Embriões humanos à venda no EUA

Estados Unidos: embriões humanos à venda O “Abraham Center of Life”, situado 
em San Antonio, Texas, é oficialmente a primeira clinica a vender embriões humanos. Um embrião fertilizado in vitro e pronto para implantar custa 2.500 dolares.

Como a Igreja já tinha anunciado há muito tempo, o uso da prática da inseminação “in vitro” levaria ao comércio da vida humana; um desrespeito com a dignidade humana. O poeta Vandré dizia: “Com gado a gente ferra, tange, engorda e mata, mas com gente é diferente”. O embrião já é um ser humano pois contém já toda a mensagem genética de sua vida. Não pode ser vendido como uma mercadoria.

 Os doadores de espermatozóides e óvulos são especialmente selecionados antes. Candidatos a esta nova forma de adoção podem então escolher seus embriões “a la carte” de acordo com a origem étnica, educação ou características físicas dos pais biológicos. A partir daí a vida deixa de ser uma doação amorosa dos pais para ser um mero e triste mercado. Pode-se baixar mais o nível de dignidade da vida?Na França a venda de gametas é proibida, nos Estados Unidos há vários bancos privados de esperma e agências especializadas em vender óvulos. A adoção de embriões “excedentes”  também é permitida.A Igreja, que é doutora em humanidade, como disse um dia Paulo VI, não aceita a manipulação da vida em nenhuma de suas formas. O Catecismo diz o seguinte:         §2275 – “Certas tentativas de intervenção sobre o patrimônio cromossômico ou genético não são terapêuticas, mas tendem à produção de seres humanos selecionados segundo o sexo e outras qualidades preestabelecidas. Essas manipulações são contrárias à dignidade pessoal do ser humano, à sua integridade e à sua identidade” única, não reiterável. (CDF, const. Donum vitae,1,6) 

 

(fonte: do Original em francês: http://www.genethique.org/revues/revues/2007/Janvier/20070119.1.asp – Tradução: Dr. Israel Gomy)  

  


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino