Uma marcha em direção ao Totalitarismo

chavez_panteraÉ inegável que Hugo Chaves acompanha os passos de Fidel Castro e praticamente implantou o totalitarismo na Venezuela. Com a autorização do poder Legislativo do país, corrompido por Chaves, ele conseguiu a permissão para governar por Decreto durante um não e meio; totalitariamente, sem ter que obedecer ao Parlamento e ao poder Judiciário, também corrompido pelo ditador. Acabou a democracia; poder baseado na interdependência dos três poderes. É bom lembrar que Hitler chegou ao poder democraticamente… No dia 08 fev 2007, em Caracas, Dom Ramón Ovídio Pérez Morales, arcebispo emérito de Los Teques uma das figuras mais respeitadas da Igreja na Venezuela, num duro editorial, denunciou o rumo tomado pelo atual governo, “uma marcha em direção do totalitarismo”.

Dom Pérez Morales recorda a definição de totalitarismo feita por João Paulo II: “Destrói a liberdade fundamental do homem e viola seus direitos. Manipulando a opinião pública com o martelar incessante da propaganda, facilmente leva a ceder ao recurso à violência e às armas, e acaba aniquilando o sentido de responsabilidade do ser humano.” “Isso foi o que aconteceu na Europa”, afirma o arcebispo venezuelano. “Ficou fácil para os líderes, conduzir as “massas” ao conflito bélico. Criaram mitos, estabeleceram a perseguição religiosa e a discriminação política, o controle legal e policial das liberdades, bem como o condicionamento psicológico através do monopólico da comunicação. A energia moral ficou debilitada.” “O suposto apoio popular e vitórias eleitorais para justificar atuações _ adverte o arcebispo no editorial _ deve ser objeto de discernimento. Hitler, por exemplo, pôde se ufanar disso. E a legalidade foi colocada a serviço da “nova ordem”.

Por isso, “legal” não equivale a “legítimo” e/ou “moral”. Além do mais, essas esmagadoras maiorias eleitorais são uma característica dos sistemas totalitários já estabelecidos.”O arcebispo recordou que João Paulo II identificou a raiz do totalitarismo “na negação da dignidade transcendente da pessoa humana, imagem visível de Deus invisível e, precisamente por isso, sujeito natural de direitos que ninguém pode violar: nem o indivíduo, nem o grupo, nem a classe social, nem a nação ou o Estado”.

Dom Ovídio Pérez Morales adverte: “Toda concepção totalitária se choca, inevitavelmente, com o Cristianismo, que coloca o absoluto e adorável em Deus. E como Messias somente Jesus Cristo. E se choca contra toda concepção genuína de humanidade, que tem como centro e referência fundamental a pessoa, e não o Estado, a “revolução”, o “partido” ou o “chefe”. É lamentável que um país tão rico de petróleo esteja nesta situação política deplorável.

O ditador Chaves adquiriu 100.000 fuzis automáticos AK-103 russos para as forças armadas e mais 24 caças russos supersônicos, com 3000 km de autonomia de vôo, 2500 km/h de velocidade; capaz de carregar 8000 kg de mísseis e bombas; a um preço de 34 milhões de dólares cada um; além disso comprou 36 tanques blindados brasileiros equipados com canhões que podem disparar até 1000 tiros por minuto; aviões cargueiros da Espanha, e radares da Ucrânia. E vai construir uma fábrica de fusis Kalashinilov na Venezuela. Tudo isto com dinheiro dos petro-dólares; já gastou mais de 3 bilhões de dólares; enquanto isso  o povo continua na miséria e no subdesenvolvimento.

O acordo feito com a Rússia é de 5,5 bilhões de dólares e inclui a compra de quinze helicópteros de guerra.  (Revista Veja, ed. 1961, 21 jun 2006, pgs. 64-65)Por outro lado Chaves cassou a concessão das emissoras privadas de TV na Venezuela para estrangular a imprensa, o pulmão da democracia. A diferença entre Chaves e Fidel Castro é que Fidel não tem petróleo. Realmente o Arcebispo Morales tem toda razão de fazer esta denúncia. Chaves representa hoje um risco de instabilidade para a América.

O prof. Marcelino Bisbal, da Universidade Andrés Bello de Caracas, afirma que “a estratégia de Chaves e fazer ameaças e fomentar o medo para poder continuar a estender o seu poder”. Não há dúvida que Chaves deseja transformar a América Latina em um continente marxista e comunista. Ele já conseguiu interferir fortemente na Bolívia, Equador e Nicarágua, cujos presidentes pensam como ele.  Que Nossa Senhora de Guadalupe nos salve!

Prof. Felipe Aquino – 18 fev 2007


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino