
    Mas se for assim, onde ficariam nossos santos? E como nós encontraremos a santidade?
    Dayse, Niterói, RJ

  13. Beatriz Silva

    Parabéns professor Felipe Aquino por denunciar mais um falso profeta, hoje em dia muitos querem que a Igreja se adapte ao mundo, onde na verdade o mundo não nasceu para a Igreja, mas a Igreja nasceu para o mundo.

  14. Walter Mureb

    Parabéns Prof. Felipe Aquino.

    Eu fico a pensar e me surpreendo como um frei(?) pode escrever tanta babozeira. Acho que ele não leu a Bíblia. Eu não lembro de nenhuma passagem onde Jesus manda os seus discípulos fazerem revolução contra os doutores da lei ou os romanos. Pelo contrário, Ele pede que tenhamos coração e espírito de criança. Amizade, amor, carinho, etc.
    Acho que ele se esqueceu de como são as missas, onde rezamos na Consagração “agora que somos santos e pecadores…” Santos porque estamos na Santa Igreja Católica, dirigida como Ele mesmo disse, pelo Espírito Santo. E pegadora porque e governada por nós, homens.
    Ele se esqueceu de que essa Igreja já caminha por mais de 2.000 anos. Por que? Todas as heresias, crises, guerras e ela continua cada vez mais forte. “As portas do inferno não prevaleceram sobre ela” Acho que ele se esqueceu disso.
    Pregamos a doutrina da caridade, porque Ele mesmo disse “passará o amor, a miscericórdia, mas a caridade não passará.
    O frei(?) Betto esqueceu que sempre a nossa Igreja pregou e prega que o maior templo do Espírito Santo é o nosso coração.
    Que o Nosso Senhor Jesus Cristo tenha compaixão da alma do frei(?) Betto e de todos os pobres de espírito.

    Que Deus te abençoe muito Prof. Felipe Aquino.

  15. Pe. Manoel

    Pobres ovelhas desgarradas da RCC!!! Ainda há tempo de perceberem a verdade, meus caros!!! Jesus já advertia sobre os sepulcros caiados e os falsos profetas!!! Parem de semear a cizânea entre os cristãos!!!

  16. Marcio Antonio

    O saudoso Papa João Paulo II, ordenou aos sacerdotes de todo mundo que abrissem as portas a RCC e que todas as paróquias tivessem um grupo de oração da RCC!

    O Pe Manoel afirma que somos ovelhas desgarradas. Ovelhas desgarradas são as que não ouvem seu pastor (O Papa).

    Na CNBB existem documentos de orientações pastorais voltados exclusivamente para o movimento no Brasil, e somos ovelhas desgarradas??? O Pe Manuel também questiona a CNBB?

    Os diversos sacerdotes e Bispos de todo o mundo no movimento são falsos profetas??

    Volte pro seminário Manoel… que você ainda não é Padre!

  17. Felipe Lamim

    Que tristeza!!! Quantas palavras inúteis, quantas tentativas vãs de se impor. Vamos aprender com Jesus a nos colocar com mais amor e amar mais o mais errado? Um chama o irmão de marxista, o outro o responde chamando de inquisidor… Pra que tanta ofensa?
    Gostaria de saber se este blog é de discussão, se não é para se discutir pois já está determinado, se é um instrumento agitador ou conciliador? Prof. Felipe, por esta santa obra de Deus chamada canção Nova e pela Também santa diversidade desta Igreja que é Católica olhe com carinho os meios expansivos que Deus coloca em suas mãos para evangelizar. Não seja um agitador. Cultive a ousada sutileza de Jesus Cristo para falar da verdade que é acima de tudo o amor.
    Peço desculpa pela minha soberba de dar conselhos às pessoas tão inteligentes e conhecedoras da história e documentos da Igreja que postaram seus comentários neste espaço. Só que me senti incomodado e quis compartilhar meu pensamento de que a diversidade tão rica e tão presente em nosso cotidiano precisa ser tratada como algo precioso. Não quero com isto dizer que tudo seja certo e bom. Mas, somente juntos podemos nos convencer uns aos outros de que há algo muito maior que nos liga. Portanto, a demais pequenas coisas, importantes também porém pequenas, devem se encontrar no seu devido lugar e não serem capazes de desnortear nosso coração e nossa reta intensão.
    obrigado pelo espaço,
    Felipe Lamim
    felipelamim@bol.com.br

  18. Marcio Antonio

    certo Felipe Lamim este blog não é para ser um campo de batalha! E para informação e troca de idéias acredito eu.
    MAS:
    A Igreja é como uma grande família aberta a quem quiser fazer parte dela… Como numa família temos um pai e mãe, na Igreja temos o Papa (pai) e sua doutrina (mãe)… assim como numa família nem sempre estamos em acordo com nosso pai e mãe, e por vezes seremos corrigidos por eles… assim acontece na Igreja.
    Agora, o que o Frei(?) Betto colocou a público é inaceitável ele blasfêmia a aquele que ele deveria, no mínimo, respeitar espiritualmente como pai. Estando ainda em desacordo com a doutrina da Igreja(mãe). Desta forma ele desrespeita a todos da Igreja, que diz estar a serviço, quando na verdade esta a demoli-la.

    Repito, ninguém é obrigado a fazer parte desta família, e se tem pessoas por qualquer motivo a destruí-la, não espere que fiquemos quietos.

    Li em site divulgador do Frei(?) Betto que antes de entrar para o sacerdócio ele já estava comprometido com questões (movimentos) de ordem ideológicas e políticas.

    O que percebo, também que o câncer da ideologia maxista, mesmo cortada da europa se espalhou por outros continentes.

    Como disse o saldoso Papa Paulo VI, “O homem quer solução fácil para problemas difíceis”.

    Não existe Caridade, Fraternidade, Amor etc, onde não exista transparência na Verdade. E isto não é da doutrina maxista.

  19. Herético é essa tal de Renovação Carismática, que coloca o culto ao tal Pe. Jonas acima de tudo e forma cristãos fanatizados, crentes de que são superiores aos outros. Isso sem falar no desmedido culto ao dinheiro, com inúmeros pedidos de contribuição, e pasmem: já chegaram até a fazer campanha para doação de ouro!!! Meu Deus, para quê tudo isso?? O Frei Betto sempre esteve ao lado das causas populares lutando pelos mais pobres e fracos, que sempre foram ignorados pela cúpula da Igreja Católica, estes mais preocupados em adular políticos e a viver em seus luxuosos palacetes. Lamento que aqueles que se dizem cristãos tenham um comportamento tão alienado e subserviente, seguindo cegamente falsos líderes religiosos que não estão interessados em ajudar ninguém, só a si próprios.

  20. Acredito que todos tem direito a dizer o que pensam. Contudo, o que eu percebi é que em TODAS as pessoas que estão defendendo o frei Betto existe um ódio entranhado contra o papa, seja João Paulo II ou Bento XVI (prova disso é que uma pessoa chamou o papa de nazista, como se alguém devesse ser eternamente condenado por algo que fez quando era adolescente, e na verdade foi obrigado a fazer, tanto que seu pai era opositor do nazismo; e preciso lembrar que outro o ofendeu com palavras de baixo calão, e que um terceiro acrescentou aspas a palavra “santo”, com uma eminente conotação irônica?). Não se trata de denunciar a hipocrisia: como pretenso sacerdote católico, frei Betto deveria tratar o papa com mais respeito, já que o papado existe com pelo menos 2000 anos de surperioridade sobre ele. Até se entenderia se ele quisesse questionar alguma coisa, mas o fizesse com civilidade, e não de forma insultosa ou irônica, ofendendo tantos católicos no Brasil inteiro, sejam da RCC ou não. Mas não: parece que ele respeita mais seu amigo Leonardo Boff do que o papa, mesmo sabendo que em seu livro “Igreja, Carisma e Poder (que ele oportunisticamente reeditou quando da eleição de Bento XVI, com certeza para aproveitar a polêmica e render muito)” ele ataca vários aspectos da doutrina católica, e nos últimos anos tem defendido o candomblé, cuja maior entidade é uma mãe incestuosa (“Iemanjá”) e dá relevância ao próprio diabo (“Exu”. E se alguém teve a infelicidade de ver alguma imagem desse orixá, como eu já vi ao passar por uma loja de sincretismo religioso, sabe que ele é representado de forma bem parecida, com chifres e cor vermelha)! Pode-se discordar de algumas coisas que João Paulo II pensava, mas não dá para não sentir respeito e admiração por um homem que perdeu as pessoas que mais amava quando tinha menos de 25 anos mas conseguiu ser forte o suficiente para defender sua fé e seu país em tantos anos de perseguição comunista. Quando ele criticava o comunismo, ele não estava falando teoricamente, ele sabia o quanto um regime comunista dominar um país era algo nocivo, tanto que a URSS tentou calá-lo no dia 13 de Maio de 1981. E duvido que alguém encontre posições políticas de direita ao ler seus pronunciamentos ou encíclicas: ele tinha um pensamento social bem delineado, apenas não concordava com os extremos do Comunismo. A propósito, para fazer “Teologia da Libertação” não é preciso ter ódio ao papa: contra os Leonardos Boffs e José Comblins da vida, existem outros, como Dom Aloysio Lorscheider, Dom Paulo Evaristo Arns, Gustavo Gutierrez, Clodóvis Boff e João Batista Libânio, que são vinculados ao movimento mas sempre trataram o papa de forma respeitosa. Aliás, tenho pena de quem se mostra tão hostil: estereotipando os não-partidários da Teologia da Libertação como alienados, eles se esquecem de praticar uma das coisas que mais pregam, que é a tolerância (embora, infelizmente, pessoas de esquerda não costumem ser tolerantes: sei disso porque tive vários professores de esquerda, e quando eu discordava de algum pensamento deles eles sempre tentavam me obrigar a pensar como eles). E em que uma das pessoas se baseia para dizer que a Igreja apoiou ditaduras na América Latina? Aqui no Brasil, pelo menos, isso não ocorreu, e embora isso se desse em alguns países não contou com o beneplácito de nenhum papa, não sendo portanto, uma postura “oficial”. Acaso você também acredita nas mentiras de John Cornwell sobre o papa Pio XII, quando até um historiador judeu já escreveu um livro defendendo-o? Ou defende aquela detestável organização chamada “Católicas pelo direito de decidir”? Para resumir, vou dizer apenas o seguinte: João Paulo II era um grande homem, e embora ainda não possa definir Bento XVI com clareza tenho certeza de que ele não é um monstro! Seria bom que, antes de criticá-lo, alguém tentasse ler algo que ele escreveu, como o livro “O sal da terra” ou a encíclica “Deus Caritas Est”, que revelam um homem inteligente e articulado. Só não consigo entender como é que alguém se diz católico e é tão hostil com o papa!

  21. Marcio Antonio

    UMA RESPOSTA A ANA MARIA

    Em Brasília eu conheci os escritório do PT no edifício VARIG (tenho fotos)… os mais luxuosos e modernos que já vi… e eles são pelo povo … pelo fome zero.

    Nunca um presidente desfrutou de tanto luxo em Brasíla, comprou avião inter-continental da França, reformou inteiramente o palácio que mora … tudo novo móveis, cristais, pratarias… Home cinema etc. E é um humilde do povo… me engana vai?

    Antes de falar do que não conhece deveria ir visitar a Canção Nova ou outras comunidades da Igreja da RCC ou não, e os diversos trabalhos sociais que fazemos por Amor a Deus e aos irmãos pobres doentes abandonados, morando nas ruas, com ADIDS etc. Fazemos por Amor e não por ideologias fajutas como as do Frei(?) Betto e outros.

    Rádio e TV e as obras de assistenciais da Canção Nova são de alto custo e não tem patrocínio de empresas através de comerciais como Nas comunicadoras comerciais. A Canção Nova é mantida por quem quer e pode, ao contrário do luxo do “Lula lá”, que é pago pelos impostos do trabalhadores desta nação. Impostos que ele só aumentou para os trabalhadores e não para as “elites”.

    Quantos são os asilos, hospitais, escolas, creches mantidos por católicos, no mundo todo?! Sabe me dizer?

    Aonde surgiu o modelo de hospitais, escolas, asilos etc… não foi por iniciativa de católicos na antiga Europa?

    Da onde o PT dinha dinheiro em paraiso fiscal para pagar a cmpanha do “Lulinha paz e amor”. Dinheiro para mensalão, dociê etc??? A quem realmente interessa o Lula no poder?

    Eu tinha um amigo na juventude que foi comunista, e participou da fundação do PT … etc.

    Pra comunista qualquer pessoa que não concorde com eles logo é tratado como inimigo, direitista, alienado, capitalista, fanático religioso etc… E como a RCC e de pessoas que conhecem muito bem as armadilhas destas ideologias e outra …ias, tem muita gente, como você que não gosta dela.

    Você Ana Maria critíca o que não conhece… etc.

  22. Não se trata de ser hostil ao papa, Renan. Ele NÃO é o Deus na Terra, ao contrário do que muitos acreditam. Trata-se de uma crítica a muitos aspectos do papado que provocaram um distanciamento muito grande entre a cúpula da Igreja e os fiéis. Como alguém já comentou, marxismo e cristianismo são incompatíveis, mas com a desculpa de barrar o comunismo na Igreja, muitos movimentos importantes foram tolhidos, como por exemplo as CEBs – Comunidades Eclesiais de Base. Algo que poucos sabem, mas em São Paulo existe uma única diocese em que ainda a CEB está ativa, e é justamente nessa diocese que se registram os índices mais baixos de criminalidade da capital paulista. Ao tolher esses movimentos e praticar um anacrônico conservadorismo, cada vez mais fiéis foram se afastando do catolicismo. E conforme reportagem recente de um jornal italiano, os padres dão orientações completamente diferentes aos fiéis, mostrando que mesmo entre o clero essas determinações conservadores não são mais aplicáveis. Com relação às ditaduras militares na América Latina, o papa João Paulo II não fez sequer um pronunciamento mais duro, uma crítica sequer aos ditadores latino-americanos, e também não fez nenhuma condenação à política americana na Nicarágua que procovou uma prolongada guerra civil com milhares de mortes, talvez porque não ficava bem indispor-se com Reagan, ao qual ele fizera uma aliança para combater o comunismo. Ser cristão não é somente ficar ajoelhado rezando, tem que agir também. Cristo foi crucificado porque incomodou a elite judaica e romana com suas ações, não somente por suas pregações. Muitos acham que criticar o papa é um crime de lesa-divindade, mas sua eleição é um ato puramente humano. Fosse assim Alexandre VII não teria sido eleito…

  23. Marcio Antonio

    Gostei muito do que escreveu RENAN e comungo com quase tudo, menos quando se trata de “Teologia da Libertação”, ou seja:
    – é como se a Igreja, antes dela não tivesse olhos voltados para os mais necessitados materialmente, fisicamente e espíritualmente;
    – muitos sacerdotes da Teologia da colocam o evangélico de um Jesus que só amava os pobres materialmente, para os ricos estaria reservado o inferno, por mais virtuoso e junto que fosse em sua vida;
    – temos muitos homens e mulheres reconhecidas como santos que formam ricos materialmente e alguns eram reis.
    – Jesus, segundo um livro, que li teria discípulos ricos. Que colaboraram e muito no início da Igreja. Ou será que a Igreja existiria sem os recursos materiais.

    Na Bíblia temos um rico que vai para o inferno, mas não por ser rico, e sim por não ter tido compaixão com um mendigo que lhe pediu ajuda e morreu a sua porta.

    Se só os pobres materialmente serão salvos, então devemos cruzar os braços e não combater a pobreza, para não sermos responsáveis pela queda de ninguém!

    Do mais é conhecido que muitos dos sacerdotes da Teologia da Libertação são agitadores em causas sociais com invasão de terras produtivas, engajados com políticas de extrema esquerda, não aceitam correção de seus superiores etc … a exemplo do ex Frei Boff e do Frei(?) Betto.

    Sei de sacerdotes e leigos da RCC que receberam correção de seus superiores e aceitaram, sem reclamar… somos de carne e osso, erramos também… Tem aqueles que não aceitaram e saíram da Igreja e por coisa muito menores do que estamos debatendo agora. Não podemos querer que a Igreja se molde ao que queremos…
    Sofremos com os que sofrem, queremos justiça, educação etc. Mas não podemos nos omitir com erros dentro da Mãe Igreja, ainda mais por aqueles que devem ser guias/pastores.

    O povo brasileiro não merece e nem quer o comunismo, mesmo que com outra “roupagem”.

  24. Marcio Antonio

    NO COMENTÁRIO DE KARL (MAX) ELE CRITICA A OPUS DEI, SÓ PORQUE PARTICIPA DELA O SR.GERALDO ALKIMIN DO PSDB.
    LI OS ESCRITOS NA INTERNET DE Ms. Claudemiro Godoy do Nascimento, OANDE ELE AFIRMA QUE GERALDO NÃO RECEBERIA O VOTO DE JESUS, SE ESTE PUDESSE VOTAR, E LULA SIM.

    COMO KARL PODE AFIRMAR QUAL SERIA A OPÇÃO DE JESUS?

    LULA NEM FREQUENDA A IGREJA E TEM QUE RESPONDER AO POVO BRASILEIRO QUEM VAI PRA CADEIA NOS VÁRIOS ESCÂNDALOS DE SEU PARTIDO E GOVERNO.

    A “OPUS DEI” É UMA COMUNIDADE DE NÍVEL MUNDIAL LIGADA DIRETAMENTE AO VATICANO! SEUS TRABALHOS E ENSINOS SÃO SÉRIOS AO EXTREMO. TEM UM SITE PRÓPRIO http://www.escrivaworks.org.br/ .

    GERALDO É FREQUENTADOR CATÓLICO, EM SEUS TRABALHOS PÚBLICOS COMO PREFEITO E GOVERNADOR NÃO APARECE ESCANDOLOS. E JESUS VOTARIA NO SEU LULA KARL?

    PORQUE AINDA NÃO ME RESPONDEU AO EMAIL QUE ENVIEI A SUA CAIXA POSTAL E AO DEBATE AQUI FORMADO?

    TER FACULDADE DE TEOLOGIA NÃO FAZ UMA PESSOA CONHECEDORA DE DEUS E DE SUAS VONTADES. DEUS SE REVELA AOS HUMILDES DE CORAÇÃO QUE PRIMEIRO O AMA E NÃO BUSCA INTERECES SEUS.

    CONHEÇO MUITAS PESSOAS ANALFABETAS QUE TEM CONHECIMENTO DE DEUS MUITO MAIOR QUE VÁRIOS TEOLÓGOS FORMADO EM FACULDADE JUNTOS QUE SÃO DE CORAÇÃO DURO COMO O SEU.

    FALTA AMOR A VERDADE NOS SEUS ARGUMENTOS CLAUDEMIRO. A VERDADE DOS QUE AMAM A DEUS.

  25. Claudemiro

    Estimado Márcio (Segue a resposta ao email que me enviou em tom de Agressividade e querendo fazer uma Guerra Santa).

    Caro Marcio, paz e bem

    Não costumo responder. Mas na celebração que realizei hoje junto ao Povo de Deus num acampamento do MST em terras do Araguaia, pensei em você e em como responder a seu email em tom agressivo.

    Primeiro, acredito que Frei Betto é um irmão, da caminhada mesmo, que sofreu em nome do Evangelho as torturas de uma Ditadura Militar no Brasil e consegue ser testemunho ajudando muitas comunidades a seguir o projeto de Jesus. Na verdade, quando você fala de Frei Betto em seu email está se dirigindo a mim, pois foi enviado à minha caixa postal.

    Por isso, permita-me responder-lhe serenamente e fraternalmente. Acredito sim nos ensinamentos da Igreja Católica. Acusar a Frei Betto de não acreditar seria um pouco exagero. Todos nós, de uma espiritualidade mais encarnada na realidade do povo, acreditamos muito no ensinamento do Magistério da Igreja, mas não somente no Magistério, também, na Escritura Sagrada e na Tradição da Igreja (Padres da Igreja). No entanto, a teologia não é uma ciência neutra. Uma coisa é nossa fé em Maria, Teotokós (Mãe de Deus), outra coisa é refletir teologicamente sobre Maria fazendo em nossa história a Mariologia. E assim se dá com os vários ramos da teologia.

    Quanto a ser marxista ou comunista, que mal há nisso. O marxismo tem muitas vertentes. De qual marxismo você fala? De Marx, de Gramsci, de Lênin, de Stalin, de Trotski, de Rosa Luxemburgo? Qual deles? Eles se diferem muito um do outro. Quanto a ser comunista, por que o medo dessa palavra? O que ela te faz sentir? Medo de partilhar? Receio de ser como jovem que Jesus ousou questioná-lo a vender tudo e dar o dinheiro aos pobres? Receio de admitir que as primeiras comunidades cristãs viveram a experiência do comunismo? Por que esse desprezo com a experiência comunista? Evidente que muitas coisas não deram certo na experiência comunista, mas e o capitalismo, o neoliberalismo, o que deu certo?

    Quanto a ser disfarçado de cristão, blasfemador e agitador social, desculpe-me, mas é típico dos discursos militares. Nos regimes ditatoriais da América Latina mataram muitos cristãos e para justificar usavam essas palavra na qual você reproduz em sua fala, em seu discurso. Pense bem no que você diz. Chamar a Frei Betto e a mim de cristãos disfarçados, de blasfemadores e agitadores só por causa que pensamos diferentes, que temos experiências de vida diferentes. Eu o respeito. Respeito a Canção Nova, a RCC, a Opus Dei, o Papa (nosso pastor universal, bispo de Roma), mas isso não me tira o direito de ter posições contrárias a eles. Aliás, imagine só se não pudéssemos ir e vir, pensar e refletir. Tuas palavras me dão um sinal de que está querendo nos colocar numa camisa de força.

    Deixar vocês em paz. Sim, deixaremos. Aliás, peço desculpa por ter feito o Manifesto a Frei Betto e nessa oportunidade te envio o artigo que escrevi sobre o choro de Deus que seguirá em anexo. Mas, pense bem! Quem levantou a Espada da Intolerância e da Incompreensão não foi Frei Betto e muito menos eu. Frei Betto, assim como qualquer cristão, tem o direito de divergir. Pensar diferente não significa estar contrário aos ensinamentos da Igreja, mas pensar a Igreja numa perspectiva da diversidade. Lembre-se do que afirma o Concílio Vaticano II: “A Igreja é Povo de Deus”, depois reafirmada por Medellín, Puebla e Santo Domingo. Logo, todos podem refletir sobre a Igreja.

    Por acaso está sugerindo, você e seu grupo de afinidade, que todos os que não pensam como vocês que saímos da Igreja? No meu caso fica difícil, pois sou católico anglicano, ordenei-me diácono, apesar de ter feito os meus estudos filosóficos e teológicos com os irmãos católicos aos quais amo de paixão, principalmente o pessoal da Pastoral da Terra, do CEBI, do CIMI e das nossas queridas e ecumênicas CEBs, mas depois percebi que na Igreja Anglicana podemos viver muito mais o respeito a diversidade do que no atual catolicismo romano. Mas, confesso, amo a Igreja Católica Romana. O Papa continua sendo lembrado em minhas orações eucarísticas, porque exatamente é o símbolo da Unidade. Quanto a Frei Betto, penso que ele deva continuar. A Igreja precisa dele e ele Dela. Conheça mais sobre a história, as enormes assessorias aos grupos de comunidades pelo Brasil, que talvez mude a sua idéia que na verdade não parece ser sua idéia, mas uma reprodução do que o Sr. Felipe Aquino pensa.

    Quanto a enganar as pessoas, jamais pensei que poderia me tornar este monstro. Acho que Frei Betto, que vive como um monge dominicano, também não. Prometo que vou rever minha caminhada e tentarei verificar se já enganei as pessoas. Aqui, em nossa região trabalhamos numa perspectiva ecumênica, católicos e anglicanos. Confesso que já pedi muitas vezes a Deus para parar ter essa paciência. Por isso, desisti. Agora sei o que Deus faz quando recebemos acusações como a sua. Ele simplesmente chora.

    Frei Betto continuará se apresentando sim como Frei, da Ordem Dominicana. E eu como cristão também. Pois o cristianismo não é monopólio de ninguém. O cristianismo não tem dono. Ele é de todos nós. Todos são bem-vindos a casa do Pai. Eu, meu irmão, sou um ser humano cheio de pecados, mas tento todos os dias servir, testemunhar, dialogar, partilhar a experiência de Jesus e seu sonho com aqueles mais pobres. No nosso caso, principalmente, com aqueles que estão debaixo da lona, lutando pela terra. Concordo que nosso modelo de Reforma Agrária não é o melhor, mas é o que temos. Estamos lutando e tenha certeza disso, para mudar esse modelo individualista, minifundiario, numa Reforma Agrária mais coletiva, onde os trabalhadores aprendam a trabalhar em comunidade, no coletivo.

    No mais, espero que Jesus Ressuscitado que se encontra hoje presente nos rostos humilhados e marginalizados de nossa América Latina possa te abençoar em sua busca e em seu ser católico. Espero, sinceramente, meu irmão que não mais desrespeite a diversidade. Ela é tão necessária para nós hoje. Lembre-se que foi por causa da falta de diversidade que os portugueses e espanhóis mataram milhões de índios na América Latina. Talvez tenha chegado o nosso momento de morrer, já que as armas foram levantadas contra os que pensam de forma diferente… mas, tenha certeza, a morte não vence o sonho da Vida, pois ele veio para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10).

    Um grande abraço

    E tenha certeza de que estamos, de uma forma ou de outra, Unidos na Militância pelo Reino.

    Do companheiro e irmão

    Rev. Claudemiro Godoy do Nascimento

    * Desculpe irmãos e irmãs, mas não poderia deixar de responder. Tenham a certeza de que não estarei neste blog mais, mesmo que as Cruzadas, as Intolerâncias e as Incompreensões continuem…

    Feliz Abertura da Campanha da Fraternidade a todos e todas, pois a Amazônia é terra de Deus, terra do Povo.

  26. Marcio Antonio

    Que bom que me respondeu, e me desculpe o tom severo, mas Igreja, Fé, Vida, Amor etc é coisa séria pra mim.

    Tenho 42 anos.. na minha juventude estávamos sobre regime militar, com muita censura, se votava em candidatos pré aprovados pelos militares etc.

    Algumas coisas que vou lhe escrever não serão perfeitas no cunho “Teológico teórico” ou por fatos históricos exatos.

    Sou cristão católico leigo. Fui, um ateu até os 28 anos de vida, vindo de uma familia de muitos irmãos criado no sul do Brasil etc.

    Estive no fundo do poço espiritual … foi pelas mãos da Santíssima Mãe que Deus me retirou do mar de lama que estava… Minha primeira experiência com Deus Amor e Paz, foi em casa mesmo, quando resolvi perdoar muitas pessoas que guardava mágoas que machucavam meu interior… fiz este exercício por escrito … quando me senti “arrebatado no céu”, não foi uma visão ou deslocamento, era diferente de tudo que se pode explicar. Tive a certeza que Deus existia estava vivo e “falava” no meu coração… era puro Amor e Paz… soube que minha mãe estava rezado em missa por mim naquele momento, em outra cidade onde estava em viajem… entendi que Deus queria me reconduzir aos caminhos da Fé por mim abandonado.

    Conheci a RCC, fiz seminário de vida no Espírito, passei a rezar o terço diariamente… e a meditar os Evangelhos por 3 anos, posso assim afirmar que li em meditação com o auxílio do Espírito Santo todos os evangelhos. Fiz curso Bíblico e na RCC curso de aconselhamento e cura… participei de muitos encontros na RCC, Focolares etc. Trabalhei muito em atendimento espiritual e material. Morei em muitos lugares casei com uma mulher que Deus me preparou… tenho dois filhos ainda pequenos.

    Minha infância e adolescência foram de muitas dificuldades materiais, mais muito mais de vazios espirituais. Meus pais mesmo sendo Católicos não foram perfeitos na Fé. Hoje eles mudaram muito … Desde cedo tive que trabalhar etc… Moramos em cidade pequena no interior … não por falta de opção, já moramos em cidades maiores . Mas Deus nos pediu para voltarmos aonde estamos. Moro em casa simples etc…

    Mas lhe afirmo com todas as letras e por experiência própria, o no conhecer do povo simples e de pessoas cultas e ricas,”a pior pobreza é a da falta de Deus”.

    Sou contra e sempre serie contra todo o tipo de comunismo maxista, e ateu. Você me pergunta se o capitalismo é reprovável e o é. Mas todas as formas de comunismo que me descreveu não deixou de ser capitalista. Só trocaram os dono do capital para o “estado”. Este governado com forças militares e ditadoreais, sem respeito a liberdade, Fazendo os seus cidadão de prisioneiros/escravos.

    Sim o verdadeiro comunistas foram os primeiros cristão e tem muitos hoje fazendo esta experiência. Os Focolares, as várias comunidades da RCC e de outros movimentos. Onde se vive como irmãos e ninguém fica desamparado materialmente e principalmente espiritualmente.

    Você escreveu horrores no blog contra a RCC a Opus Dei … isto é “cegueira” meu caro. Você trata todos que não militam pelo comunismo do capital (materialista), como inimigos, direitistas, fanáticos religiosos etc. O mundo não se divide em esquerda e direita. Jesus em momento algum colocou as coisas assim. Ele veio para nos libertar espiritualmente, o resto (o material) vem de acréscimo. Jesus Nos pede que vivamos como irmãos, sejamos, fraternos etc. Que não basta só dar o peixe (bolsa família) é preciso ensinar a pescar (educação). Os países que investiram na educação, tiveram progresso. Acredito e quero a transformação social, em Jesus Cristo único Senhor e Salvador.

    O que pensa e quer fazer, propor um comunismo ideológico materialista criado em mentes humanas.

    O que seu amigo escreveu sobre o nosso papa (pai espiritual) nos atinge a todos e nos ofende e muito.

    Não sou seu companheiro, não comungo com seu modo de ver e agir. Quer ser meu irmão em Cristo? Certo!

    Em outro site você coloca Lula como o libertador dos oprimidos. Não é mais Jesus?. Um homem que tem muitas contradições e escândalos em seu governo… você está cego, não quer ver… ou os meios justificam os fins novamente. Vamos repetir os erros de outro países e caminharemos para o comunismo. Em lugar algum este comunismo materialista deu certo.

    Existe um ditado popular- “diga com quem andas e direi que és” Os amigos do Lula são comunistas, corruptos etc…

    A sim ele não sabia de nada… temos um salvador que não sabe de nada!

    Não retiro nada do que escrevi, sou duro sim. Nem Jesus e nem muitos santos eram um doce o tempo todo. O Evangelho não é um romance.

    Eu não posso analisar tudo que aconteceu e por que aconteceu durante o regime militar. Mas será que os militares brasileiros deveriam ter entregue a nossa nação para os militares comunista Soviéticos? Ou vai me negar que não houve um movimento comunista golpista no Brasil, liderado por Luiz Carlos Prestes? Sim, apoiado pelos Soviéticos, … matavam, roubavam, assaltavam bancos, seqüestravam pessoas, difamavam etc. Ou foi uma alucinação dos militares da época. Nosso povo não queria e nem quer este tipo de regime totalitário. O Brasil seria uma enorme Cuba!

    É Jesus quem salva e converte as mentes e corações para o sermos fraternos, não adianta procurar em outro lugar.

    Ser pobre não é atestado de santidade, ser preso e perseguido não o é também.

    O sofrimento do espírito é muito maior que o da carne. A norte da carne não é nada perto da norte do espírito.

    Agora chega já estou cansado de tanta utopia… Quer a verdade seja amigo do Espírito Santo!

    Que todos sejamos amigos do Espírito Santo, de Maria Santíssima, de Jesus, dos Santos e Anjos.

  27. Marcos, acho interessante que você só tenha respondido uma das minhas alegações quando defendi tanto o papa João Paulo II quanto Bento XVI e critiquei Frei Betto e Leonardo Boff, inclusive demonstrando que nem todos os seus colegas de “Teologia da Libertação” compatilham de sua postura radical, mas esqueceu todo o resto. Será por que não encontrou resposta para as outras? Além disso, existe uma flagrante hostilidade contra o papa sim, e por favor não tente dizer que ele é humano, pois todo mundo sabe disso (a propósito, o dogma da infalibilidade só foi lançado mão uma vez, quando a Igreja proclamou o dogma da Assunção de Nossa Senhora), mas não tem comparação entre Alexandre VI ( não existe nenhum Alexandre VII) e João Paulo II ou Bento XVI: os méritos pessoais deles são imensos! Como já disse, não sou contra a Teologia da Libertação em si, mas sim contra o uso que fazem dela para justificar ditaduras (como a de Fidel Castro e Chávez), relativismo religioso (fiquei chocado ao ler a carta de Frei Betto para o papa João Paulo II e ver que ele defende o Candomblé que reverencia entidades incestuosas – Iemanjá – diabólicas – Exú – polígamas – Xangô – e adúlteras – Iansã – e as igrejas evangélicas onde quem paga mais ganha “um terreno no céu” melhor. Eu que nunca estudei Teologia sei tudo isso, mas será que ele é tão idealista que não sabe?) e doutrinas heréticas. Sabia que Frei Leonardo Boff é amigo do teólogo alemão Hans Kung, que ataca a virgindade de Nossa Senhora e defende a descriminalização do aborto? E quanto à pessoa que acusa o clero de se enclausurar em palácios e não fazer nada pelo povo, gostaria de lembrar dos casos de Dom Luis Cappio, que fez greve de fome para defender o Rio São Francisco, e Dom Erwin, que está sendo ameaçado de morte por denunciar os madeireiros. Não reconhecer que a pessoa de quem você discorda tem qualidades é a maior demonstração de intolerância que alguém pode dar. E a propósito, Dom Hélder, que admiro muito, sofreu bastante com as arbitrariedades de Dom Cardoso Sobrinho, mas nem por isso atacou a Igreja. Quem é que deu o exemplo afinal?

    P.S.: se foram “fracos” ou não, o fato é que você admite que o papa criticou o excesso de rigor da ditadura. E gostaria de lembrar que esse papa que você só faltou chamar de “elitista” trabalhou como operário numa pedreira na juventude: alguns dos que o criticaram fizeram isso?

  28. Marcio Antonio

    Ana Maria …

    A RCC, com já escrevi não inventou nada, se ler na Bíblia como foram as primeiras comunidades, verá que a oração em línguas e os demais carismas de Deus foi usada desde o começo. Tem os Movimentos dos Carmelitas, que sendo Mariano, é anterior ao nascimento dela Maria mãe de Jesus. Foram também muito
    místicos. Uma prova que Maria já estava no coração do Pai…

    Todos os Santos experimentaram Deus de forma mística, pelos carismas.

    Repito que a RCC é movimento oficial da Igreja e não inventou nada. É o movimento que mais se expandiu no mundo em tão pouco tempo, sem planejamento humano etc.

    Teve aprovação dos 3 últimos Papas inclusive o atual…

    Não vejo pessoas sendo levadas ao mal cominho pela RCC. Vejo pessoas sendo curadas de corpo e alma, saindo dos vícios, dos crimes, da marginalidade, das bruxarias, da depressão etc.

    A RCC não é só Pe Jonas, não é só Canção Nova…
    veja no site http://www.rccbrasil.org.br/

    Tem o Toca de Assis (franciscano) que resgada os moradores de rua. RCC

    Tem a comunidade Shalon de Recife, considerada modelo de Comunidade de Vida pelo Vaticano. RCC

    Tem a Comunidade Betânia do, recém falecido Pe Léo, que cuida de drogados e marginalizados. O mesmo para a comunidade do Pe Wilson no Paraná. RCC

    São muitas…

    Concordo e sei que tem muitos católicos na política e isto é bom. Mas a Igreja como doutrina ou instituição não pode tomar partidos, ela tem função espiritual acima de tudo… iluminando os corações e mentes etc.

    O que estamos discutindo aqui é a inclusão de doutrinas (ensinamentos, práticas e filosofais) contrária a Doutrina da Mãe Igreja. A falta de respeito ao Papa etc… O fomento da luta de classes etc. A blasfêmia como argumento para destruir o que é de todos e para todos! ETC

    CREIO EM DEUS PAI TODO PODEROSO;


    CREIO NO ESPÍRITO SANTO;
    NA SANTA IGREJA CATÓLICA;
    NA COMUNHÃO DOS SANTOS;

    ……………………………………………

    Vou colocar aqui meu e-mail para quem quiser trocar idéias comigo, me corrigir na Caridade (o que seria uma alegria), e mesmos aqueles que quiserem se expressar de outra forma… diretamente:

    marcio_antonio@globo.com

  29. Toda idéia traz seguidores, até de suicídio coletivo. Não causa espanto defensores do comportamento anti-cristão do F. Beto.Somente com uso da mídia , gente assim pessoas consegue arrebatar seguidores, do contrário, tal carta não seria publicada. Podemos dizer a F. Beto e seus seguidores : ” Deixe-os, são cegos guiando cegos…”
    Obrigado Prof Felipe

  30. Marcio Antonio

    Aonde está o Frei Beto? Porque não se manifesta?
    Só seus “discípulos” ?

    “Só os seguidores de Frei(?) Betto são inteligentes, só eles os verdadeiros, só eles tem compaixão pelos necessitados, Jesus é só por eles, só eles da Teologia da Libertação marxista, os iluminados. ISTO É FANATISMO!!!”

    marcio_antonio@globo.com

    Desculpe ter errado seu nome Zombini.

  31. Rudini, citando um texto da mídia sem máscara??? Você não sabe que eles são filo-fascistas??? Não sabe que eles consideram o Concílio Vaticano II uma obra de comunistas? Que já chamaram o papa João XXIII de agente de Moscou??? Procure se informar melhor. Poste um link de melhor qualidade, sem esse ranço direitista. Até achei bem embasado seu texto, mas citar a mídia sem máscara foi um tiro n’água.

  32. Marcio Antonio

    O pensamento comunista está explícito no site deles mesmo, onde esta reproduzida e comentada o “Manifesto Comunista”.

    http://www.culturabrasil.org/marx.htm

    Quanto a se Karl Max ser satanista ou não, penso que isto não é relevante, pois o manifesto mostra sua posição sobre qualquer religião.

    Um povo sem uma boa religião se acaba na imoralidade e banalização geral, é facil de aliena-la e destrui-la!

    Quanto ao Albert e outros que usam de chacota, saibam que o sadismo é uma expressão mesquinha de quem está fora do contesto e perdeu a seriedade. Uma pratica satanista.

  33. Marcio Antonio

    Albert, apesar de continuar com suas ironias, eu vou responder que:

    Já escrevi muitas coisas neste BLOG e sei que errei em muitas palavras e letras, mas você se atentou a só uma!
    A palavra “CRUCIFICADO” = pregado na cruz, esta em meu dicionário eletrônico Aurélio Século XXI;

    Quanto as experiências genéticas de Hitler aprendi na escola com o Prof Carlos Silveira no primeiro grau. É fato que Hitler, não deve êxito e somente muitos anos depois de cientistas conseguiram o primeiro Bebe de proveta.

    Cuidado com a vaidade meu caro e tenha mais respeito…

    Já coloquei minha caixa postal para que pessoas, de boa vontade pudessem trocar idéias comigo e me corrigir na caridade. Somos humanos e não deuses erramos…

    marcio_antonio@globo.com

  34. Marcio Antonio

    É temos POUCO INSTRUÇÃO…
    Carla eu mesmo já escrevi neste BLOG, como pessoas se aproveitam disso para levar outras pessoas a acreditarem em falsas doutrinas entre elas as de Betto, Boff, Max e de tantas seitas que prometem soluções “fáceis em problemas difíceis”. Criam afastamento para as seitas, divisão, rebeldia e a rejeição do Verdadeiro e do Sagrado. SÃO CEGOS GUIANDO CEGOS.

    Sugiro que a Carla estude os documentos oficiais da Igreja (com aprovação eclesial, com a Biblia (Da igreja Católica), O Catecismo, as cartas, entre vários outros… ou deixe-a. ninguém é obrigado a estar Nela (Igreja)… você não está acorrentanda nela Carla!

    Um bom começo é a carta Escíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas Es, onde ele instrue sobre:
    – quem é Deus em todas as dimensões;
    – sobre o Amor em todas as formas;
    – qual é a função da Igreja e do estado nas areas sociais, da justiça e da caridade;
    – etc

    Segue a URL desta carta

    http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/encyclicals/documents/hf_ben-xvi_enc_20051225_deus-caritas-est_po.html

    Do mais, tenha você e outros neste Blog, argumentos melhores do que os de satirizar, ofender, com manifestações de ódio e deboche… mecanismos estes de destruição e não de construção do Reino, que é para todos e não só para alguns.

  35. Marcio Antonio

    Esta bem ALBERTO, …retiro o que escrevi em torno deste assunto de genética e Hitler.

    Voltemos ao Blog que é para comentário do que o Prof. Felipe Aquino escreveu em respeito ao Betto.

  36. CNBB E RCC

    Documento 53 da CNBB

    Orientações Pastorais sobre a Renovação Carismática Católica

    URL

    http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=IGREJA&id=igr0539

  37. Marcio Antonio

    CARO MASSIMO,

    EU TE PERGUNTO O MESMO PELO BETTO.

    JÁ COLOQUE ESTA PERGUNTA ANTERIORMENTE.

    CADE O BETTO?

    MANDEI E-MAIL PARA ELE E QUEM RESPONDEU FOI OUTRA PESSOA QUE NEM É DA IGREJA CATÓLICA.

  38. Marcio Antonio

    MASSIMO

    O EMAIL DO PROF. FELIPE AQUINO ESTA NA URL:

    http://cleofas.com.br/contato/

    o meu é:

    marcio_antonio@globo.com

  39. Não sou defensor do Frei Betto nem da TL. Ele não aparece aqui porque com certeza tem coisas mais importantes para fazer. O que eu não sei é o porquê do Prof. Felipe Aquino não se manifestar. Medo, talvez?

  40. Marcio Antonio

    Quero que fique claro que eu não tenho ligações diretas com o Prof. felipe Aquino e tudo que escrevo é por conta minha conta.

    Já passei para o Massimo o e-mail do Prof. Felipe Aquino.

    Já recebi insultos aqui neste em outros Blogs e niguém destes, escreveu diretamente para a minha caixa de e-mail.

    Comungo com o Prof. Felipe, a mesma Fé na mesma Igreja e repudiamos os que de dentro dela a agritem com insultos e mentiras. Ensinando uma doutrina maliciosa da desobediência, que nega o que são virtudes cristãs e naturais etc.

    É malicioso quando afirma que Galileu foi condenado enquando sabemos que Galileu voltou a traz e não recebeu nenhuma punição. O Papa afirmou que houve erros de ambos os lados. Na época a Igreja seguia o modelo de Arquimetes (a terra seria parada e tudo girava em torno dela). Galileu quis mostra só por fórmulas matemáticas os movimentos dos planetas etc, sem ele mesmo conhecer as leis da física como a gravidade, a inércia etc.
    A Igreja não obriga que uma mulher aceite ser agredida pelo marido como Betto afirmou.
    Conheço muitos casamentos desfeitos,mas não por culpa de Deus e sua Igreja. Casais que buscam na oração constante, recorrem aos sacramentos, freqüentam as santas missas etc, como ensina a Mãe Igreja, conseguem superar qualquer mal entre eles, seus filhos etc. O Amor entre eles prevalece, a cura física e mental acontece etc.
    A Igreja também reconhece muitos casos de casamentos nulos. Não que o casamento Verdadeiro seja anulável, mas que não aconteceu de fato nos corações dos maridos.
    Por ex.: -tem muitos que casam na Igreja só por que é bonito! Casamentos onde um ou outro é coagido etc.
    Querer o casamento de padres, como se não houvesse outras formas de um homem servir a Deus na Igreja (Diaconato, Ministro Extraordinário da Eucaristia, consagrado leigo etc). Do mais, padre tem função missionária, seria muito difícil um padre casado com filhos, ter que mudar constantemente de paróquia de cidade a cidade e até ir para outros países.
    Querer que a Igreja assuma uma posição partidária marxista então ???… (já foi muito debatido aqui esta parte).
    Queremos o diálogo e reconhecemos o que há de bom em outras religiões e costumes… mas o frei pratica e incentiva o sincretismo!
    E tantas outras coisas que já escrevi em outros comentários.

    Se Betto não comunga com a Doutrina e não aceita correção que saia dela.

    Uma coisa e ser pecador… e todos somos, outra é querer que a Igreja coloque pecados como virtudes e os incentive, apóie etc…

  41. Marcio Antonio: assim você me desanima!!! Como você pode afirmar que Galileu não recebeu nenhuma punição? Ele foi condenado à prisão domiciliar em caráter perpétuo!!! E quer punição pior do que obrigar uma pessoa (no caso um cientista) a abandonar suas idéias? E a Igreja não seguia o modelo de “Arquimetes” (o correto é ArquimeDes), ela seguia o modelo de Ptolomeu!!!

  42. Marcio Antonio

    EM RESPOSTA AO ALBERTO,
    DESCULPE ERREI MESMO TROCANDO PTOLOMEU POR ARQUIMEDES
    MAS NÃO NA SENTENÇA COMO SEGUE TRECHO QUE TIREI DE …
    http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=ESTEVAO&id=deb0033

    AINDA O CASO GALILEU –

    No dia seguinte, há uma reunião dos Cardeais, sob a presidência do Papa Paulo V, para avaliar o parecer dos consultores e pronunciar uma decisão. Foram tomadas duas medidas:

    1.º – Cardeal Belarmino é encarregado de, em audiência particular, convenceu Galileu de abandonar a teoria copernicana. Galileu nega-se a tal. Recebe, então, de Belarmino, diante de um comissário da Inquisição e de outras pessoas, o preceito formal de não sustentar, ensinar ou defender. Galileu promete obediência. Não houve processo formal, nem sentença, abjuração ou penitência.

    2.º – Por decreto da Sagrada Congregação do Index, foram proibidos os livros de Copérnico, de Foscarini e, de forma geral, dos que defendiam o sistema heliocêntrico. Nenhuma referência nem à obra nem ao nome de Galileu.

    Observe-se que a obra de Copérnico, já com 80 anos, até então tinha sido deixada pela Igreja Católica à livre discussão, e havia eclesiásticos que a defendiam. E nela baseou-se a reforma do calendário, já referida.

    O que provocou, depois de tanto tempo, sua proibição, foi a atitude de Galileu, querendo impor como certa, verdadeira, uma teoria para a qual não tinha provas objetivas. Pelo contrário, insistia em uma prova falsa, a das marés. E jamais ele ou outro contemporâneo conseguiu explicar o paradoxo do vento de 1.440 km/h, na linha do Equador, que “deveria” existir em virtude da rotação da Terra. Galileu, lançado mão de razões exegéticas e insistindo em uma reinterpretação da Bíblia, acabou forçando uma decisão imatura e lamentável da Sagrada Congregação do Index.

    É de destacar que, em 11/03/1616, Paulo V recebeu Galileu em audiência particular. Considera-o um verdadeiro filho da Igreja e reconhece a retidão das intenções de Galileu, dizendo-lhe que nada temesse de seus caluniadores.

    PARA ENTENDER MELHOR E NECESSÁRIO LER O ESCRITO POR COMPLETO…

  43. Renan Gomes

    Olá meu nome é Renan e quero parabeniza-lo pelo seu programas Escola da fé,onde através dele você faz uma catequese a partir do Catecismo da Igreja Católica.Eu queria manifestar minha opinião a respeito do seu artigo contra o artigo do Frei Betto.Na mesma maneira que você tem a liberdade para manifestar sua opinião contra a dele ele também tem o direito e liberdade dele,mas deu para perceber que você foi agressivo e não respondeu em nada o que ele escreveu.Em nenhum momento ele desrespeitou a autoridade do Sumo Pontificie,ele apenas fez questionamentos que abordam aspectos sociais,politicos e culturais.E é errado o que você diz a respeito dele ser um agitador e não teólogo.Ele estudou teologia na Faculdade Batista de São Paulo e também é formado em antropologia,jornalismo e filosofia.Admiro vossa pessoa dizer que ele é só agitador pois foi preso pelo regime militar em 1969 por acreditar em uma fé encarnada.Ele acredita em Igreja onde as vocações podem brotar é aquela que escuta o clamor do povo (P, 93) e que vive em processo permanente de renovação (P, 100). Uma Igreja que não reclama privilégios (P, 1212), mas vive no mundo e na sociedade a sua missão profética, denunciando as injustiças e anunciando a utopia evangélica de uma sociedade nova, mais humana e mais fraterna (P, 1213). Terá que ser uma Igreja capaz também de dialogar com a sociedade pluralista (P, 1037) e não apenas a Igreja da apologética e da defensiva.Trata-se, pois, de uma Igreja servidora, toda “ministerial” (de minus stare), isto é, onde todos e todas, sem exceção, são chamados e chamadas a servir(Conferência de Santo Domingo).Não é agitador e sim um cristão que procura aprofundar na fé,e a vossa pessoa onde estava no momento do regime militar?
    A respeito da Teologia da Libertação ser marxista um erro grave seu de estudo: os próprios teólogos da libertação considerem que Marx pode sim “ser um companheiro de caminhada”, mas nunca o guia, pois só um é o guia: Jesus Cristo.A critica da Santa Sé é a adesão de sacerdotes e leigos na politica como meio central de salvação e até adesão ao gnosticismo.O fundo da critica não é contra o marxismo em si mas ao modo prática do movimento.Ele não é preconceituoso ele apenas deu sua opinião a respeito de erros que ele vê,quem não gosta de criticas deve-se achar perfeito ou que seu método é absoluto,melhor.Você falou da ligação dele com o Governo Lula e disse que ele saiu pelas portas do fundo que é uma mentira,houve uma mudança de governo que é diferente.Já que tocou no assunto de corrupção por que não usa da televisão,do seu programa para denunciar as injustiças.Admira mais uma vez vossa pessoa tocar no assunto de corrupção,pois a própria Canção Nova apoiou um partido e governo de frente neo-liberal contra vários principios e valores cristões,apoiaram até um deputado do estado paulista que esta envolvido na máfia dos sangue sugas.Apoiar um partido com iniciativas capitalistas que visam o material e não humano,mas tudo bem assim é a democracia.Não é arrogância ele questionar o Papa ,questionar não é desobedecer uma palavra é bem distinta da outra.Ele não quer ensinar o Papa o que dizer mas sim é uma preocupação e ansiedade sobre o que o Papa vai falar diante de um povo tão sofrido como é o povo latino-americano.Cristo veio para “tirar o pecado do mundo” (Jo 1, 29),concordo,mas ele só foi cruficado mediante sua denuncias diante um sistema politico,econômico e religioso que oprimia um povo,se isso não é politica me diga o que é.Ser politica é ser uma pessoa que adota uma discurso diante de uma sociedade,e isso Cristo fez.Você acha que se Jesus ficasse quieto eles prenderiam ele? ou seria algo predestinado?
    Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova. (Romanos 6,4),essa vida nova é uma transformação social,o reino começa aqui e assim a salvação ou não acha?
    Esta escrito: (Romanos 8,36)
    Realmente, está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como gado destinado ao matadouro (Sl 43,23),nossa vida tem que ser entregue a evangelização e uma mudança dessa nossa realidade cheia de injustiças,como batizados somos profetas e o profeta entrega sua vida para mudar um sistema de opressão. Esta muito óvio que Frei Betto não questiona questões morais nem doutrinárias no texto,mas sim politicas,sociais e culturais.
    Gostaria que sua resposta fosse a altura desses temas,desde de já agradeço pela sua atenção e boa vontade em ler o que eu escrevi.
    Mais uma coisa se ele não amasse a Igreja não teria sido preso como coordenador do JEC e nem ficado refém com uma arma em sua cabeça.
    Um forte abraço e Paz e bem.

  44. Marcio Antonio

    AONDE ESTÁ O BETTO?

    NA IGREJA?

    ELE ESTÁ FORA DELA E NÃO VAI APARECER NESTE BLOG!

    É ADEPTO A CULTOS DE FALSOS DEUSES.

    BARRABÁS TAMBÉM FOI PRESO MEU CARO RENAN GOMES.

    É PELOS FRUTOS (E NÃO PELOS ARGUMENTOS) QUE SE RECONHECE O JOIO DO TRIGO!

  45. Marcio Antonio

    CARO RENAN GOMES

    VOCÊ FOI O MAIS EDUCADO DE TODOS QUE SE APRESENTOU NESTE BLOG…

    MAS ME EXPLICA MELHOR COMO É POSSÍVEL UM CRISTÃO DE VERDADE CHAMAR “KARL MAX DE COMPANHEIRO”.?

    PRIMEIRO:
    -O HOMEM É VENERADO COMO UM ILUMINADO;
    -AFIRMA QUE RELIGIÃO É ÓPIO DO POVO;
    -SÓ AS NECESSIDADES MATERIAIS É QUE IMPORTAM;
    -TODOS OS MEIOS PARA IMPLANTAR O COMUNISMO, PODEM E DEVEM SER USADOS. MENTIR, ROUBAR, MATAR ETC…
    -O ESTADO SE TORNA DONO DE TUDO E DEUS FICA FORA.

    ESTA TUDO NA PAGINA QUE DESCREVE O MANIFESTO COMUNISTA.
    http://www.culturabrasil.org/marx.htm

  46. Marcio Antonio

    MAIS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES CARO RENAN.
    POR FAVOR BUSQUEMOS A PAZ.
    NÃO RESPONDO PELO PROF. FELIPE AQUINO.
    VOCÊ DEVERIA ENVIAR SEU EMAIL PARA:
    felipeaquino@uol.com.br

    VOCÊ AFIRMA QUE: “Esta muito óvio que Frei Betto não questiona questões morais nem doutrinárias no texto,mas sim politicas,sociais e culturais.”

    EU TE PERGUNTO: O BETTO E/OU VOCÊ NÃO SABEM DAS FUNÇÕES DA IGREJA E DO PAPA? NA DOUTRINA DA IGREJA O ESPIRITUAL (MORAL) NÃO ESTA EM PRIMEIRO PLANO? CARO RENAN? COMO QUEREM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CULTURAL SEM A RENOVAÇÃO DE ESPÍRITO (10 MANDAMENTOS)?
    COMO TRANSFORMAR UMA SOCIEDADE QUE É INJUSTA EU SEI, COM O USO DE LUTAS POR DIREITOS: SEM AMOR, SEM RESPEITO, SEM ENTENDER A FUNÇÃO SOCIAL DE CADA INDIVIDUO E GRUPO, SEM INVEJA, SEM AVAREZA, SEM VAIDADES, SEM RANCORES, E SEM DISPUTAS… E TANTAS DESVENTURAS QUE VIVE OS HOMENS SEM MORAL (10 MANDAMENTOS)?

    O BETTO NÃO ESTARIA MESMO FAZENDO PAPEL DE BARRABÁS NESTA HISTÓRIA?

    AGUARDO UM CONTATO SEU…

    marcio_antonio@globo.com

    PS: LI UMA ENTREVISTA DO BETTO EM OUTRO SITE, ELE CRITICA A IGREJA CATÓLICA EM TUDO O TEMPO TODO E EM TODOS OS TEMPOS, SE APRESENTA COMO UM “ILUMINADO” ETC.

  47. Marcio Antonio

    NÃO VAI ME CALAR COM PIADINHAS RICARDO.

    O PROF. FELIPE RESPONDE QUEM ENVIA E-MAIL DIRETAMENTE A ELE.

  48. Ocorreu a mais ou menos 3 anos uma série de assassinatos em um acampamento de sem terras, no estado do Paraná. Logo este Frei Beto fez um alarde mem foruns nacionais e internacionais acusando as elites ruralistas de serem responsáveis.Ficou provado mais tarde, após investigações, que pelo menos 14 dos 18 assassinatos foram cometidos por próprios membros dos sem-terra , por motivos torpes , desde casos de ciúmes , roubos entre eles , etc ; e outros 4 pareciam ser também causados pelo MST. Assisti numa CPI do estado e um dos ruralistas depoentes, no final , comentou que gostaria que o Frei se manifestasse a pós a conclusão das investigações . Seá que ele se retratou ou agiu com caráter, condenando os próprios sem terras culpados?

  49. Parabéns Prof Felipe.

    A igreja e o mundo sentem falta de pessoas como o senhor, que na oportunidade certa utiliza o tom de acordo com a necessidade.

    O senhor teve uma atitude semelhante a Jesus quando expulsou os vendedores do Templo.

    Que Deus abençoe a todos.

    Cordiais Saudações.

  50. Rogério Amaral Silva

    Como podem existir pessoas a defender esse petista “Frei” Betto? Alguém já teve a curiosidade de investigar a vida desse sujeito? Se esqueceram de que Betto foi condenado pela justiça e passou 4 anos na prisão por associação ao crime organizado, mais especificamente por se aliar a grupos terroristas como o de Carlos Marighela, responsável pela morte de dezenas de pessoas em sua ação terrorista durante a década de 60? Esse Frei Betto é um comunista e apóia o aborto também. Só de ter se misturado com a qudrilha petista já mostra quem é esse sujeito.

  51. É, no mínimo decepcionante, ver padres como Juvenal acima, dizerem que Ratizinger perseguiu religiosos enquanto prefeito da Congregação para a doutrina da fé. Ora, na verdade o que o então Cardeal sempre fez foi dizer a todos (doa a quem doer) que tal ou tal outro escrito, tal ou tal teologia não são compatíveis com a fé Cristã. Fazendo isso, ele não estava perseguindo a ninguém, mas apenas os erros ditos, por vezes, “em nome da fé”. Ora, Leonardo boff, Frei Beto, Gustavo Gutierrez não pensam como pensa a Igreja, por que então dizer-se católico? Não gera apenas polêmica dentro da Igreja? Diz muito sabiamente a oração de S. Francisco “onde houver dúvida que eu leve a fé” e não onde houver fé levar a dúvida.

  52. Rafael Gomes

    Sou levado a concordar com o sr Prof Felipe Aquino. A bem da verdade, não se pode considerar a TL “teologia católica” propriamente dita. Ela (TL) está mais para ideologia(e marxista) … Segundo Santo Tomas de Aquino, doutor comum da Igreja e sempre recomendadissimo por papas e concílios, nos ensina que a teologia (sacra doctrina) deve ter apenas a Deus como objeto direto “sub ratione deitatis” (sob razão de deidade)a TL deifica aquilo que, em boa teologia, não é nem digno de referência como a política por exemplo… Deus, em Boff, Betto, Libânio, Gutierres, Asman, Sobrinho, segundo, etc…; não é tomado como único objeto direto; ao contrário, temque coadjuvar face a criatura. Em sintese, a teologia, para a TL, não serve a Deus em primeiro lugar e sim a criatura em uma perspectiva bem NATURALISTA.

  53. —-Pra comunista qualquer pessoa que não concorde com eles logo é tratado como inimigo, direitista, alienado, capitalista, fanático religioso etc… E como a RCC e de pessoas que conhecem muito bem as armadilhas destas ideologias e outra …ias, tem muita gente, como você que não gosta dela.—-
    [2]
    Rev. Claudemiro Godoy do Nascimento—O k ha para se reverenciar em um defensor de anatemas?Nada.
    Ele ja esta excomungado ex cathedra, basta ler seus escritos acima.Idiota útil e cismatico, é o k demonstrou.Deus tenha piedade de sua alma.
    Komunistas sao como os vendilhões no templo, todos merecem o chicote, sem exceçao, como esse reverendo retromencionado.

  54. Pedro Moacyr

    A escassez de vozes e mentes pensantes é um perigoso e provocador ao surgimento de pretendentes pensadores da verdade. A falta de diálogo, de presença favorece ao “pop star” ou quem pretenda sê-lo.
    Houve uma voz clamante no deserto, mas hoje, os desertos estão desertos e as vozes clamam nas cidades, cidades poluídas pela emancipação exclusiva da conveniência quando revelada a autenticidade da tolerância: a mãe da hipocrisia.
    As qualidades de outrem são reconhecidas única e exclusivamente de acordo com as conveniâncias, pessoais ou grupais.

  55. Helvécio Antonio

    Não sei como alguém consegue ser católico sem no mínimo respeitar o papa…
    Ninguém é obrigado a ser católico! Mas, se decidir ser deve obediência ao Pastor e Chefe visível da Igreja. Quanto ao que deu origem a discussão, digo que não conheço na igreja ninguém que conseguiu ate hoje ensinar o amor à Igreja Católica mais que o professor Felipe.
    Por que não vai pro protestantismo aqueles que não concordam com os ensinamentos da Igreja? Garanto que ninguém morrerá queimado e farão um bem enorme para a Igreja .
    Talvez a igreja de Jesus Cristo seja a que foi fundada a partir da rebeldia de Lutero e o Espírito Santo tenha se enganado nos primeiros 15 séculos quando inspirou a Igreja a escolher seu Pastor Universal…
    Como dizia Santo Agostinho: “Eu não creria nos Evangelhos se a isso não me levasse a autoridade da Igreja Católica”!Ou “Roma locuta, causa finita”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *